Metrô de SP suspende licitação para projeto básico da linha 19-Celeste entre São Paulo e Guarulhos

Publicado em: 16 de maio de 2020

TCE pediu esclarecimentos à Companhia em representação feita pelo Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva

ALEXANDRE PELEGI

A Companhia do Metrô de São Paulo suspendeu a licitação para elaboração do projeto básico da linha 19-Celeste entre as estações Anhangabaú e Bosque Maia, ligando São Paulo e Guarulhos.

Em aviso publicado no Diário Oficial do Estado deste sábado, 16 de maio de 2020, o Metrô comunica que a decisão se deu “em cumprimento a decisão proferida pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo”.

linha ceeste susp

Em despacho proferido pelo Conselheiro Relator Sidney Estanislau Beraldo, e também publicado no Diário deste sábado, 16, o órgão de contas decidiu, em exame prévio do edital da Licitação, em representação feita pelo SINAENCO – Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva, prorrogar o prazo por mais 5 dias para o Metrô apresentar justificativas.

linha celeste TCE


O Metrô lançou a licitação originalmente em fevereiro deste ano, marcando o certame para 06 de abril, depois postergado. Relembre: Metrô lança aviso de licitação para contratar projeto básico da Linha 19-Celeste entre Guarulhos e Anhangabaú

Depois, adiou para 06 de maio, devido ao avanço do coronavírus no Brasil, principalmente em São Paulo, buscando evitar todo o tipo de aglomeração e atividade não essencial. Metrô adia licitação para projeto básico da linha 19-Celeste entre São Paulo e Guarulhos /

Posteriormente, a Companhia remarcou a data para entrega de propostas da licitação, conforme mais uma vez mostrou o Diário do Transporte, para próxima quarta-feira, 27 de maio, Relembre: Metrô remarca mais uma vez licitação para projeto básico da linha 19-Celeste entre São Paulo e Guarulhos

Como mostrou o Diário do Transporte, a Companhia já havia dado um passo importante na tão aguardada linha prevista para ligar Guarulhos, na região metropolitana à região central da capital paulista, ao emitir em 6 de dezembro de 2019 Ordem de Serviço para o início dos estudos de Mapeamento de Cadastro de Interferências. Relembre: Metrô dá início a estudos da linha 19 que vai ligar Guarulhos ao Anhangabaú e prevê projeto básico para 2020

Segundo a estatal, a “etapa é uma das mais importantes entre os trabalhos que precedem a implantação de uma linha de metrô.”

As ações começaram naquela semana e tinham o objetivo de “identificar as redes de utilidades públicas de infraestrutura urbana ao longo do trajeto previsto inicialmente.”

Sem estes estudos, é impossível iniciar o projeto básico que, segundo o Metrô, seria contratado ainda em 2020, o que já é concretizado hoje por este Aviso.

O trecho Bosque Maia (Guarulhos) – Anhangabaú deve ter 15 estações em 19,4 km, de acordo com o Projeto Funcional.

Após a elaboração do projeto básico, os próximos passos são definir as fontes de recursos financeiros e contratar os Projetos Executivos, para só assim as obras terem início.

O Metrô não informou na nota a previsão para que a linha esteja em funcionamento, mas destacou em que consistem estes estudos.

“As atividades começam nesta semana e servirão para identificar as redes de utilidades públicas de infraestrutura urbana ao longo do trajeto previsto inicialmente. Isso garante mais precisão na previsão de interferências para a construção da linha, permitindo mais assertividade nos projetos de remanejamentos de redes como de abastecimento de água, esgoto, energia e galerias de águas pluviais, bem como de outros serviços públicos.”

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, bom dia.

    Meeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeu Deus, até o Metro tendo licitação suspensa pelo TCE.

    Ainda bem que foi antes de tudo.

    Essa linha tem de ser uma reta só e aérea.

    Eu particularmente começaria esta linha a partir da Estação Julio Prestes, mas quem sou eu né…

    SAÚDE A TODOS!

    Att,

    Paulo Gil

  2. JOSE LUIZ VILLAR COEDO disse:

    E Metrô do Tucuruvi ao Jaçanã… Linha 01 – Azul. .. NADA!!! Vale lembrar que os Distritos DE Vila Maria e Vila Medeiros e Vila Guilherme, assim como o Tucuruvi, todos na Zona Norte de SP/SP e Área 2 da SPTrans, sao vizinhos do Distrito Jaçanã! Mesma Área 2!

Deixe uma resposta