ENTREVISTA/ÁUDIO: Suzantur formaliza nesta quinta (11) compra das operações municipais da MobiBrasil em Diadema

MobiBrasil deve focar na cidade de São Paulo e Suzantur cresce no ABC

Com isso, empresa será responsável por 100% do transporte na cidade do ABC Paulista. Companhia opera também em Mauá, Santo André e São Carlos

ADAMO BAZANI

OUÇA:

A Suzantur assinou nesta quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021, a compra das operações da MobiBrasil, em Diadema, no ABC Paulista, e com isso, passará a ser operadora de 100% do sistema municipal, já que havia assumido o lote que era da Benfica em 2020.

As linhas metropolitanas gerenciadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) não fizeram parte do negócio e até o momento permanecem com a MobiBrasil.

A informação foi confirmada ao Diário do Transporte na tarde desta quinta-feira, pela empresária Niege Chaves, dona da MobiBrasil, que gravou uma entrevista com o site.

Segundo Niege, parte dos trabalhadores atuais da MobiBrasil será aproveitada pela empresa em outras operações e uma parte será desligada, com os pagamentos dos direitos. Alguns poderão eventualmente tentar ingresso na Suzantur.

As operações da Suzantur devem começar entre março e abril, de acordo com a empresária, e não serão aproveitados os ônibus da MobiBrasil. Assim, a Suzantur passará a operar o lote que era da MobiBrasil com ônibus próprios.

A empresária também agradeceu a população de Diadema e aos trabalhadores pelos cerca de dez anos de operações na cidade e emitiu duas notas, uma para os passageiros do município e outra para os trabalhadores:

Passageiros:

Depois de operar por quase dez anos o transporte público de passageiros em Diadema, importante cidade da Grande São Paulo, comunicamos aos nossos clientes que, em razão de um novo direcionamento estratégico do Grupo, estamos transferindo nossa operação para outra empresa, com a certeza de que não medirão esforços para prestar à população de Diadema um serviço de transporte público de qualidade. Aos nossos clientes, nosso muito obrigada

Trabalhadores:

Depois de operar por quase dez anos o transporte público de passageiros em Diadema, a MobiBrasil comunica a seus colaboradores que, em razão de um novo direcionamento estratégico do Grupo, está transferindo a concessão de Diadema para outra empresa. Agradecemos os anos de dedicação, comprometimento e profissionalismo e assumimos nessa ocasião o compromisso de incorporar o maior número possível de colaboradores nas outras concessões do Grupo: em SP, Sorocaba e Pernambuco. Nosso muito obrigada a todos.

O empresário Claudinei Brogliato, proprietário da Suzantur, também confirmo a informação ao Diário do Transporte

CRESCIMENTO DA SUZANTUR:

Como já tinha mostrado o Diário do Transporte, a empresa comandada Claudinei Brogliato assumiu as operações da antiga concessionária da cidade, Benfica, em agosto de 2020, com assinatura do contrato de compra em junho de 2020.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2020/06/29/exclusivo-suzantur-confirma-oficialmente-contrato-de-compra-e-venda-com-a-benfica-para-operar-em-diadema/

A informação, que já era ventilada nas redes sociais enquanto ainda estavam as negociações, foi confirmada oficialmente ao Diário do Transporte.

Com isso, a empresa amplia a atuação na região.

A Suzantur opera desde 2014 todas as linhas municipais de Mauá; desde outubro de 2016 opera de forma provisória o sistema de Vila Luzita em Santo André (o de maior demanda regional da cidade) até a realização de uma licitação; e em 05 de janeiro de 2021, confirmou ao Diário do Transporte a compra da Rigras de Ribeirão Pires, também no ABC Paulista, assumindo todas as linhas municipais e metropolitanas da empresa que era de Nivaldo Aparecido Gomes. Relembre neste link: https://diariodotransporte.com.br/2021/01/05/suzantur-adquire-rigras-e-vai-operar-as-linhas-da-empresa-municipais-e-metropolitanas-da-emtu/

A companhia também opera de forma emergencial os transportes em São Carlos, no interior paulista.

A Suzantur surgiu como empresa de fretamento em junho de 1982, mas passou recentemente a focar nas operações de ônibus urbanos.

