Santo André terá novo aplicativo que mostra horário de chegada dos ônibus

Publicado em: 17 de agosto de 2020

Durante período de transição, passageiros estão sem opção para saber quando ônibus passa no ponto. Foto: Adamo Bazani.

Sistema está em período de transição desde o início do ano

JESSICA MARQUES

Os passageiros de Santo André, no ABC Paulista, terão um novo aplicativo que mostra o horário de chegada dos ônibus municipais. A transição entre as ferramentas ocorre desde o início deste ano.

A informação sobre a mudança de aplicativo foi divulgada pela secretária adjunta de Mobilidade Urbana, Andrea Brisida, nesta segunda-feira, 17 de agosto de 2020. A fala foi feita durante uma escuta setorial com a imprensa regional para elaboração do Plano de Mobilidade de Santo André.

“Em 2017, lançamos o aplicativo Santo André Mob, no primeiro ano de governo. Tínhamos a intenção lançar um aplicativo personalizado para o município, com características exclusivas para Santo André. Ele funcionou bem durante um período e depois a ferramenta apresentou uma série de problemas. De lá para cá a gente tentou, durante um período, atualizar essas informações e manter o aplicativo já lançado, mas no início do ano percebemos que não tinha sentido a gente continuar insistindo com uma ferramenta que não estava sendo útil e cumprindo seu papel”, afirmou.

TRANSIÇÃO

Ainda segundo a secretária, no início do ano a Aesa (Associação das Empresas de Transporte de Santo André), responsável por gerenciar a ferramenta, alterou o fornecedor do aplicativo. Assim, durante o período de quarentena as empresas de ônibus começaram a fazer a substituição dos equipamentos de GPS de toda a frota.

“Estamos em fase final de implantação desse novo sistema. O aplicativo vai trazer uma serie de benefícios e outras ferramentas que o anterior não tinha. Esse aplicativo atual que está sendo trabalhado agora vai unificar os dois sistemas de Santo André, o central e o da Vila Luzita. A gente vai trabalhar com uma única ferramenta, não tinha lógica ficar com ferramentas distintas, então em breve teremos novidades sobre o aplicativo”, concluiu a secretária.

IMPREVISIBILIDADE

Neste período, os passageiros sofrem com a imprevisibilidade da chegada dos ônibus. Principalmente no período de isolamento social, por conta da pandemia de Covid-19, muitos relatam sofrer com superlotação e longa espera nos pontos.

Em julho, o Diário do Transporte conversou com passageiros que temem utilizar o transporte coletivo sem saber o horário de chegada dos ônibus devido a assaltos. Em alguns casos, o ônibus chegou a ser colocado como segunda opção nos deslocamentos diários.

Relembre: Mesmo com reabertura de comércio, Santo André opera com cerca de 60% da frota de ônibus

Atualmente, os passageiros da região da Vila Luzita, cujo transporte coletivo é operado emergencialmente pela Suzantur, têm como opção o aplicativo CittaMobi. Por sua vez, as linhas operadas pelo Consórcio União Santo André haviam sido vinculadas ao Santo André Mob. A ferramenta foi atualizada em alguns momentos, mas as previsões continuaram incertas.

Relembre: Após problemas, aplicativo que mostra horário dos ônibus em Santo André é atualizado

Agora, a intenção é que todo o sistema municipal de transporte coletivo de Santo André tenha o CittaMobi como aplicativo para verificar o horário de chegada dos ônibus.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Carlos Eduardo de Souza disse:

    Não precisa de aplicativo. Todos sabemos que os ônibus de Santo André demoram uma eternidade para passar. Qualquer linha. Principalmente as que tem no 2° subdistrito.

  2. Vainer disse:

    A linha T28 Jd Mirante /centro, hoje 17/08/2020, tem apenas um ônibus para fazer o trajeto

  3. Paulo Roberto Postigo de Oliveira Bittencourt disse:

    Outro??? Todo ano tem aplicativo diferente!!! Até quando??? E quando essas carroças vão parar de circular??

  4. Kezia disse:

    Isso seria ótimo!! Pois as linha que vai para figueiras em Santo André ( B11), demora uma eternidade para passar. E só está circulando 3 carros e quando dá oito horas da noite recolhe um carro e só ficam dois circulando. Pra quem depende de condução a demora é muito grande!! O risco de ser assaltado é maior ainda. Essas informações sobre a condução é do próprio motorista do coletivo.

  5. William Nogueira disse:

    Deveriam fazer um app que nos deixasse ver nosso saldo do bilhete por que estou cansado de ter que ficar pegando fila só para confirmar minhas recargas quando a empresa deposita errado.

  6. Eliane disse:

    Os ônibus já demoravam agora com a pandemia piorou principalmente a linha t15 Jardim do estádio. Meu Deus demora muito. Chega todos os dias atrasadas não tem horário . E lamentável.

  7. Argelice disse:

    Não adianta ter aplicativo funcionando se não há ônibus. A linha S48 Cid São Jorge / Terminal Prefeito Saladino só tem 1 ônibus circulando. Quando voltará a circular todos os ônibus da linha?

  8. Hoje não, hoje não, hoje sim? 🤔

  9. Eric disse:

    Piada…linha b13 e b19 nem ônibus tem…tudo sucata a S.A so vai na garagem p comer pizza e coxinha vi de perto essa situação

  10. Glaucia disse:

    Por que não oficializar o Moovit que é 10x mais usado e melhor avaliado?
    E que, ainda por cima, já tem boa parte das informações incluindo linhas intermunicipais?
    Só pra complicar a vida do cidadão…

  11. Rob. disse:

    Ñ entendo……todos reclamam pela mesma coisa…..bus q demora e só anda lotado, porque a prefeitura d SANTO ANDRÉ ñ faz igual a d SÃO PAULO….o sistema lá funciona…

  12. Maria das gracasl disse:

    Estamos precisando mesmo por que aqueles onibus b11 e o i07 nao cumprem horaro final de semana pode esquecer eles eesquecem que agente trabalha

Deixe uma resposta