Ambev e Volkswagen concluem testes do caminhão elétrico e-Delivery

Publicado em: 13 de novembro de 2018

Fontes de energia serão limpas, como solar e eólica, prometem Ambev e Volkswagen – Foto Divulgação/Clique para ampliar

Veículo 100% elétrico rodou mais de 900 quilômetros em 30 dias

ALEXANDRE PELEGI

No dia 20 de agosto de 2018, como publicado no Diário do Transporte, a Volkswagen Caminhões e Ônibus anunciou a compra pela Ambev de 1617 caminhões elétricos modelo e-Delivery para o transporte de bebidas. A entrega de todos os veículos deverá estar concluída até 2023. Relembre: Ambev terá 1600 caminhões elétricos Volkswagen/Eletra até 2023

O conjunto elétrico é desenvolvido pela Eletra Industrial, empresa que faz equipamentos para ônibus elétricos e trólebus em São Bernardo do Campo.

Nesta terça-feira, dia 13 de novembro de 2018, Volks e Ambev anunciaram a conclusão da primeira etapa da parceria, com o encerramento da fase de testes do e-Delivery 100% elétrico, que percorreu mais de 900 quilômetros em um período de 30 dias.

Com redução de 0,7 tonelada nas emissões de CO2, o diretor de sustentabilidade e suprimentos da Ambev, Guilherme Gaia, afirmou que a economia alcançada nos testes chegou a 200 litros de diesel. O executivo afirmou ainda que foram feitas 369 entregas com o caminhão e-Delivery, quase 150 toneladas de produtos.

Segundo a Volkswagen, com a compra anunciada até 2023 a Ambev terá 35% da frota composta de veículos elétricos, o que deve evitar a emissão de mais de 30,4 mil toneladas de carbono na cadeia logística da empresa por ano.

É o maior compromisso de caminhões elétricos do mundo”, afirmou o vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Ambev, Rodrigo Figueiredo, num evento hoje em São Paulo.

ACORDO FIRMADO NA ALEMANHA

A parceria entre as duas gigantes do setor já atingiu nível mundial. No dia 20 de setembro de 2018, durante a feira IAA em Hannover, Alemanha, Volks e Ambev assinaram um termo de cooperação global para desenvolver um modelo de negócio de mobilidade elétrica. Relembre: VW Caminhões e Ônibus e Ambev firmam compromisso global para modelo de negócio elétrico

O termo foi assinado pela diretoria da VW Caminhões e Ônibus e pelo diretor de sustentabilidade e suprimentos da Cervejaria Ambev, na presença de Andreas Renschler, CEO do Grupo Traton. O Grupo Traton reúne as marcas RIO, que atua no negócio digital de transportes, como telemetria, e as fabricantes MAN, a Volkswagen Caminhões & Ônibus e a Scania. (Relembre)

Nesse dia foi anunciado que o primeiro caminhão a integrar essa frota, o VW e-Delivery, chegaria ao Brasil até o final de setembro, inaugurando assim a primeira fase de testes para determinar a tecnologia mais adequada para atender as operações da Cervejaria Ambev.

Hoje as duas empresas anunciaram o sucesso dos testes, concluindo mais uma etapa da parceira global.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta