Passageiros de Santo André ficam sem aplicativo para ver horário dos ônibus e relatam superlotação

Passageiros afirmam que ônibus não têm horários regulares. Foto: Adamo Bazani.

Segundo a Prefeitura, o CittaMobi já está em funcionamento, mas usuários não conseguem acesso

JESSICA MARQUES

Os passageiros de Santo André, no ABC Paulista, estão sem aplicativo para ver o horário dos ônibus. A Prefeitura informou ao Diário do Transporte que o CittaMobi já está em funcionamento. Contudo, a reportagem testou a ferramenta e verificou que ainda não há informações sobre o transporte coletivo da cidade.

“A Prefeitura de Santo André, por meio da SATrans, esclarece que o aplicativo Santo André Mob não está mais em funcionamento. O aplicativo CittaMobi, por sua vez, já está em funcionamento. Demais funcionalidades, caso existam, serão informadas no momento oportuno”, informou a Prefeitura, em nota.

Confira abaixo as telas do aplicativo, ainda sem funcionar:

Em agosto de 2020, a Prefeitura havia informado que a cidade teria um novo aplicativo para mostrar o horário de chegada dos ônibus municipais.

Relembre: Santo André terá novo aplicativo que mostra horário de chegada dos ônibus

O novo aplicativo em uso seria o CittaMobi, porque o anterior, Santo André Mob, apresentou uma série de problemas e parou de funcionar logo após o lançamento.

Relembre: Após mais de um mês de lançamento, aplicativo de ônibus de Santo André não funciona

SUPERLOTAÇÃO

Com a ferramenta, seria possível prever os horários de chegada dos coletivos e ficar menos tempo no ponto, evitando contato com demais passageiros que utilizam outras linhas. Contudo, os usuários relatam superlotação no transporte e falta de previsibilidade.

Ao Diário do Transporte, a estagiária Sofia Rodrigues Tavares contou que em horário de pico vê os pontos cheios na cidade. “Quando resolvo algo pelo centro depois do serviço vejo sempre os pontos bem lotados e a espera pelos ônibus é grande”, relatou.

“A linha T-16/18 é terrível, sempre tem atrasos, e muitas vezes atrasos significativos, já cheguei a ficar no ponto esperando por 1 hora e 10 minutos, fora as outras vezes de 30, 40 minutos”, afirmou também Sofia.

“Utilizo o Moovit e quando os ônibus passam de acordo com o horário, é ótimo, mas é uma pena que não dá pra confiar, porque nem sempre as linhas respeitam o devido horário, infelizmente. Não sabia que o aplicativo tinha migrado para o CittaMobi novamente”, completou.

ASSALTOS

O profissional de Marketing Digital, Paulo Henrique Lima, relatou a insegurança que sente ao não saber o horário de chegada dos ônibus devido a assaltos.

“Está terrível. Minha amiga saiu 1h antes de mim aqui na Vila Pires e ficou tanto tempo esperando que, infelizmente, teve um arrastão no ponto e ela ficou sem celular. Quanto mais dependemos dos transportes, mais nos sentimos vulneráveis a esse tipo de acontecimento”, disse.

O passageiro utiliza o serviço de transporte coletivo para se deslocar até o centro da cidade e para ir trabalhar, saindo da Vila Helena com destino ao Campestre.

“Não fui informado sobre a migração de nenhum dos aplicativos dos ônibus, porém todos estão tão precários que infelizmente se mudou, ninguém notou”, detalhou.

“Os aplicativos até mostram o horário que o ônibus vai passar, o problema é que eles não passam no horário estipulado. Esse Santo André Mob está super desatualizado e não tem como seguir por ele. O CittaMobi funciona para o TR141 em algumas ocasiões, por exemplo, para passar o das 13h ele passa corretamente, o seguinte que marca 13h22 mais ou menos já não passa e assim vai”, afirmou também.

ATRASOS

Lima utiliza os itinerários B19 (Jardim Aclimação / Bairro Campestre), B13 (Jardim Aclimação / Vila Alice) e TR141 (Terminal Vila Luzita / Terminal Oeste).

“Todas as linhas estão com atrasos, inclusive estão vindo lotados e com uma demora de até 30 minutos de um para outro. Na linha B19 já fiquei esperando mais de 1h pelo segundo quando o primeiro tinha vindo lotado”, pontuou.

A operadora de caixa Fabiana Bortoluci Moraes, por sua vez, afirmou que sempre sofre com atrasos. A passageira utiliza as linhas T14 (Jardim Ana Maria / Centro), I04 (Jardim Las Vegas / Parque Capuava) e I03 (Bom Pastor / Parque Capuava).

“Eles sempre atrasam. Nunca passam no mesmo horário do dia anterior. O T14, por exemplo, demora mais de trinta minutos pra passar”, contou. “Não uso o aplicativo, já baixei uma vez e não consegui mexer, então não quis mais nem abrir para ver”.

FROTA

Em entrevista, o prefeito Paulo Serra havia afirmado em julho que a frota de ônibus de Santo André estava em 85% e chegaria a 100% até o dia 15 de agosto. Após essa data, a Prefeitura não divulgou mais esta informação quando questionada pelo Diário do Transporte, afirmando apenas que a operação seria adequada à demanda quando necessário.

Relembre: Frota de ônibus de Santo André está em 85% e deve chegar a 100% até 15 de agosto, promete Paulo Serra

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Há anos vejo várias irregularidades por aqui em Santo André, agora aplicativo por mais que funcione, não funciona para as empresas, parece não haver interligação,,,é besteira se preocupar com isso, as empresas precisam se reestruturar, modernizar, e nem mesmo a ABC tem horário regular tendo dias que esperei por 50 minutos na Rua Carijós, entre 14:15 e 15:50…para 3 linhas (238-409 e 409BI), Ao menos eu sei que este horario é troca de turnos, já fui cobrador. Mas 50 minutos é demais…

  2. Rodrigo disse:

    Como comparação: Em Santos o app da cidade funciona perfeitamente, totalmente sincronizado com o gps dos ônibus, eventualmente acontece um atraso mas dificilmente um usuário fica mais de 20m em um ponto. Mas em Santo André é um absurdo, uma vergonha, um crime como as linhas atrasam e os usuários ficam até 1h como trouxas no ponto. O motivo é a mafia que domina o transporte, e nao tem prefeito que se atreva a enfrentar isso.

  3. Leonardo disse:

    Utilizo com frequentemente o Cittamobi, percebi sim esse final de semana que estava inoperante, mas fora isso as demais vezes, nunca tive problema de atraso, ou de não não passar…. vinha de acordo com a previsão certinho, ate porque ele funciona alinhado ao GPS do ônibus…ao contrário do MOVIT que tem os horários programados para passar ( não em tempo real).

  4. Diego santos disse:

    não tem horario pego o t 12 alzira franco ou t 12 circular o circular é sem comentários uma demora ora circular motoristas fazem o horario que bem quer não tem quem os fiscalize, o outro vive em uma demora terrivel e lotado

  5. REGI disse:

    Kkkkk…. querer tentar imitar o município de São Paulo é muito difícil…. esse sistema não funciona aqui mesmo ultimamente as empresas estão operando com 40 ou 50% da frota as empresas de ABC ganham por Passageiro não é igual São Paulo que é por subsídio…. esse esse aplicativo funcionasse seria uma perca total para as empresas…. como elas vão esconder que estão rodando só com 40 ou 50% da Frota….. é uma ironia escondeu Óbvio aqui no município do ABC…. se qualquer reportagem passasse de helicóptero nas garagens viria metade da frota estacionado nas mesmas……kkkkk

Deixe uma resposta