Licitação de portas de plataforma do Metrô de São Paulo está em fase de análise documental

Estações podem ser fechadas durante as obras de instalação dos equipamentos de segurança. Foto: Adamo Bazani

Segundo o presidente da companhia, Silvani Alves Pereira, resultado deve ser divulgado nos próximos dias

JESSICA MARQUES

A licitação das portas de plataforma das Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô de São Paulo está em fase de análise documental. As propostas já foram entregues e passam por avaliação.

De acordo com o presidente da Companhia do Metropolitano, Silvani Alves Pereira, o resultado deve ser homologado e divulgado nos próximos dias. Entretanto, não foi definida uma data específica como prazo para o anúncio das empresas vencedoras.

De acordo com Pereira, são 88 portas que foram licitadas para as três linhas sob responsabilidade do Metrô de São Paulo. O presidente afirmou também que existem garantias no edital e regras prevendo multas para a empresa, caso haja atraso ou algum problema nas obras.

Além de garantir que não haja intercorrências com a empresa vencedora da licitação, o Metrô de São Paulo também busca resolver questões logísticas para a implantação das portas.

“A instalação de portas de plataforma em uma via que está em funcionamento é uma logística difícil. Temos que fazer obras de engenharia, obra civil na base da plataforma para depois colocar a porta e isso só podemos fazer entre 1h e 4h da manhã. Vamos tentar, durante a época, fechar algumas estações durante final de semana e feriado para agilizar a instalação das portas”, disse Pereira.

A licitação foi lançada em setembro de 2018, conforme noticiado pelo Diário do Transporte.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2018/09/03/metro-lanca-licitacao-para-portas-de-plataforma-em-36-estacoes-das-linhas-12-e-3/

AR-CONDICIONADO

Outra mudança que deve ocorrer em breve nas linhas 1, 2 e 3 do Metrô de São Paulo é a chegada de 19 novos trens. Após a aquisição, todas as composições terão ar-condicionado.

“Dos 169 trens hoje, 11 não têm ar-condicionado”, contou o presidente do Metrô. “A compra permitiria a substituição dos trens, além da implantação do o sistema CBTC [Controle de trens baseado em comunicação] e de injetar mais trens na Linha 3”, afirmou.

A compra será feita por meio de leasing. O procedimento é um tipo de locação financeira em que o cliente paga por um prazo determinado, sem a necessidade de ter o capital para investimento imediato.

“O leasing é um processo novo do Metrô. O próprio mercado internacional tem experiências na área de leasing para trens”, ressaltou o presidente da companhia.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2018/12/05/metro-de-sao-paulo-estuda-comprar-19-trens-novos-para-as-linhas-1-2-e-3/

PRAZOS PARA O CBTC

O CBTC (Controle de trens baseado em comunicação) está sendo implantado nas linhas 1, 2 e 3 do Metrô de São Paulo. A expectativa da companhia é de que até 2020 o processo seja finalizado.

O sistema é mais moderno e permite que um trem siga mais próximo do outro. As informações que vão controlar os trens serão enviadas por banda de Wi-Fi.

“A Linha 2, concluímos esse ano, a Linha 1 concluiremos em 2020 e a linha 3 está para 2021. Não tem ainda uma data cravada, mas o nosso esforço é que isso aconteça até 2020”, avaliou o presidente do Metrô.

ENCONTRO COM PORTAIS DE MOBILIDADE

metro-sp-comunicacao

Presidente do Metrô de São Paulo, Silvani Alves Pereira, grupo de comunicação da empresa e representantes de portais de mobilidade. Foto: Divulgação Metrô de São Paulo (Clique para Ampliar)

Na noite desta terça-feira, 05 de fevereiro de 2019, o presidente da companhia, Silvani Alves Pereira, esteve reunido com portais de mobilidade, entre os quais, o Diário do Transporte.

Na ocasião, diversos assuntos sobre o Metrô de São Paulo foram abordados e diversas dúvidas foram esclarecidas.

Entre eles, questões de segurança do Metrô e o andamento de obras de futuras linhas do sistema.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/02/05/metro-de-sao-paulo-vai-analisar-novamente-protocolos-de-seguranca-diz-presidente-da-companhia/

Leia também: https://diariodotransporte.com.br/2019/02/06/metro-de-sao-paulo-prepara-processos-de-licitacao-para-linhas-6-laranja-e-17-ouro/

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

Deixe uma resposta