Como mostrou o Diário do Transporte, em 29 de junho de 2020, a Suzantur confirmou que se desfez de todas as operações de fretamento, que foram vendidas para o Grupo Comporte, que inclui as empresas Breda e Viação Piracicabana, da família de Nenê Constantino, fundador da Gol e dono de mais de sete mil ônibus em todo o País.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/01/11/trabalhadores-do-transporte-coletivo-em-teresina-pi-entram-em-greve/

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Valdir Antônio Horácio disse:

    Só falta tomar tudo em santo André suzantur parabéns vai vim mais ônibus novo

  2. João Luiz disse:

    Claudinei bogliato é o novo Baltazar do ABC, o trasporte coletivo e de fretamento do ABC se acabando aos poucos e os grandes grupos dominando tudo.

  3. Nádia Ribeiro Souza disse:

    Transporte de diadema está em decadência a cada dia que passa piora triste mas é a realidade Boa noite.

  4. Nádia Ribeiro Souza disse:

    Ontem dia 10-02-21,fiquei das 22hrs05 às 23hrs 35 minutos no ponto do Canhema a espera do 26,é uma tremenda falta de respeito com o trabalhador e o pior de tudo é que reclamei e nem uma providência foi tomada, o trabalhador só se lasca mesmo revoltante.

  5. Carlos disse:

    E a compra da radial, nada ainda ???

  6. Kleiton disse:

    Mobibrasil é muito melhor que a Suzantur, ônibus da Mobibrasil são melhores, mais pontuais (até onde eu usei). Que pena que não é 100% da Mobibrasil em vez dessa porcaria de Suzantur.

  7. Raphael disse:

    Isso é ruim. Os serviço de transporte será monopolizado no município, terá demissões e será que a Suzantur se compromete a trazer onibus zero km para operar as linhas da Mobibrasil? Na minha opinião isso na deveria acontecer… se é uma concessão pública uma nova operadora deve ser licitada e não entrando por meio de manobras. Mudar o nome e socios de uma concessionária é uma coisa, troca de empresas para concessão é uma outra história.

  8. Wilson Roberto disse:

    Nada haver com as empresas e empresários do setor .mas o setor e a lei que regulamenta o transporte público do Brasil e péssimo 😞

  9. Adilson de Oliveira vaz disse:

    Porque não pega a eaosa só tá nas municipais vem para o intermunicipal também imagina suzantur tirando de vez eaosa urbana são Camilo “ribeirão pires intermunicipal” um sonho ver a região do abc paulista livre do Baltazar!!!

  10. EDILSON DE OLIVEIRA disse:

    Eu já uso os transportes coletivos de Diadema há mais de 8 anos pra trabalhar são péssimos sujos não tem nem um ônibus com ar condicionado espero que a nova empresa considere os usuários.

  11. Ilton da Silva disse:

    Essa linha principalmente 25,26 de sábado e domingo está uma porcaria demora muito fico quase uma hora esperando.

  12. Eduardo disse:

    Oferecem carros de boi e acham que estão dando à população transporte decente. Sem contar que temos que esperar uma eternidade para essas carroças passarem no ponto.

    Dúvidas?? Visite a linha 51 que liga SBC a estação Saúde do metrô.

  13. José disse:

    VÁ COM DEUS…AS LINHAS 26 E 38, DO JARDIM CAMPANÁRIO, QUANTO SOFRIMENTO NA ESPERA (+ OU -) 40 MINUTOS, O PIOR É OS FERIADOS E FINAL DE SEMANA. VÁ COM DEUS.

    1. Rosemeri Santos disse:

      O que é triste é desrespeito que se perpetua, como se fosse de graça o transporte. E é impressionante que os usuários da linha 13 Eldorado nunca se pronunciam, a pior linha em DDMA ,desde sempre. Sábado e domingo chega e até passa de 2 hs de espera, isso é que é roubar a vida das pessoas.🤨Qual a explicação pra tudo isso. A gente trabalha nesses dias também é precisa voltar pra casa.
      Sempre foi assim , não é por causa da pandemia não, essa desculpa não cola. Fica minha indignação.

  14. Alfredo disse:

    O PT assumiu e a quantidade de onibus continua a mesma, longas esperas em pontos perigosos, cadê o prefeito? O secretário de transportes usa esse serviço ruim? Se usar vai ver a demora que o usuário enfrenta

  15. VALDEMIR ANTUNES DA SILVA disse:

    ta de brincadeira a suzantur mandou pra diadema os onibus usado em maua pode ver as placas dos onibus ela renovou a frota de maua ar condicionado onibus zero e mandou refugo pra diadema abre o olho população cade os vereadores que n7m ve isso

Deixe uma resposta