EXCLUSIVO: Licitações para reforma de três corredores de ônibus em São Paulo recebem 20 propostas

Ônibus em São Paulo ainda recebem pouca prioridade no espaço urbano diante do tamanho do sistema e do total de passageiros atendidos. Foto: Adamo Bazani / Diário do Transporte – Clique para Ampliar

Em alguns casos mesmas empresas participam de editais diferentes.  Concorrência havia sofrido diversos adiamentos desde o ano passado

ADAMO BAZANI

A prefeitura de São Paulo recebeu 20 propostas de empresas e consórcios interessados em assumir as obras de requalificação de três corredores de transporte coletivo na cidade de São Paulo: Corredor de Ônibus Interlagos (entre Avenida Washington Luís e Avenida Atlântica), na zona Sul; Corredor de Ônibus Imirim (entre a Avenida Deputado Emílio Carlos e Alameda Afonso Shimidt), na zona Norte; e Corredor de Ônibus Amador Bueno da Veiga (entre Praça Micaela Vieira e Rua Embira), na zona Leste.

Não significa, entretanto, que 20 empresas ou consórcios diferentes participaram, já que em alguns casos, as mesmas companhias ofereceram propostas para mais de um corredor.

As documentações das companhias foram apresentadas nesta quinta-feira, 21 de março de 2019, e as atas das sessões de entregas foram publicadas nesta sexta-feira.

As empresas participantes são:

– Corredor de Ônibus Interlagos (entre Avenida Washington Luís e Avenida Atlântica) – zona Sul:

Consenge Consultoria e Projetos de Engenharia Ltda

Consórcio Contécnica – Logit 21 (Contécnica Consultoria Técnica Ltda / Logit Engenharia Consultiva Ltda)

Consórcio MBCB-2 (Maubertec Engenharia e Projetos Ltda / Cobrape Cia Brasileira de Projetos e Empreendientos)

Consórcio Melhorias Urbanas (Encibra S.A. Estudos e Projetos de Engenharia/AGM Projetos de Engenharia Ltda)

Consórcio Sener – ATP Corredor Amador Bueno (Sene Setepla Tecnometal Engenharia e Sistemas S.A./ ATP Engenharia Ltda)

GPO Sistran Engenharia Ltda

– Corredor de Ônibus Imirim (entre a Avenida Deputado Emílio Carlos e Alameda Afonso Shimidt) – zona Norte:

Consenge Consultoria e Projetos de Engenharia Ltda

Consórcio Oficina MobiTrans (Oficina Engenheiros Consultores Associados Ltda / Mobtrans Engenharia Ltda)

ECR Engenharia Ltda

EGIS Engenharia e Consultoria Ltda

GPO Sistran Engenharia Ltda

Planservi Engenharia Ltda

Systra Engenharia e Consultoria Ltda

– Corredor de Ônibus Amador Bueno da Veiga (entre Praça Micaela Vieira e Rua Embira) – zona Leste:

Consenge Consultoria e Projetos de Engenharia Ltda

Consórcio Melhorias Urbanas (Encibra S.A. Estudos e Projetos de Engenharia/AGM Projetos de Engenharia Ltda)

Consórcio Sener – ATP Corredor Amador Bueno (Sene Setepla Tecnometal Engenharia e Sistemas S.A./ ATP Engenharia Ltda)

ECR Engenharia Ltda

EGIS Engenharia e Consultoria Ltda

GPO Sistran Engenharia Ltda

Systra Engenharia e Consultoria Ltda

De acordo com as atas da SPObras, por causa do grande número de documentos apresentados nesta primeira fase que se refere à capacitação técnica, as empresas pode dar vistas à documentação nos dos 25 e 26 de março no caso do Corredor Interlagos, 27 e 28 de março para o Corredor Imirim e 29 de março e 01º de abril para o caso do corredor Amador Bueno da Veiga.

Uma vez passada esta fase, a SPObras vai divulgar as empresas que forem eventualmente habilitadas e inabilitadas. Depois disso, vai abrir as propostas comerciais com os valores pedidos pelas empresas para fazerem as obras. Com base no menor valor é que serão selecionadas as empresas ou consórcios.

Nesta sexta-feira, 22 de março de 2019, estava marcada a entrega das propostas também para a reforma dos corredores Santo Amaro/João Dias (entre Avenida Santo Amaro e Terminal João Dias) e Itapecerica (entre Terminal João Dias e Terminal Capelinha), ambos na zona Sul, mas até o momento, a SPObras não informou as participantes.

As concorrências para as reformas destes corredores de ônibus se arrastam desde o ano passado, sendo várias vezes adiadas.

Como mostrou o Diário do Transporte, as propostas inicialmente deveriam ter sido apresentadas em 31 de agosto de 2018 para os corredores em Interlagos, na zona Sul; o Amador Bueno da Veiga, na zona Leste; e o Imirim, na zona Norte.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2018/08/15/prefeitura-de-sao-paulo-abre-licitacoes-para-corredores-de-onibus-nas-zonas-leste-sul-e-norte/

Mas depois de questionamentos de eventuais concorrentes e necessidades de alterações de editais, a SPObras suspendeu a disputa.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2018/08/25/suspensas-licitacoes-para-tres-corredores-de-onibus-na-cidade-de-sao-paulo/

Apenas no dia 29 de dezembro de 2018, a gestão Bruno Covas reabriu a concorrência, com cinco corredores: Interlagos, Santo Amaro/João Dias, Itapecerica (zona Sul); Imirim (zona Norte) e Amador Bueno da Veiga (zona Leste).

As entregas das propostas eram previstas para 21 de fevereiro, mas também por causa de questionamentos, foram remarcadas para os dias 28 de fevereiro e 01º de março.

Entretanto, no dia 28 de fevereiro a SPObras suspendeu a concorrência.

https://diariodotransporte.com.br/2019/02/28/bruno-covas-suspende-licitacoes-de-corredores-de-onibus-sem-data-para-retomada-da-concorrencia/

No dia 02 de março publicou novas datas para as entregas de propostas: 21 e 22 de março de 2019.

DÉFICIT DE CORREDORES:

A gestão municipal, iniciada em janeiro de 2017 com o hoje governador João Doria, instituiu no plano plurianual da prefeitura a meta de construir e reformar 72 quilômetros de corredores de ônibus.

Levando em consideração a informação da própria prefeitura de que até agora foram entregues 3,3 quilômetros do corredor Berrini, na zona Sul, e que estão em obras mais 14 quilômetros de extensão do corredor Itaquera, trechos 1 e 2, na zona Leste, falta muito para atual gestão cumprir o plano.

Mas o prefeito Bruno Covas declarou ao programa Roda Viva, da TV Cultura, no final de janeiro que, por questões orçamentárias, não vai conseguir cumprir a meta de corredores.

Em fevereiro, em resposta à Folha de São Paulo sobre a matéria que relatava o fato de prefeito Bruno Covas descontinuar ou mudar os nomes dos programas do seu antecessor, João Doria, a administração municipal disse que até o final da gestão a prioridade seria a manutenção dos atuais corredores, em referência ao questionamento sobre o BRT Rapidão, entre os terminais Capelinha e João Dias, na zona Sul.

A primeira promessa, ainda de João Doria, era de que os testes do BRT Rapidão começassem em março de 2017.

Relembre:https://diariodotransporte.com.br/2017/01/28/doria-deve-comecar-a-testar-onibus-rapidao-na-zona-sul-nos-proximos-tres-meses/

No dia 18 de fevereiro, o Diário do Transporte mostrou que a gestão tirou R$ 12,39 milhões (R$ 12.392.207,64) que estavam previstos para ampliar e moderniza a rede de corredores de ônibus da cidade em benefício do Autódromo de Interlagos, que ainda deve ser concedido à iniciativa privada.

O dinheiro vai ser usado para reformar o pavimento e parte das dependências do local de competição.

O remanejamento está inserido num crédito adicional de quase R$ 100 milhões (R$ 99.998.442,84) aberto pela prefeitura e oficializado em 16 de fevereiro de 2019.

No decreto, valor que o Autódromo vai receber é o mesmo que os corredores de ônibus terão de ceder.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2019/02/18/bruno-covas-remaneja-para-o-autodromo-de-interlagos-r-123-milhoes-que-seriam-para-corredores-de-onibus/

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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