Metrô abre licitação para projeto e obras das estações Boa Esperança e Jacu Pêssego da Linha 15

Monotrilho da Linha 15-Prata, estação Camilo Haddad. (Imagem ilustrativa)

Certame inclui ainda implantação de sistemas, além das obras do Pátio Ragueb Chohfi

ALEXANDRE PELEGI

A Companhia do Metrô de São Paulo lançou aviso de licitação para Projeto Executivo, Obras e Implantação de Sistemas para a Linha 15-Prata de Monotrilho.

A publicação está na edição deste sábado do Diário Oficial do Estado, 19 de dezembro de 2020.

O objeto da contratação é a elaboração do Projeto Executivo e a execução das obras civis das estações Boa esperança, Jacu Pêssego e do Pátio Ragueb Chohfi.

Além disso, o contrato inclui ainda o fornecimento e implantação dos sistemas de alimentação elétrica e auxiliares das duas estações, do pátio e do trecho de via entre 560m a leste da estação Jardim Colonial (exclusive) e o Pátio Ragueb Chohfi (inclusive).

De acordo com o Edital, o valor do orçamento estimado pela Companhia do Metrô para esta licitação é sigiloso até a assinatura do contrato. A licitação será realizada em lote único.

A data para entrega das propostas está marcada para 05 de março de 2021, às 10 horas, e o critério de julgamento será o de Menor Preço.

O Prazo de vigência contratual é de 55 meses.

Projeto amplia a linha para 18 km e 13 estações, melhorando a mobilidade na zona leste

Segundo a Companhia do Metrô, com mais estas duas estações e cerca de 3,5 km de vias, o monotrilho vai chegar a 18 km de extensão e 13 estações,
A concorrência lançada envolve a contratação da elaboração dos projetos executivos e a construção das estações Boa Esperança e Jacú Pêssego, além do Pátio Ragueb Chohfi para o estacionamento e manutenção de trens.
O Metrô informou ainda que realiza outras obras na Linha 15, como a construção da estação Jardim Colonial, que deve ficar pronta em 2021 e vai acrescentar 1,8 km à linha.

“Também são feitas as obras da Subestação Primária Iguatemi, que aumentará o fornecimento de energia elétrica e atenderá a ampliação do monotrilho, além da extensão Oeste, ao lado da Vila Prudente, que vai agilizar a manobra dos trens, possibilitando a redução dos intervalos de circulação. O edital da ampliação até Jacú Pêssego já está disponível e as propostas devem ser recebidas em março de 2021. Atualmente a Linha 15-Prata funciona de Vila Prudente a São Mateus com 12,8 km de extensão e 10 estações.” – complementa a nota.


Como mostrou o Diário do Transporte, o Metrô de São Paulo divulgou no dia 11 de maio de 2020 os detalhes de um Aviso de Licitação para a prestação de serviços de engenharia especializada na adequação da Avenida Ragueb Chohfi, para que a via esteja apta a receber obras de expansão da Linha 15-Prata do monotrilho.

Além da avenida, estão incluídos no edital alterações em ponto de ônibus junto à estação Oratório e a destinação de uma área próximo à estação São Mateus, para a SPTrans utilizar o local para o estacionamento de até 12 ônibus.

Os estudos alvo da licitação vão permitir no futuro que o alargamento da Ragueb Chohfi seja realizado no trecho entre as ruas Forte de Macaé e Lídia Maria, permitindo assim um canteiro central mais largo por onde as vias do monotrilho serão instaladas com suas as colunas da estrutura.

No estudo também será feito um levantamento do solo da região, o que inclui as redes de infraestrutura como água, esgoto, luz e telefonia.

Em um trecho de 3 km de expansão, estão previstas ainda duas novas estações depois da Jardim Colonial, atualmente em construção e com previsão de entrega em 2021. São as estações Boa Esperança e Jacu Pêssego, que vão aproximar um pouco mais a linha da Cidade Tiradentes, como desenhada em seu projeto inicial para que chegasse ao extremo da Zona Leste.

Com a licitação publicada hoje o Metrô caminha para concluir esse trecho.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

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Comentários

Comentários

  1. Ed disse:

    Notícia boa! Mais oferta de transporte para a Zona Leste, embora ainda muito longe do ideal. Quanto à linha Bronze, o monotrilho nunca fez sentido para aquela região, especialmente pela opção recente pela linha Rosa.

  2. Reginaldo Paulino disse:

    Havera desapropriaçoes entre a Rua Forte de Macaé e Lidia Maria

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