Mesmo com reabertura de comércio, Santo André opera com cerca de 60% da frota de ônibus

Publicado em: 14 de julho de 2020

Prefeito havia prometido 100% da frota em operação a partir de 15 de junho. Foto: Adamo Bazani.

Passageiros relatam ao Diário do Transporte demora e superlotação

JESSICA MARQUES

Os ônibus municipais de Santo André, no ABC Paulista, seguem operando com frota reduzida, com cerca de 60% do total, mesmo após a retomada do comércio na cidade. Ao Diário do Transporte, passageiros relataram demora e superlotação, principalmente em horários de pico.

“Já fiquei 45 minutos no ponto aguardando o S-36 [Estação Prefeito Saladino / Parque Novo Oratório]. Desisti e chamei um Uber. Quase perco meu compromisso. Fora o alto risco de ser assaltada”, afirmou a secretária Nancy Segala.

A passageira relatou ainda que mora no Parque das Nações há 52 anos e que todos os dias sofre com atrasos nesta linha de ônibus. “Absoluta falta de respeito com os usuários”, comentou também.

Por sua vez, a assistente administrativa Joseleine Pereira da Silva Cunha contou que utiliza duas linhas de ônibus para ir trabalhar. Contudo, os atrasos estão cada vez mais frequentes.

“Utilizo a linha I-05 [Jardim Santo André / Estação de Utinga] às 6h30 e T-17 [Jardim Alvorada / Uni ABC] ou T-25 [Vila Suíça / Terminal Oeste] às 7h, 7h10. Esse é meu caminho de ida ao serviço. Esperei o I-05 em média 30 minutos e os outros também. O coletivo estava lotado sim. Em dias normais a espera era bem menor passava ônibus em menos de 10 minutos. A diferença foi no tempo de espera que aumentou muito”, relatou.

Por sua vez, o assistente contábil Paulo Henrique informou que enfrenta uma demora de mais de 50 minutos na linha B-19 Jardim Aclimação / Bairro Campestre. Além disso, o intervalo do TR-141 Terminal Vila Luzita/Estação Santo André está em cerca de meia hora.

“Eu utilizo a linha TR-141 e depois faço integração no centro com o B-19. Os ônibus estão demorando uma eternidade, fora que os arrastões nos pontos estão ficando cada vez mais constante. O aplicativo CittaMobi ou SantoAndreMobi não revelam o real horário que os ônibus passam, sendo assim, ficamos à mercê desses bandidos”, afirmou o passageiro.

“A minha única vantagem é que moro bem próximo do ponto, então quando escuto o barulho do ônibus, vou correndo para pegá-lo. Porém a linha do B-19, demora. Eu chego no ponto 07h20 e tenho que esperar até 08h15 para passar um ônibus. O TR-141 demora também, mas não como o B-19”, completou.

OUTROS ITINERÁRIOS

Além disso, uma funcionária pública, que preferiu não se identificar, contou à reportagem que os ônibus da linha I-06 Jardim Bom Pastor / Estação de Utinga estão com intervalo de uma hora. A passageira tem o itinerário como única opção para ir ao trabalho de transporte coletivo.

Entre outras linhas citadas pelos passageiros como superlotadas estão a T-15 Hospital Mário Covas / Terminal Oeste, T-27 Condomínio Maracanã / Terminal Oeste, B-19 Jardim Aclimação / Bairro Campestre, U-26 Utinga / Parque Capuava e B-13 Jardim Aclimação / Vila Alice, todas com intervalos próximos a uma hora.

O Diário do Transporte também verificou intervalos superiores a 40 minutos em dias úteis nas linhas T-14 Jardim Ana Maria / Centro e I-03 Parque Capuava / Bom Pastor. Ambas tinham tempo de espera de 10 a 20 minutos antes da pandemia de Covid-19.

SECRETÁRIA ADMITE FROTA REDUZIDA

A secretária adjunta de Mobilidade Urbana, Andrea Brisida, havia informado em entrevista que a retomada do comércio seria feita com 30% dos motoristas do sistema afastados.

Na ocasião, a secretária detalhou que 225 ônibus estariam em operação nos dias úteis, ou seja, 63% do total. A cidade possui frota operacional de 355 ônibus, sendo 279 do Consórcio União Santo André e 76 veículos da Suzantur, que opera de forma emergencial na região da Vila Luzita.

Relembre: Ônibus de Santo André poderão deixar de parar nos pontos para passageiros em caso de superlotação

O prefeito Paulo Serra havia informado, porém, que a cidade teria 100% dos ônibus em operação a partir de 15 de junho de 2020. Contudo, as empresas do Consórcio União Santo André estão com pouco mais da metade dos veículos nas ruas.

Relembre: Santo André terá 100% da frota de ônibus a partir de segunda (15) e divulga horários escalonados para comércio

O Diário do Transporte aguarda um posicionamento da Prefeitura sobre a superlotação dos veículos do transporte coletivo e redução da frota.

DEMISSÕES E FUNCIONÁRIOS AFASTADOS

Ao Diário do Transporte, a Viação Guaianazes, uma das empresas que integra o Consórcio União Santo André, informou que está operando com 60% da frota por conta dos funcionários que estão afastados.

Além disso, a empresa confirmou que precisou demitir funcionários por conta da crise provocada pela pandemia de Covid-19. Na viação, cerca de 45% do quadro de funcionários chegou a ser afastado no âmbito da MP 936. A Medida Provisória instaurou o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda.

A justificativa, além de financeira, é que grande parte dos motoristas é do grupo de risco da doença. Contudo, a empresa também relata redução de 60% no número de passageiros e, consequentemente, queda na receita.

Além disso, o Sintetra (Sindicato dos Rodoviários e Anexos do ABC) informou ao Diário do Transporte que aproximadamente 70 motoristas foram demitidos do sistema. Os desligamentos também contribuem para a redução da frota.

Confira a nota do sindicato, na íntegra:

Realmente, algumas empresas precisaram demitir alguns motoristas, tendo em vista a diminuição do número de ônibus nas ruas em razão da pandemia e a diminuição de passageiros, porém o sindicato acompanhou as homologações referentes às rescisões contratuais.

Alguns motoristas tiveram os seus contratos de trabalho suspensos, por serem do grupo de risco e passaram a receber 30% de seu salário sem trabalhar e foram mantidos os benefícios do Vale refeição e os convênios médico e odontológico, garantida a estabilidade no emprego, tudo com base na MP 936/2020.

O sindicato dos rodoviários do ABC vem acompanhando de perto a situação dos trabalhadores, preocupado com a saúde de seus representados e em manter os postos de trabalho.

O Sintetra vem cobrando das empresas o fornecimento do álcool em gel para os motoristas e cobradores, pela constante higienização dos ônibus e pela integral proteção dos profissionais do transporte.

Quanto ao número exato do total de motoristas na cidade, seria ideal contatar o sindicato patronal para obter essa resposta.

O Diário do Transporte tentou contato com as demais empresas que operam no Consórcio União Santo André, com relação à redução de frota nas linhas mencionadas, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

 

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Comentários

  1. Juliana Oliveira disse:

    Isso porque não viram a linha I08 Jardim das Maravilhas / Hosp. Mario Covas antes da pandemia já demorava agora então ficou pior.

  2. Reinaldo de Souza disse:

    T 24 q só passar a cada 2 hrs

  3. José disse:

    Sou mot. da i 02 retornei ao trabalho no dia 26 até então não vi essa lotação q alguns usuários relatam pois antes da pandemia o números eram bem maior, hoje somente lotação de banco e só na hora de pico q é de 20 em 20 mntos até às 9.00 hrs a seguir de 30 em 30.

  4. Lucimara antunes de sa disse:

    O B21 não passa
    Fiquei no ponto 1hora e 20 min.
    É uma linha horrível, aos sábados intervalo é d 1 hr, um inferno mas agora piorou.
    E nso6afiabya reclamar, é recorrente.
    Tem motorista dessa linha q corta caminho e deixa d pegar passageiro a noite, sei pq tive q correr p interceptar um , é uma linha circular, o ônibus vem , mas na volta não passa pelos mesmos pontos.
    P eles, nos passageiros somos lixo.
    Revoltante.

  5. Ana Naville disse:

    Eu pego o I-08 pra ir ao trabalho, não foi mencionada na reportagem, mas a demora pode chegar a 1:30 hr após as 18:00 hr, já que só roda um ônibus na linha. É desrespeito com a população.

  6. Anderson disse:

    A linha I 05 continua o mesmo caos de antes da pandemia, cada dia o ônibus passa num horário, demora e muitas vezes está lotado devido os atrasos.

  7. Luciano M Costa disse:

    Quase todo dia que chego em Santo André a linha T29 tem fila dupla, a falta de respeito e empatia em que vivemos neste momento de pandemia só aumenta, tanto da parte da administração dessa empresa de ônibus que opera em Santo André quanto do nosso prefeito… A sensação é que tenho é que ambos acham que o covid 19 não existe em Santo André… Lamentável toda esta situação em que vivemos.

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