Fortaleza terá novo serviço de transporte coletivo por aplicativo sob demanda em dezembro

Publicado em: 29 de novembro de 2019

Serviço utilizará vans Sprinter da Mercedes-Benz. Foto: Divulgação.

TopBus+ é administrado pelo sindicato das empresas de ônibus da cidade

JESSICA MARQUES

Fortaleza, no Ceará, terá um novo serviço de transporte coletivo por aplicativo sob demanda a partir de 04 de dezembro de 2019, próxima quarta-feira.

Chamado TopBus+, o serviço será administrado pelo Sindiônibus (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará), que decidiu disponibilizar mais uma opção para as pessoas se locomoverem na cidade.

O TopBus+ utilizará vans Sprinter da Mercedes-Benz e uma tecnologia desenvolvida pela empresa americana Via Mobility, já aplicada em outros países.

Ao Diário do Transporte, a Mercedes-Benz já havia informado que transporte coletivo por aplicativo está entre os novos mercados para a Sprinter.

Relembre: Transporte coletivo por aplicativo está entre os novos mercados para Sprinter, diz Mercedes-Benz

O transporte sob demanda tem sido uma alternativa encontrada pelas concessionárias de ônibus para tentarem reverter a queda no número de passageiros nos sistemas e atrair usuários que habitualmente não se deslocariam em coletivos comuns.

Entre as iniciativas já conhecidas, existe um projeto que a UBus possui no sistema de transporte público de São Bernardo do Campo, juntamente com a SBCTrans, concessionária da cidade. Neste caso, o serviço está em fase de testes.

A ferramenta também operou com o MetraClass, serviço de ônibus de alto padrão solicitado pelo aplicativo Ubus, ligando a cidade de São Paulo ao ABC Paulista.

Neste caso, porém, a Prefeitura da capital paulista impediu o serviço de circular. O serviço teve que suspender temporariamente as atividades em 1º de outubro de 2019.

Relembre: MetraClass, solicitado pelo app Ubus, é impedido de circular na cidade de São Paulo

Outra ferramenta nestes moldes é o CityBus 2.0, que já opera comercialmente em Goiânia, e foi criado por meio da concessionária HP Transportes.

Em agosto, o Diário do Transporte esteve em Goiânia para conhecer os serviços do CityBus 2.0.

Relembre: VÍDEO: Serviço de aplicativo de transporte coletivo sob demanda de Goiânia tem atraído usuários de carros e pretende ampliar área de atuação e frota

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta