Gestão Bruno Covas chama UBus de clandestino
Publicado em: 1 de outubro de 2019
Startup, por sua vez, esclarece que é apenas uma empresa de tecnologia e que autorização para operar na capital paulista foi concedida à Metra
JESSICA MARQUES/ADAMO BAZANI
A gestão Bruno Covas chamou de clandestino o UBus, um aplicativo criado para solicitar um serviço de ônibus de alto padrão operado pela Metra, concessionária do corredor intermunicipal ABD.
De acordo com nota da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, a empresa de tecnologia UBus não tem autorização do município para atuar.
Confira a nota, na íntegra, enviada com exclusividade ao Diário do Transporte:
“A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) informa que o serviço UBus não está credenciado e, portanto, é clandestino. O credenciamento visa garantir a segurança dos munícipes e prevenir a ocorrência de acidentes.
Denúncias sobre o transporte irregular de passageiros podem ser realizadas pelo telefone 156, pelo aplicativo ou pelo portal sp156.prefeitura.sp.gov.br. É necessário informar o número da placa do veículo, o local e o horário da infração.”
O UBus no serviço MetraClass foi apresentado na semana passada durante a Arena ANTP, evento nacional de mobilidade, que também teve a presença do Secretário de Mobilidade e Transportes Edson Caram. Havia um dos ônibus vermelhos expostos no evento.
Um dos temas centrais na ocasião eram as novas tecnologias no Transporte coletivo.
Para poder iniciar as operações do serviço, a Metra recebeu autorização da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e da SPTrans, responsável pelo gerenciamento do transporte coletivo da capital paulista, conforme já informado ao Diário do Transporte.
OUTRO LADO
Em nota a UBus informou ao Diário do Transporte que é uma empresa de tecnologia, portanto, a Metra é que deve ter autorização para operar o serviço, o que já ocorre.
Confira a nota da UBus, na íntegra:
“A startup Ubus esclarece que é apenas uma empresa de tecnologia, criada para fazer a ponte entre passageiros e operadoras de transporte legalizadas. O Ubus não possuiu veículo próprio.
Cabe à concessionária prestar todo serviço de transporte e auxílio para o usuário. Para se tornar parceira da Ubus a operadora deve ter a concessão pública na área de transporte coletivo, bem como toda a documentação necessária para exercer a atividade, como é o caso da Metra, na linha 376.
O Ubus foi criado com a intenção de ajudar a solucionar o problema de mobilidade urbana no Brasil, oferecendo um transporte coletivo de excelência, confortável, com todas as comodidades dos aplicativos por demanda, mas com um valor mais acessível.”
MetraClass é impedido de operar
O MetraClass, serviço de ônibus de alto padrão solicitado pelo aplicativo Ubus, foi impedido de circular na cidade de São Paulo. O serviço teve que suspender temporariamente as atividades nesta terça-feira, 1º de outubro de 2019.
A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, impediu o funcionamento dos ônibus de alto padrão, que têm as viagens solicitadas pelos passageiros por meio de um aplicativo.
Segundo a startup UBus, a ação da Prefeitura foi contra os ônibus e não contra a plataforma de tecnologia, que continua no ar, segundo posição oficial da empresa.
O SERVIÇO
O UBus começou a operar oficialmente na quarta-feira, 25 de setembro de 2019. O serviço faz a ligação entre São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, e a Berrini, na zona Sul de São Paulo.
Desde segunda-feira, 23, antes do início das operações oficiais, já foram mais de três mil downloads do aplicativo para celular UBus, conforme noticiado pelo Diário do Transporte.
A linha seletiva da Metra tem a nomenclatura 376E e opera nos corredores entre São Bernardo do Campo e São Paulo.
Os ônibus saem do Terminal Metropolitano São Bernardo e seguirão até a Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, com algumas paradas ao longo do percurso. Durante a semana, o primeiro coletivo sai às 5h e o último às 20h15, considerando saída do terminal do ABC Paulista.
O usuário pode baixar o aplicativo UBus gratuitamente, disponível nas versões Android e iOS. Para o cadastro, é preciso colocar dados pessoais e forma de pagamento preferencial.
Para utilizar o serviço, basta fazer a solicitação para o endereço desejado e colocar o ponto de partida. O aplicativo verifica a rota, dá as opções de reserva de assento, informa horário do embarque, mostra uma previsão do desembarque e o valor da passagem.
Os ônibus são do tipo rodoviário executivo, com poltronas reclináveis, mesas que podem ser utilizadas para apoio de notebooks, tomadas USB em cada poltrona, ar-condicionado, streaming (central multimídia) e sinal de Wi-Fi.
O pagamento da passagem é feito pelo aplicativo, com a possibilidade de uso de cartões de crédito ou do Cartão BOM, que é usado no sistema metropolitano convencional. Para a leitura do validador, é gerado no celular um Código QR Code.
Simultaneamente as informações aparecem para o motorista em um tablet que fica anexado ao painel do veículo. Assim, o profissional pode acompanhar todos os dados relacionados à viagem.
Os veículos possibilitam embarques e desembarques tanto pela direita como pela esquerda e são modelo Marcopolo Paradiso 1050, com 46 lugares, Mercedes-Benz O 500-R. Não há catracas e o UBus não terá serviço de bordo.
O transporte sob demanda tem sido uma alternativa encontrada pelas concessionárias de ônibus para tentarem reverter a queda no número de passageiros nos sistemas e atrair usuários que habitualmente não se deslocariam em coletivos comuns.
Entre as iniciativas já conhecidas, existe um projeto que a própria UBus possui no sistema de transporte público de São Bernardo do Campo, juntamente com a SBCTrans, concessionária da cidade. Neste caso, o serviço está em fase de testes.
Outra ferramenta nestes moldes é o CityBus 2.0, que já opera comercialmente em Goiânia, e foi criado por meio da concessionária HP Transportes.
Nos dois casos, porém, o transporte é feito por meio de vans e em vias comuns.
Em agosto, o Diário do Transporte esteve em Goiânia para conhecer os serviços do CityBus 2.0.
Relembre:
Jessica Marques para o Diário do Transporte
adamo, a iniciativa e muito boa da metra, mas e claramente uma concorrencia com a linha 280 operada pela urubupunga que da berrini faz o mesmo caminho ate sao bernardo, somente anda fora do corredor abd…. sabe se vao liberar tambem os da urubupunga a andar no corredor?
Parabéns a UBus e a Metra e a EMTU/RMSP!
E serio isso? Deixa rodar um tempo pra depois inventar que não pode, regularizem isso, chega de burrocracias nesse país.
Meu caro, ha um dito que há apresados que põe o carro na frente dos burros…Isto se aplica à empresas apressadas em criar soluções esquecendo dos Trâmites burocráticos que ha no Brasil…ou seja , vamos por a rua pra ver no que dá? Vc viu os patinetes, ? O Uber, e agora o UBUS ?? De um lado a empresa afirma que tudo foi autorizado, do outro gritam que está irregular…SP já não aguenta tanto veiculo nas ruas
SP a cada dia surge um surpresa, vejam : com mais de 6 milhões de autos, onibus, Motos, ao invés de diminuir veiculos motores, aumenta mais ainda…SP é um campo de futebol, que pode entrar o jogador, juiz, reservas, a mãe do juiz, o cachorro, a tia, o irmão do jogador, o cartola,,,,e ninguém joga.
Absurdo o Mário Covas impedir o desenvolvimento, a modernidade e conforto no transporte público ! Isso pq ele não faz uso diário desse sistema caótico e até desumano !
O questionamento que faço e o seguinte:
Se fosse uma operadora do município de SP que criasse o serviço, a operação seria considerada clandestina ?
Com certeza esse novo serviço incomodou algumas ou alguma outra operadora.
Sobre o questionamento da Urubupunga poder transitar no corredor, por acaso seus veículos possuem portas no lado esquerdo ?
O que a prefeitura de São Paulo faz para a população? Quando temos um transporte descente, e impedido de operar. Quem paga e a população. Parabéns Sr prefeito. Gestão mil negativa
A chamada da notícia deveria ser: “Bruno Covas e sua péssima gestão impedem o trafego de onibus da linha Metra”….
Eu utilizei a condução e foi excelente o serviço!
Agora sobre o Sr. prefeito, com ele nao utiliza, pra ele tanto faz, o importante é o interesse alheio.
Esse é o nosso país, parabéns Sr. COVAS!
Clandestino é esse incompetente que por ser do PSDB e descendente do homem que inventou a aprovação automática de analfabetos nas escolas…