EMTU abre licitação para auditoria e fiscalização das obras do trecho 2 do VLT da Baixada Santista

VLT da Baixada Santista

Ramal Conselheiro Nébias / Valongo terá oito quilômetros e 14 estações, com obras em execução

ADAMO BAZANI

A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) publicou nesta terça-feira, 24 de novembro de 2020, aviso de licitação para contratar empresa ou consórcio que será responsável pela auditoria, acompanhamento e fiscalização das obras do trecho 2 do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) da baixada santista.

A data de entrega das propostas foi marcada para o dia 03 de fevereiro de 2021.

Como informou o Diário do Transporte, em 24 de setembro de 2020, o governador João Doria assinou a ordem de serviço para o início das obras, que necessitam agora deste trabalho de supervisão externa.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2020/09/24/doria-assina-ordem-para-o-inicio-das-obras-do-vlt-da-baixada-santista/

No dia 18 de setembro de 2020, a Cestesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) tinha publicado a concessão da licença ambiental para as obras.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2020/09/18/cetesb-concede-licenca-ambiental-para-obras-do-segundo-trecho-do-vlt-da-baixada-santista/

A concorrência publicada nesta terça-feira (24) envolve também o gerenciamento, supervisão, fiscalização das obras complementares de acessibilidade das estações do Trecho Barreiros / Porto, nos municípios de Santos e São Vicente, na Região Metropolitana da Baixada Santista.

O segundo trecho do VLT vai da avenida Conselheiro Nébias ao bairro do Valongo, em Santos, no litoral Sul paulista, com oito quilômetros e 14 estações acessíveis, passando pelas ruas Campos Mello, Doutor Cochrane, João Pessoa, Visconde de São Leopoldo, São Bento, Amador Bueno, Constituição, Luiz de Camões e a Avenida Conselheiro Nébias.

A expectativa é de uma demanda diária de 35 mil passageiros em dias normais da semana sem os efeitos da pandemia da Covid-19.

Para o novo trecho, serão colocadas mais sete composições em operação.

Por meio de nota em setembro de 2020, o Governo do Estado informou que “o prazo de conclusão do projeto é de 30 meses”. 

Como mostrou o Diário do Transporte, em 06 de julho de 2020, governador de São Paulo, João Doria, assinou contrato de R$ 217,7 milhões com a construtora Queiroz Galvão para o início das obras.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2020/07/06/doria-assina-contrato-de-r-2177-milhoes-para-segundo-trecho-do-vlt-da-baixada-santista/

O sistema é operado pela BR Mobilidade, do Grupo Comporte, de Constantino Oliveira, que opera os ônibus da Viação Piracicabana em Santos, e gerenciado pela EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos.

Com a conclusão, o VLT da Baixada terá, segundo o Governo do Estado, 27 quilômetros de extensão, considerando o trecho de 11,5 quilômetros já em operação entre São Vicente (Barreiros) e o Porto de Santos, além das ligações entre Conselheiro Nébias e Valongo e Barreiros a Samaritá, em São Vicente, que está em projeto. O sistema tem previsão de operar com 33 VLTs transportando 95 mil passageiros por dia.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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