Itaquaquecetuba divulga empresas habilitadas a apresentarem estudos para licitação do transporte público municipal

Foto: Divulgação (prefeitura de Itaquaquecetuba)

Expresso Planalto, que assumiu os serviços de transporte coletivo na cidade desde novembro de 2018, é uma das escolhidas, ao lado da Viação Itupeva

ALEXANDRE PELEGI

O Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas da Prefeitura de Itaquaquecetuba divulgou no Diário Oficial da União desta segunda-feira, dia 4 de fevereiro de 2019, o resultado do Chamamento Público lançado para selecionar empresas interessadas em apresentar Estudo Técnico para a Licitação do Transporte Coletivo Urbano.

Como informa a publicação, a finalidade do PMI – Procedimento de Manifestação de Interesse é “auxiliar a Administração pública municipal na estruturação de projeto para delegação à iniciativa privada da prestação de serviço público de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros no âmbito do município de Itaquaquecetuba”.

Das empresas que apresentaram proposta – Viação Itupeva Ltda, Expresso Planalto Transporte e Logistica Ltda e Wanderley Ferreira, apenas as duas primeiras foram selecionadas, e têm agora prazo de 60 dias para protocolar os estudos, contendo as modelagens jurídicas, técnica-operacional e econômico-financeira do processo.

itaqua_chama

A Expresso Planalto opera o transporte coletivo de Itaquaquecetuba desde o dia 1º de novembro de 2018, conforme noticiou o Diário do Transporte. Desde essa data, os serviços foram transferidos à Planalto pela CS Brasil, empresa de ônibus do Grupo JSL  – Júlio Simões. Relembre: Grupo JSL diz que fim das operações da CS Brasil em Itaquaquecetuba foi “decisão estratégica” e Após CS Brasil deixar Itaquaquecetuba e Expresso Planalto entrar, prefeitura diz que vai fazer licitação

O Diário do Transporte noticiou no dia 15 de dezembro de 2018 que a Prefeitura de Itaquaquecetuba havia lançado uma PMI – procedimento de manifestação de interesse para o processo licitatório.

Na época do anúncio, o prefeito Mamoru Nakashima prometeu melhorias significativas no setor nos próximos meses:

“Esperamos contar com um sistema de bilhetagem eletrônica e integração, micro-ônibus, sistema de atendimento ao cliente (SAC), a fiscalização será rígida para o cumprimento do contrato, a concessionária que assumir os serviços de transporte coletivo deverá apresentar veículos novos e modernos, além aumentar o número de veículos, de itinerários e horários. Este novo contrato será para atender os interesses da população e não de empresários”, afirmou Mamoru.

Nesse dia, Mamoru anunciou que a frota da cidade estava recebendo 14 novos ônibus zero quilômetro. Os veículos, 12 de grande porte e 2 micro-ônibus, modelo Marcopolo Torino Mercedes-Benz, foram adquiridos pela Expresso Planalto. Relembre: Itaquaquecetuba ganha 14 ônibus zero quilômetro.

Nesse dia, o prefeito afirmou que a Planalto vai explorar os serviços de transporte até que o processo de licitação seja concluído, “mas cumprindo as exigências feitas pela administração municipal já no modelo pretendido”.

Em comunicado oficial, o prefeito afirmou: “Estamos fazendo tudo com muita responsabilidade, Itaquaquecetuba terá um transporte de passageiros que atenda as necessidades da população, a melhoria será gradual, mas com eficiência e qualidade dos serviços prestados”.

O prefeito prometeu melhorias significativas no setor nos próximos meses:

“Esperamos contar com um sistema de bilhetagem eletrônica e integração, micro-ônibus, sistema de atendimento ao cliente (SAC), a fiscalização será rígida para o cumprimento do contrato, a concessionária que assumir os serviços de transporte coletivo deverá apresentar veículos novos e modernos, além aumentar o número de veículos, de itinerários e horários. Este novo contrato será para atender os interesses da população e não de empresários”, afirmou Mamoru.

A construção e ampliação de terminais, além de investimentos em novos corredores, recapeamentos de vias e novos abrigos de ônibus também estão entre as propostas.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Edmar ferrFerr disse:

    Sou morador aqui em Itaquaquecetuba, moro no bairro quinta da boa vista, ou jardim são Paulo, onde fica o cemitério da paz, muitos de nós que moramos aqui estamos insatisfeitos com o transporte, pois é demorado demais pra passar nos pontos, já cheguei a ficar 1hora e 20 minutos esperando o ônibus, a linha jardim Moraes-jardim Amazonas codigo06 TR, oniônidemira demais pra passar, não tem horário certo, muitas das vezes os motoristas mudam o itinerário por conta própria, oferecendo um serviço de péssima qualidade pra nos usuário, estamos canacansde pagar um Valor alto no transporte público e ser mal tratado, precisamos que cuidem melhor da população, o transporte público é algo que usamos pra ir para o trabalho, hospital entre vavári outros compromissos, por favor nos ajudem

  2. ADRIANO LOPES disse:

    O onibus da empresa CS BRASIL atropelou e arrancou parte da perna da minha mãe em março de 2018, depois ela teve que amputar o restante, ficou sem as duas pernas na UTI, até que morreu por não resistir situação, a empresa não colaborou e até hj não sabemos quem é o motorista assassino e que deve estar no volante ainda…

  3. Eni disse:

    Sou moradora de Itaquaquecetuba bairro Jardim Lucinda esse transporte e péssimo pego o ônibus nossa senhora das graças todos os dias intervalo dele e de 1 h e 30 p passar outro eu acho muita falta de resposta com a população os motorista agente pergunta aos motorista o que aconteceu eles nem fala nada.o ônibus que eu pegava 5h e 15 da manhã agora só passa 5h45 minutos tem que fiscalizar isso não dar todos os dias chego atrasada no meu serviço confiado nesses ônibus.

  4. Suely disse:

    Sou moradora aqui na estância paraíso e já estou vendo a melhoria do expresso planalto, está nos ajudando muito , ônibus novos sendo que dá outra empresa já fiquei 3 horas esperando e nunca passava no horário, esse expresso planalto só precisa divulgar o horário pq não aparece no aplicativo.obrigada está melhorando 🙏

  5. Marina disse:

    Gostaria que os ônibus cumprisem com horário pois não e isso que tem acontecido principalmente com horário da 6:00 horas o ônibus que faz o bairro Piratininga 2 por favor manter ele no horário.

  6. Morei em outras cidades em São Paulo , mais nunca vi uma cidade com um trasporte tão horrível como Itaquaquecetuba , demora mais de uma hora para passar um onônib , quando passa lotado , um calor todo mundo em pé horrível , estou até quendo mudar dessa cidade !

  7. Depois que vim morar em Itaquaquecetuba , fui demitida por conta dos atrasos , tinha que trabalhar no domingo fiquei das 4:50 ate as 6:10 da manhã no ponto , foi quando passou um ônibus , total falta de respeito dessas empresas , fui até demitida depois que mudei pra cá ! pior trasporte que já vi moro na estrada do campo limpo , aqui ônibus passa a cada uma hora !

  8. Ricardo disse:

    Sou morador do village e tb sofro com a demora do ônibus. .. já cheguei a ficar uma hora esperando, demora mto e qdo chega está lotado, as vezes o motorista passa direto, nem para, e a integração nunca funciona, várias vezes paguei duas vezes qdo vou pro Shopping de itaquaquecetuba, e qdo funciona a integração, funciona somente com o ônibus laranja que demora mto, e horrível .

  9. Debora Paula Mota disse:

    Sou moradora de Itaquaquecetuba desde criança, moro no Jd Itaqua. O transporte público aqui sempre foi ruim por só ter uma empresa prestando serviço, o prefeito Mamoru Nakashima se comprometeu a melhorar o transporte colocando duas empresas e também disse que iria voltar a ter cobrador, pq o motorista efetuar duas funções também ocasiona mais demora e riscos de acidentes visto que na maioria das vezes eles têm que cobrar a passagem enquanto dirigem ou não sairiam dos pontos. Quando o ônibus demora nós culpamos o motorista e jogamos sobre eles toda mossa raiva quando normalmente eles não têm culpa e também são prejudicados tendo que trabalhar com esses ônibus que estão uma porcaria, rodando sem manutenção e quebrando direto, vejo vários por toda a cidade, sem que haja outros ônibus para substituir. Tem muitos ônibus que estão tão ruins que mal sobem as ladeiras e não desenvolvem velocidade para fazer o percurso no tempo programado e isso tudo é o que causa as demoras e atrasos. Também não é justa a falta de integração seja por terminais ou diretamente nos ônibus como em São Paulo, pois os itinerários são curtos, a tarifa é cara e na maioria das vezes temos que usar dois ônibus para chegar onde precisamos, um exemplo disso é a ida a Upa ou ao Shopping.
    É sabido que sempre houve esquemas de corrupção nas renovações de contratos e também nas escolhas de empresas, “licitações”, vamos ver se agora isso vai mudar ou é apenas mais um engodo pra população. Tenho minhas dúvidas pq os ônibus que estão circulando estão com o nome de Expresso Planalto, como dito na reportagem mas ao ligar na garagem para solicitar informações sobre horários, atendem como Quatai.
    Alguém explica???

  10. Alberto disse:

    A muito tempo não temos um transporte digno de conforto.
    Pagamos um valor alto e ficamos esperando por mais de 40 minutos para conseguir um embarque.
    Fazemos uma viagem estressante, lotado de passageiros e devido a inúmeros buracos de tamanhos diversos a cada metro, o coletivo bate ate o teto, janelas bancos…

    Gostaria de saber se essas empresas que participaram da licitação oferece, e se iram cumprir seu contrato.

  11. Anderson disse:

    E gente vai continuar a mesma coisa nao vai mudar nada cs brasil tinha seus problema essa expresso planalto vai ser pior nao vi mudança nenhuma estão trazendo carro reformado pra cidade sem conforto nenhum so lamento pela nossa cidade que merecia coisa melhor um monte de empresa ai de nome pra concorrer a licitação e vem expresso planalto e viacao Itupeva nao sabemos nada sobre essa empresa como ela presta o seu sêvico nas cidade onde atuam mas o prefeito nosso e uma bênçã e gente mas 10 anos de sofrimento no transporte coletivo

Deixe uma resposta