Doria assina ordem para o início das obras do VLT da Baixada Santista
Publicado em: 24 de setembro de 2020
Também serão entregues obras no trecho entre os Km 59 e Km 65 da Rodovia Anchieta
ADAMO BAZANI
O governador de São Paulo João Doria assinou na manhã desta quinta-feira, 24 de setembro de 2020, ordem de serviço para o início das obras do segundo trecho do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) na Baixada Santista.
Como mostrou o Diário do Transporte, a Cestesb – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo publicou oficialmente na sexta-feira, 18 de setembro, a concessão da licença ambiental para as obras da segunda fase do VLT.
Relembre:
O segundo trecho do VLT vai da avenida Conselheiro Nébias ao bairro do Valongo, em Santos, no litoral Sul paulista, com oito quilômetros e 14 estações acessíveis, passando pelas ruas Campos Mello, Doutor Cochrane, João Pessoa, Visconde de São Leopoldo, São Bento, Amador Bueno, Constituição, Luiz de Camões e a Avenida Conselheiro Nébias.
A expectativa é de uma demanda diária de 35 mil passageiros em dias normais da semana sem os efeitos da pandemia da Covid-19.
Para o novo trecho, serão colocadas mais sete composições em operação.
Por meio de nota, o Governo do Estado informou que “o prazo de conclusão do projeto é de 30 meses”.
Como mostrou o Diário do Transporte, em 06 de julho de 2020, governador de São Paulo, João Doria, assinou contrato de R$ 217,7 milhões com a construtora Queiroz Galvão para o início das obras.
Relembre:
O sistema é operado pela BR Mobilidade, do Grupo Comporte, de Constantino Oliveira, que opera os ônibus da Viação Piracicabana em Santos, e gerenciado pela EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos.
Com a conclusão, o VLT da Baixada terá, segundo o Governo do Estado, 27 quilômetros de extensão, considerando o trecho de 11,5 quilômetros já em operação entre São Vicente (Barreiros) e o Porto de Santos, além das ligações entre Conselheiro Nébias e Valongo e Barreiros a Samaritá, em São Vicente, que está em projeto. O sistema tem previsão de operar com 33 VLTs transportando 95 mil passageiros por dia.
OBRAS VIÁRIAS:
Também nesta quinta-feira, Doria entrega obras no trecho entre os Km 59 e Km 65 da Rodovia Anchieta (SP 150).
Segundo nota do governo do Estado, as intervenções custaram R$ 270 milhões.
“Foram concluídos o Viaduto Piratiniga, além de vias marginais e de acesso a bairros. As obras, realizadas pela concessionária Ecovias em parceria com a ARTESP, fazem parte do projeto da Nova Entrada de Santos e receberam investimentos totais de R$ 270 milhões do Estado. ” – diz o comunicado.
O projeto contempla uma série de intervenções entre os Km 59 e 65 da Rodovia Anchieta (SP 150), entre elas três viadutos – Piratininga, Alemoa e Anchieta; implantação de vias de acesso aos bairros Jardim Piratininga, Jardim São Manoel e São Jorge; ciclovia ligando o Jardim Casqueiro, em Cubatão, à malha cicloviária de Santos; e implantação de duas novas passarelas nos km 62+500 e km 64+350. Além disso, foi realizada a reconstrução do pavimento e melhorias na Rodovia Caminho do Mar (SP 148).
Ainda nota, a assessoria do Palácio dos Bandeirantes diz que as intervenções vão ampliar a capacidade de tráfego no local.
A Nova Entrada de Santos vai melhorar o acesso da Rodovia Anchieta aos bairros do entorno e à zona portuária, aumentará a capacidade de tráfego na região e oferecerá mais segurança viária aos usuários da rodovia. O acesso a Santos e São Vicente ocorrerá apenas pelas pistas centrais, enquanto o tráfego do Porto será realizado exclusivamente pelas pistas laterais. A via marginal da Anchieta, que atualmente opera em mão dupla, foi adaptada para funcionar apenas no sentido Litoral, enquanto a SP-148 (Avenida Bandeirantes), sob jurisdição do DER (Departamento de Estradas e Rodagem), também passou por alterações e vai operar apenas na direção da capital.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Del Rey Transportes escolhe Optibus para maior eficiência em suas operações de transporte público
Com medidas proativas, Praxio prepara clientes para entrega da DIRF 2025
Ué!
O Vice-Governador disse que a EMTU era dispensável é desnecessária além do governo mentir a respeito da situação financeira da empresa!
Estavam fazendo o quê lá, então!
EMTU empresa autossuficiente que não deve nada a ninguém e o Governo quer destruir sabe-se lá pra quê!
Mentira tem perna curta.!
Segundo o PL 529/2020 a EMTU apenas gerencia contratos de concessões.
Quem licitou a primeira e a segunda fase do VLT ?
Quem acompanhou a execução das Obras da primeira fase do VLT ?
Hoje o Governo autoriza o início da segunda fase do VLT na próxima semana pretende extinguir a EMTU responsável pela implementação do VLT.
Quanta contradição .
.
verdade EMTU nao e apenas um gerenciadora e fiscalizadora de linhas de ônibus ja que o licitação para esta obra foi totalmente feita pela EMTU e será de responsabilidade dela de gerenciar esta obra
Mentira tem perna curta.!
Segundo o PL 529/2020 a EMTU apenas gerencia contratos de concessões.
Quem licitou a primeira e a segunda fase do VLT ?
Quem acompanhou a execução das Obras da primeira fase do VLT ?
Hoje o Governo autoriza o início da segunda fase do VLT na próxima semana pretende extinguir a EMTU responsável pela implementação do VLT.
Quanta contradição .
Vc tem toda razão. Contra fatos não há argumentos! Governo mente a respeito da EMTU e usa a pandemia como desculpa. Ao invés de apoiar, aumentar os investimentos, quer acabar com o trabalho de décadas!!!
#NAOPL529
A EMTU prova que é necessária ao bom andamento dos transportes metropolitanos e que, por ser autossuficiente e nao utilizar verbas públicas nem mesmo para pagar salários, tem papel fundamental para a população dos 134 municípios onde opera. Extinguí-la só trará prejuizos e colocará o transporte metropolitano na contra mão do que deve ser feito. #NaoAoPl529/20 #FicaEMTU