Secretaria dos Transportes Metropolitanos discute viabilização do Trem Intercidades com o BID

Trem Intercidades será construído para atender as regiões de Campinas e do Vale do Paraíba. Foto: divulgação.

Prioridade será executar os trechos entre São Paulo e Campinas e de Campinas a Americana

JESSICA MARQUES

O secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, esteve reunido nesta terça-feira, 15 de janeiro de 2019, com membros do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). A reunião teve como objetivo discutir alternativas técnico-financeiras para viabilizar o Trem Intercidades.

Conforme informado por Baldy, em nota, a prioridade será a construção dos trechos São Paulo-Campinas, Campinas-Americana. Entretanto, o secretário afirmou que também serão retomados estudos relativos aos projetos das regiões de São José dos Campos, Sorocaba e Santos.

“Hoje o trajeto da estação Barra Funda, passando por Jundiaí, até Campinas, é o que está mais adiantado. Desejamos traçar um cronograma de ações até 10 de fevereiro, junto com o governo federal, para que consigamos publicar o edital de licitação ainda neste ano”, disse, em nota.

Após a reunião, a STM informou que deve ser assinado em breve um termo de cooperação com o BID, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e o Ministério da Infraestrutura, para a execução do Trem Intercidades.

Além disso, para os próximos meses está prevista a definição da modelagem técnico-financeira a ser adotada.

“Buscaremos a modelagem mais rápida, mais eficiente e que ofereça um transporte de melhor qualidade com menor preço aos passageiros”, afirmou o secretário.

Ainda nesta semana, Baldy deve receber o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio Cunha Filho, e técnicos da pasta para alinhar detalhes da parceria entre os governos estadual e federal.

Nesta segunda-feira, o secretário disse que o cronograma para o projeto deve ficar pronto até 10 de fevereiro.

Relembre: Cronograma para Trem Intercidades, no estado de São Paulo, deve ficar pronto até fevereiro

O Trem Intercidades, que será construído para atender as regiões de Campinas e do Vale do Paraíba, terá uma licitação privada, que contará com compartilhamento de linhas que já existentes, segundo Baldy.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

2 comentários em Secretaria dos Transportes Metropolitanos discute viabilização do Trem Intercidades com o BID

  1. Luiz Carlos Direnzi // 15 de janeiro de 2019 às 21:44 // Responder

    Nós tínhamos os trens da Fepasa que bem ou mau serviam todo Estado. Acabaram com tudo e agora ficam ai fazendo estudos disso e daquilo. Coloquem logo os trens para rodar e pronto.

  2. Amigos, boa tarde.

    Viabilidade ?

    Esta malha é viável desde os tempos da saudosa e respeitável Estrada de Ferro Sorocabana – EFS.

    Porém, economicamente entendo que só será viável para o transporte de cargas; o de passageiros não irá pagar o investimento e muito sustentar o custo de operacional e de manutenção.

    Caso iniciem esta obra, será mais uma que ficará abandonada.

    Melhor concluir ou fazer a Ferro Norte operar.

    Att,

    Paulo Gil

1 Trackback / Pingback

  1. Após Doria confirmar Trem Intercidades, Governo de SP projeta PPP para fim do ano incluindo Linha 7-Rubi – Diário do Transporte

Deixe uma resposta