Itaquaquecetuba ganha 14 ônibus zero quilômetro

Foto: Divulgação (prefeitura de Itaquaquecetuba)

Veículos Marcopolo Torino Mercedes-Benz foram adquiridos pela Expresso Planalto

ALEXANDRE PELEGI

A prefeitura de Itaquaquecetuba divulgou que a frota da cidade receberá 14 novos ônibus zero quilômetro.

Os veículos, 12 de grande porte e 2 micro-ônibus, modelo Marcopolo Torino Mercedes-Benz, farão o trajeto das linhas municipais, e foram adquiridos pela Expresso Planalto, que assumiu os serviços de transporte coletivo na cidade desde o dia 1º de novembro.

Conforme mostrou em primeira mão o Diário do Transporte, a CS Brasil, do Grupo JSL – Júlio Simões, passou as operações para o Grupo CSC, da qual faz parte a Expresso Planalto, de Minas Gerais.

O grupo mineiro assumiu as linhas, os ônibus e os funcionários da CS Brasil. A garagem continua com o Grupo JSL, proprietário da CS Brasil.

A Planalto vai explorar os serviços até que o processo de licitação seja concluído, mas cumprindo as exigências feitas pela administração municipal já no modelo pretendido.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2018/11/08/grupo-jsl-diz-que-fim-das-operacoes-da-cs-brasil-em-itaquaquecetuba-foi-decisao-estrategica/

O prefeito de Itaquaquecetuba, Mamoru Nakashima, afirmou que esse “é o primeiro passo rumo a melhoria do transporte de passageiros na cidade”.

Em comunicado oficial, o prefeito afirmou: “Estamos fazendo tudo com muita responsabilidade, Itaquaquecetuba terá um transporte de passageiros que atenda as necessidades da população, a melhoria será gradual, mas com eficiência e qualidade dos serviços prestados”.

A Prefeitura abriu uma PMI – procedimento de manifestação de interesse, para  processo licitatório. Os interessados deverão apresentar os projetos até o dia 11 de janeiro de 2019 para protocolar a documentação exigida na primeira fase, destinada à qualificação dos proponentes.

Os qualificados nesta fase, autorizados pelo Conselho Gestor, terão a responsabilidade de levantar, no prazo de 60 dias, as informações técnico-operacionais, jurídicas e econômico-financeiras solicitadas no edital.

O prefeito promete melhorias significativas no setor nos próximos meses:

Esperamos contar com um sistema de bilhetagem eletrônica e integração, micro-ônibus, sistema de atendimento ao cliente (SAC), a fiscalização será rígida para o cumprimento do contrato, a concessionária que assumir os serviços de transporte coletivo deverá apresentar veículos novos e modernos, além aumentar o número de veículos, de itinerários e horários. Este novo contrato será para atender os interesses da população e não de empresários”, afirmou Mamoru.

A construção e ampliação de terminais, além de investimentos em novos corredores, recapeamentos de vias e novos abrigos de ônibus também estão entre as propostas.

quatai_02

quatai_03

Foto: Divulgação (prefeitura de Itaquaquecetuba)

quatai_04quatai_05

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Madson Silva disse:

    Tem que ter ônibus mais cedo pra Av industrial, pois muita gente trabalha lá e só tem ônibus após as cinco da manhã, nesse horário muita gente já tá trabalhando la!

  2. Gleibson Antonio disse:

    Itaquaquecetuba a cidade mais velha de sp mais que ainda continua na idade média que pena Itaquá vc merece muito mais que isso população vamos acordar olha Suzano nossa vizinha tá sendo um exemplo pra nós 😪 sr prefeito vc tem a obrigação de fazer as coisas aqui acontecer mais ônibus vans e o cartão Bom acorda prefeito vc não anda de oniôni né 😏 e nem sua família

  3. Jorgino disse:

    “O prefeito de Itaquaquecetuba, Mamoru Nakashima, afirmou que esse “é o primeiro passo rumo a melhoria do transporte de passageiros na cidade”.

    Piada né senhor prefeito isso e se ele merece ser tratado assim, pois ele trata a cidade como nada AFF, essa atual gestão e uma vergonha para nos municepes.

  4. Lucimar disse:

    Nós, usuários e contribuintes estamos aguardando ansiosos pela melhoria e de olhos bem abertos!!!!

    1. Oziel Santos disse:

      O certo é exigir ônibus com ar-condicionado, tomadas USB e roteadores Wifi , organização dos horários de ônibus , menores intervalos , manutenção dos ônibus e limpeza em dia além de integração entre ônibus e até CPTM . Esperamos que o prefeito tenha noção disso

  5. Lucimar disse:

    Meu filho felizmente saiu dessa cidade, pois não conseguia transporte depois das 0h,trabalha em loja de shopping e geralmente tinha que vir a pé da estação de Itaquaquecetuba, correndo perigo de vida!!!!

  6. Luciano cipolletta disse:

    Não basta colocar carros novos mas estratégia mas encurtar as linhas que tenha percurso longos renque ser linhas ágeis e rápidas para acessar bairro centro rápido e tambem criar mais duas ou tres estacoes de trem aproveitar essa linha de ferrovia de cargas uma no centro segundo entre o jardim Odette e outra no ponte do pinheirinho perto do jsl com trens expresso somente nos horarios de Picos manha e tarde iria melhorar muito a vida de centenas de pessoas no dia a dia sem dizer que os ônibus andaria mas vazio e ageis

  7. Marcio Enrique Caetano da Silva disse:

    expresso planalto ou quatai jsl

  8. TIM 2018 disse:

    Mesma empresa só trocou cnpj

  9. Anderson disse:

    Itaqua só vai melhorar quando o prefeitos se tocar que fazendo terminais de ônibus vai melhorar muitas linhas vai diminuir o percursose e a prefeitura tomar contas dos bilhetes e das partidas assim não avendo partida muta por perca e mais fiscalização

  10. Robson Guimarães disse:

    Esses ônibus da Expresso Planalto com início de frota 52….., Nenhum tem encosto de cabeça conforme a lei brasileira exige, e mesmo assim circulam normalmente pela cidade. Absurdo Sr prefeito absurdo.

  11. Robson Guimarães disse:

    Gostaria de saber porque os ônibus não recebem multa de trânsito, tem o local para o ônibus adentrar, e eles param longe da calçada para o passageiros, os motoristas dão seta já saem e do olham no retrovisor depois que já estão no meio da pista.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading