Após Doria confirmar Trem Intercidades, Governo de SP projeta PPP para fim do ano incluindo Linha 7-Rubi

A Concessionária Rumo Logística, que detém a concessão do trecho ferroviário por onde passará o TIC, terá de formalizar a cessão de uso dos trilhos para o transporte de passageiros. Foto: Divulgação

Secretaria dos Transportes Metropolitanos já havia confirmado ao Diário do Transporte que licitação seria viabilizada este ano, após definição da modelagem do negócio com o Governo Federal

ALEXANDRE PELEGI

O Trem Intercidades (TIC) deve sair do papel no estado de São Paulo. Esta pelo menos é a meta que consta em apresentação atribuída à STM – Secretaria de Transportes Metropolitanos obtida pela reportagem do Diário do Transporte.

O documento prevê a concessão, operação, manutenção e obras de requalificação da Linha 7-Rubi, que liga a estação da Luz a Jundiaí, e o Trem Intercidades.

Com prazo de 30 anos, a concessão estima investimentos de R$ 7 bilhões.

O projeto do TIC, designado como Serviço Expresso, partirá da estação Barra Funda com paradas em Jundiaí e Campinas, numa extensão de 102 km e tempo de viagem estimado em 60 min.

Já o projeto da Linha 7-Rubi incluirá um Serviço Parador, ligando as cidades de Valinhos, Vinhedo, Louveira e Jundiaí e integrando em Francisco Morato, com extensão de 65 km e 9 Paradas.

No caso do TIC Serviço Expresso, a demanda prevista é de 68,5 mil passageiros/dia.

No Serviço Parador da Linha 7 – Rubi, entre Luz e Jundiaí, com extensão de 60,5 Km e 18 estações no total, a demanda é de 442 mil passageiros/dia.

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RUMO CEDERÁ PASSAGEM

O governador João Doira reafirmou recentemente que o Estado lançará um chamamento público para o projeto ainda este ano.

A declaração, feita no interior paulista no dia 23 de março, passou um recado à Concessionária Rumo, que detém a concessão do trecho ferroviário em Americana e não teria se mostrado disposta a disponibilizar os trilhos para o transporte de passageiros. Doria afirmou que a “Rumo vai ter que tomar o rumo e vai seguir a mesma linha do governo”.

Logo na sequência, a Rumo divulgou nota em que afirma que já foi assinado um termo de compromisso entre a concessionária e o Governo do Estado de SP para utilização do trecho entre Campinas e Jundiaí. Segundo a nota, “o referido trecho tem pequeno tráfego de cargas e pode ser compartilhado”.

O secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, já afirmara em janeiro deste ano que o cronograma para o projeto deve ficar pronto até 10 de fevereiro. “Nosso desejo é lançar ainda neste ano o edital do chamamento público para que este projeto finalmente saia do papel”, disse Baldy em nota encaminhada ao Diário do Transporte. Relembre: Cronograma para Trem Intercidades, no estado de São Paulo, deve ficar pronto até fevereiro

No dia 15 de janeiro, o secretário Alexandre Baldy esteve reunido com membros do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), com o objetivo discutir alternativas técnico-financeiras para viabilizar o Trem Intercidades. Relembre: Secretaria dos Transportes Metropolitanos discute viabilização do Trem Intercidades com o BID

“Hoje o trajeto da estação Barra Funda, passando por Jundiaí, até Campinas, é o que está mais adiantado. Desejamos traçar um cronograma de ações até 10 de fevereiro, junto com o governo federal, para que consigamos publicar o edital de licitação ainda neste ano”, disse Baldy após o encontro com o BID.

As iniciativas de estudo para implantar o projeto já foram determinadas pelo secretário à CPTM, principalmente das intervenções necessárias entre Jundiaí e Americana.

“Buscaremos a modelagem mais rápida, mais eficiente e que ofereça um transporte de melhor qualidade com menor preço aos passageiros”, afirmou o secretário.

PARCERIAS COM CONCESSIONÁRIAS DE FERROVIAS

O governador João Doria tem procurado realizar parcerias com empresas que detém concessões de trechos ferroviários no estado.

No final de janeiro, o governador paulista anunciou, juntamente com o ministro da Infraestrutura, um acordo para viabilizar a construção do Ferroanel, obra que atenderá tanto o transporte de carga como o de passageiros.

Os investimento para a linha férrea de 53 km virão dos recursos provenientes da outorga de concessão ferroviária da MRS Logística, de R$ 3,5 bilhões, que serão investidos pelo Governo Federal. Eles só serão possíveis graças à antecipação da prorrogação do contrato com a MRS por mais 30 anos.

A obra permitirá finalmente que os trens de passageiros da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) deixem de compartilhar os trilhos com o transporte de carga. Com a obra pronta, a carga será transportada em via exclusiva. Relembre: Doria anuncia parceria com a União para construção do Ferroanel; obra atenderá transporte de carga e passageiros

Oficialmente, em nota, a STM diz que não reconhece o relatório, e que ainda não definiu as prioridades dos investimentos

A Secretaria de Transportes Metropolitanos desconhece o relatório divulgado sobre investimentos da pasta. Projetos e obras da Secretaria estão em fase de reconhecimento pela nova gestão para a definição de prioridades.”

O Diário do Transporte confirmou a existência do documento de intenções junto a fontes ligadas à pasta, que reiteraram que as estimativas são levadas em consideração, mas que não se tratam da versão final dos projetos.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

5 comentários em Após Doria confirmar Trem Intercidades, Governo de SP projeta PPP para fim do ano incluindo Linha 7-Rubi

  1. Raimundo de Carvalho // 1 de abril de 2019 às 13:10 // Responder

    Que beleza , mais um esqueleto para o Estado de São Paulo. Deveria concluir os esqueletos existentes.

  2. E o interior, calmo fica?

  3. Esperamos que essa promessa de novas opções de transporte não sejam meras conversas para alegrar a população, e efetivamente seja ampliada para mais destinos e concluída.

  4. Júlio César Prado Bianchi // 2 de abril de 2019 às 08:09 // Responder

    Tenho saudade da linha que ia até Castilho divisa com MS… como. Ficará? Irá ser modelada de novo?

  5. Para o trem Intercidades ter fluidez, terão que fazer vias separadas de BOA VISTA até AMERICANA para não compartilhar com os cargueiros. Se compartilhar não terão sucesso nesse projeto.

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