Doria assina contrato de R$ 217,7 milhões com Queiroz Galvão para segundo trecho do VLT da Baixada Santista
Publicado em: 6 de julho de 2020
Extensão deve atender a 35 mil passageiros por dia. Mais sete composições vão entrar em operação
ADAMO BAZANI
O governador de São Paulo, João Doria, assinou contrato de R$ 217,7 milhões com a construtora Queiroz Galvão para o início das obras do segundo trecho do VLT – Veículo Leve sobre Trilhos da Baixada Santista.
A extensão, que já deveria estar pronta, vai da avenida Conselheiro Nébias ao bairro do Valongo, em Santos, com oito quilômetros e 14 estações acessíveis, passando as ruas Campos Mello, Doutor Cochrane, João Pessoa, Visconde de São Leopoldo, São Bento, Amador Bueno, Constituição, Luiz de Camões e a Avenida Conselheiro Nébias.
A expectativa é de uma demanda diária de 35 mil passageiros em dias normais da semana sem os efeitos da pandemia da Covid-19..
Para o novo trecho, serão colocadas mais sete composições em operação.
A expectativa é de início das obras até o final de julho com 30 meses para a conclusão.
O sistema é operado pela BR Mobilidade, do Grupo Comporte, de Constantino Oliveira, e gerenciado pela EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos.
O projeto do segundo trecho inclui a construção de edificações, via permanente, quatro subestações, sistema de rede aérea, sinalização viária, urbanização e duas pontes sobre o canal 1.
“A nova etapa do VLT é uma obra desejada e esperada pela população de Santos porque vai conectar o centro da cidade, onde as pessoas trabalham. A pujança do centro de Santos carecia da extensão do VLT, que vai levar a população até onde ela deseja, tanto para chegar ao trabalho quanto para retornar às suas casas. Com essa ampliação, a Baixada Santista vai ganhar mais uma alternativa eficiente e limpa de mobilidade”, disse o governador, por meio de nota.
Com a conclusão, o VLT da Baixada terá, segundo o Governo do Estado, 27 quilômetros de extensão, considerando o trecho de 11,5 quilômetros já em operação entre São Vicente (Barreiros) e o Porto de Santos, além das ligações entre Conselheiro Nébias e Valongo e Barreiros a Samaritá, em São Vicente, que está em projeto. O sistema tem previsão de operar com 33 VLTs transportando 95 mil passageiros por dia.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
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Uma bela solução!! Poderia ser trazida para a região de Itu e Sorocaba seria melhor que o BRT canteiro de rodovia na região não falta!!