Em documento entregue a Bolsonaro, ABEGÁS propõe trocar diesel por GNV em ônibus e caminhões

Foto: primeiro ônibus brasileiro movido a biometano/GNV, produzido pela Scania, foi destaque em Campinas no Fórum Brasil de Gestão Ambiental em 2017

Documento “Uma indústria do Gás Natural Competitiva para o Brasil” afirma que troca do diesel por GNV traria ganho ambiental e economia de divisas para o país

ALEXANDRE PELEGI

A ABEGÁS – Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado entregou ao presidente eleito, Jair Bolsonaro, uma proposta radical de substituição diesel por GNV (gás natural) em ônibus e caminhões do país.

Em um documento de 52 páginas, intitulado “Uma indústria do Gás Natural Competitiva para o Brasil”, a Associação afirma que a medida traria ganho ambiental e economia de divisas, e sugere uma série de ideias para implementar uma política nacional de estímulo ao uso de gás natural.

O que a ABEGÁS defende, entre outras ações, são mudanças regulatórias, que permitam incluir os veículos a GNV nos editais de licitação da renovação das frotas municipais dos ônibus das cidades brasileiras.

Pelo lado ambiental, garante a ABEGÁS, a substituição do diesel por GNV reduziria em cerca de 70% as emissões de poluentes, possibilitando uma sensível melhora na qualidade do ar das cidades, o que, segundo estimativas, permitiria uma economia da ordem de R$ 40 bilhões por ano em gastos de saúde pública.

Já pelo lado econômico, a redução nas importações de gasolina e diesel traria ao país uma economia brutal, em média de US$ 7,3 bilhões por ano.

O presidente executivo da Abegás Augusto Salomon, sustenta que o Gás Natural Veicular (GNV) é usado internacionalmente como um combustível estratégico para reduzir o nível de emissões, “não só em carros de passeio, mas em veículos pesados, no transporte público e de cargas, por conta da sua confiabilidade, produtividade operacional e segurança”.

Salomon afirma que a proposta da entidade é promover acordos estaduais para a implementação de políticas públicas de incentivo ao uso de GNV em veículos pesados de carga e de transporte de pessoas, em substituição ao óleo diesel – “e a criação corredores logísticos, com infraestrutura de abastecimento de GNV para veículos de transporte de carga.”

Dentre as medidas propostas pela Associação para estimular o GNV no país estão a geração de energia elétrica, com o aumento do consumo pela indústria, nas residências e no comércio.

Atualmente, a frota brasileira movida a GNV é de cerca de 2 milhões de veículos, com predomínio de veículos leves (táxis, frota cativas, autônomos e particulares). “Mas a experiência internacional vem apontando para o uso cada vez maior do gás natural no transporte de cargas e passageiros”, afirma o Gerente ade Estratégia e Competitividade da Abegás, Marcelo Mendonça.

Como o Diário do Transporte noticiou em outubro, a Scania anunciou que, a partir de 2019, o Brasil terá a ônibus intermunicipal rodoviário abastecido a GNV, o que demonstra que a indústria do setor já consolidou a tecnologia do gás. Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2018/10/11/scania-tera-onibus-intermunicipal-rodoviario-a-gas-natural-no-brasil-a-partir-de-2019/

Apesar disso, a ABEGÁS lembra que a produção é exportada por falta de uma política de estímulo para uso dos veículos no país.

Leia algumas matérias sobre GNV publicadas pelo Diário do Transporte:

20/outubro/2016 – Recife testa ônibus a GNV/ biometano da Scania

12/julho/2017 – Scania, Comgás e Agility apresentam primeiro ônibus brasileiro movido a GNV/biometano em Fórum de Gestão Ambiental

8/novembro/2017 – Parceria com universidade, van para pessoas com deficiência dirigirem, GNV e aposta nos trólebus são algumas das novidades da Iveco para o Brasil e exterior

25/janeiro/2018 – ENTREVISTA: Scania deve crescer acima da média do mercado de ônibus e mais uma empresa de São Paulo se interessou por modelo a GNV

27/fevereiro/2018 – Ônibus Scania: Dois chassis para homologação de novos modelos na Busscar; crescimento de 10% para rodoviários e GNV com 28% de redução de custo operacional

2/agosto/2018 – Scania faz demonstração de ônibus a GNV em Campinas

11/agosto/2018 – Iveco exibe veículos com tração elétrica e GNV na IAA 2018 em Hanover, Alemanha

11/outubro/2018 – Scania terá ônibus intermunicipal rodoviário a gás natural no Brasil a partir de 2019

12/novembro/2018 – Primeiro ônibus do Brasil abastecido a gás gerado do esgoto é apresentado em Franca (SP)

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

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