Agora é oficial: Volkswagen Truck & Bus vira GRUPO TRATON

Ônibus da MAN. Marca terá mais sinergia com Volkswagen Caminhões & Ônibus, Scania e RIO. Clique para Ampliar/Foto: Ilustrativa/ Foto: Divulgação

Operações das empresas MAN, RIO, Volkswagen Caminhões e Ônibus e Scania ocorrem de forma independente da Volkswagen AG. Com capital aberto em bolsa, o Grupo TRATON vai admitir novos sócios.

ADAMO BAZANI

Nesta quinta-feira, 30 de agosto de 2018, o Grupo Volkswagen Truck & Bus anunciou que se transformou oficialmente em Grupo TRATON, que reúne as marcas RIO, que atua no negócio digital de transportes, como telemetria, e as fabricantes MAN, a Volkswagen Caminhões & Ônibus e a Scania.

No comunicado à imprensa especializada, como o Diário do Transporte, o CEO da Scania e membro do Conselho Administrativo da TRATON AG, Henrik Henriksson, disse que as marcas continuarão no mercado, mas haverá maior integração entre elas.

 “Nosso Grupo é composto por marcas fortes e únicas, mas a TRATON nos fortalece ainda mais. Sob o mesmo teto, podemos juntar forças e combinar nossa capacidade de inovação. A TRATON conecta as marcas e incentiva nossa colaboração. Com a TRATON, estamos criando a fundação para um novo ecossistema de transporte e logística”

Como já mostrou o Diário do Transporte, no início do ano que vem, o grupo pretende vender em bolsa de valores, 25% do capital, o que deve injetar seis bilhões de euros no novo conglomerado.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2018/06/21/com-grupo-traton-volkswagen-deve-vender-25-da-subsidiaria-de-onibus-e-caminhoes-em-bolsa-ford-e-volks-em-nova-alianca-estrategica/

Como também mostrou a reportagem do Diário do Transporte, o Registro Comercial do Tribunal Distrital de Munique, na Alemanha, oficializou no dia 26 de junho de 2018, a transformação do grupo em uma sociedade anônima. Com isso, foi dado o passo que faltava para o grupo se desvencilhar do Grupo Volkswagen.

Na mesma nota desta quinta, o CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus e membro do Conselho Administrativo do GRUPO TRATON, Antonio Roberto Cortes, diz que uma das estratégias com a formação do grupo é separar as operações de veículos pesados e mobilidade de outras marcas da Volkswagen.

“A TRATON confere às nossas marcas um novo potencial de identificação. Ela ajudará a distinguir o Grupo das outras marcas Volkswagen. Desde que começamos a trabalhar juntos, todos os membros da nossa equipe estavam ansiosos para levar as coisas ao próximo nível através da colaboração e ajudar nossos clientes a vencer a corrida. Essa ideia tem um nome: TRATON”.

O Grupo Volkswagen Truck & Bus GmbH, hoje TRATON, foi criado em 2015 e, segundo o CEO da MAN e membro do Conselho Administrativo do GRUPO TRATON,  neste período as marcas se uniram para ações de desenvolvimento de tecnologia e produtos, além de compras grandes de lotes de matéria-prima, por exemplo, o que resultou na ampliação da presença global das marcas e das vendas.

“Como Grupo, nós crescemos juntos mais rápido do que o esperado. Agora, estamos cada vez mais potencializando a combinação de nossas forças e compartilhando experiência entre as marcas. A TRATON, nova identidade do Grupo, reflete nosso DNA e nossa mentalidade aberta para que possamos aprender uns com os outros e descobrir novos caminhos. Ela representa esta abordagem conjunta e vai promovê-la ainda mais”

Na nota, o Grupo TRATON diz que fará integrações com funcionários  e eventos de apresentação da filosofia em Munique, Braunschweig, São Paulo e Södertälje.

As iniciais do grupo têm o seguinte significado, já com a tradução para o portugês.

  • TRAnsformaçãodo ecossistema dos transportes é a nossa missão – para o benefício de todos.
  • TRAnsporte é a nossa paixão. E a dos nossos clientes também.
  • TONelagem é o que os nossos clientes estão movimentando por todo o mundo, todos os dias.
  • TRAdiçãodas nossas marcas fortes é a nossa base.
  • Estar sempre“ON”é o principal objetivo dos nossos clientes, e a nossa atitude para tornar tudo possível para eles.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

1 Trackback / Pingback

  1. VW Caminhões e Ônibus e Ambev firmam compromisso global para modelo de negócio elétrico – Diário do Transporte

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: