Metrô lança aviso de licitação para contratar projeto básico da Linha 19-Celeste entre Guarulhos e Anhangabaú
Publicado em: 15 de fevereiro de 2020

Sessão de recebimento de documentos e propostas está marcada para 6 de abril de 2020
ALEXANDRE PELEGI
A Companhia do Metrô de São Paulo publicou no Diário Oficial do Estado deste sábado, 15 de fevereiro de 2020, Aviso de Licitação para a prestação de serviços técnicos especializados de arquitetura e engenharia para elaboração do projeto básico da Linha 19-Celeste, entre as estações Bosque Maia (Guarulhos) e Anhangabaú (São Paulo).
O Edital estará disponível no site da Companhia a partir de segunda-feira, 17.
Como mostrou o Diário do Transporte, a Companhia já havia dado um passo importante na tão aguardada linha prevista para ligar Guarulhos, na região metropolitana à região central da capital paulista, ao emitir em 6 de dezembro de 2019 Ordem de Serviço para o início dos estudos de Mapeamento de Cadastro de Interferências. Relembre: Metrô dá início a estudos da linha 19 que vai ligar Guarulhos ao Anhangabaú e prevê projeto básico para 2020
Segundo a estatal, a “etapa é uma das mais importantes entre os trabalhos que precedem a implantação de uma linha de metrô.”
As ações começaram naquela semana e tinham o objetivo de “identificar as redes de utilidades públicas de infraestrutura urbana ao longo do trajeto previsto inicialmente.”
Sem estes estudos, é impossível iniciar o projeto básico que, segundo o Metrô, seria contratado ainda em 2020, o que já é concretizado hoje por este Aviso.
O trecho Bosque Maia (Guarulhos) – Anhangabaú deve ter 15 estações em 19,4 km, de acordo com o Projeto Funcional.
Após a elaboração do projeto básico, os próximos passos são definir as fontes de recursos financeiros e contratar os Projetos Executivos, para só assim as obras terem início.
O Metrô não informou na nota a previsão para que a linha esteja em funcionamento, mas destacou em que consistem estes estudos.
“As atividades começam nesta semana e servirão para identificar as redes de utilidades públicas de infraestrutura urbana ao longo do trajeto previsto inicialmente. Isso garante mais precisão na previsão de interferências para a construção da linha, permitindo mais assertividade nos projetos de remanejamentos de redes como de abastecimento de água, esgoto, energia e galerias de águas pluviais, bem como de outros serviços públicos.”
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Porque ao invés de ficarem criando novas linhas não terminam as já tão atrasadas as que estão por aí. Cria-se uma expectativa enorme nas regiões que a cada ano prometem novos ramais estes ficam parados por anos a fora uma obranquinha que prometem entregar em cinco ou seis anos levam décadas. Faça pouco mais façam o correto. Entreguem as que já estão paradas. Não façam obras pensando em reeleição façam obras para ficarem na história da cidade.
Não seria mais prático prolongar a linha 4 a partir da Luz?