Caetano Veloso critica BRT de Salvador e esquenta polêmica sobre projeto. Prefeitura reage

Artistas, especialistas e ativistas ambientais têm condenado cortes de árvores. Para secretário Fábio Mota, críticas partem de desconhecimento do projeto

ALEXANDRE PELEGI

Cresce a polêmica sobre o projeto de BRT de Salvador.

Primeiramente foram os auditores do TCU – Tribunal de Contas da União, que anunciaram estar em análise pelo órgão a liberação de R$ 300 milhões feita pelo Governo Federal para a segunda fase das obras do sistema de BRT da capital baiana. Segundo o Tribunal, a liberação teria desrespeitado a Lei de Responsabilidade Fiscal, pois foi assinada em meio a vários cortes na pasta e sem a conclusão de outros projetos em andamento.

Ao mesmo tempo, grupos de manifestantes têm organizado protestos no local das obras, se posicionando contra a derrubada de árvores para a instalação do corredor do BRT. Até o último domingo, dia 5 de maio, já tinham ocorrido 3 protestos.

As obras do primeiro trecho do BRT de Salvador tiveram início no dia 29 de março de 2018. Com 2,9 km de extensão, o trecho ligará a região do Parque da Cidade à estação de integração do metrô na área da rodoviária e Shopping da Bahia. O segundo trecho do BRT, com 5,5 km de extensão, ligará o Parque da Cidade e a Lapa.

Dentre as críticas, além das questões ambientais, estão as obras físicas. A posição de arquitetos e engenheiros de transporte é de que as linhas de ônibus expressas podem correr em faixa exclusiva, mas sem a necessidade de obras de grande porte, como viadutos.

A reação do prefeito ACM Neto (DEM) tem sido irredutível: o projeto do BRT não será modificado “de jeito nenhum”.

Dentre os que têm se posicionado contra o corredor, figura o marido da popular cantora baiana Ivete Sangalo, o nutricionista Daniel Cady. Em sua página do Instagram ele se manifestou contra o BRT: “Existem opções mais baratas, com menos impactos ambientais e urbanísticos para melhorar o transporte coletivo. Salvador não quer este projeto!”

Agora chega a vez de Caetano Veloso, um dos mais populares artistas baianos, se colocar contra o projeto.

Em um vídeo publicado nas redes sociais da plataforma de preservação ambiental 342 Amazônia, Caetano explicita sua posição crítica ao BRT: “Salvador precisa é que se plantem árvores nela, não que se lhe cortem árvores. Para a modernização do transporte público na cidade é preciso uma conversa boa, produtiva, responsável e corajosa da prefeitura da cidade com os ambientalistas, com os urbanistas, com as pessoas que discutem a questão da sociedade na Bahia”.

De quebra, o baiano critica a falta de debate com a sociedade: “O BRT que está sendo anunciado está sendo justamente discutido por pessoas que têm preocupações com essas questões. E eu acho que sem o avanço dessas discussões não se pode aceitar que se cortem árvores centenárias e que se danifique a paisagem urbana de Salvador por uma opção de ‘progresso’”. O músico avalia o modal como uma “opção de progresso duvidoso”.

Veja o vídeo:

Agora, o movimento contra o BRT prepara para o próximo sábado, dia 12 de maio, mais uma manifestação em frente ao Hospital Aliança, na Avenida ACM. A mobilização está sendo puxada por grupos no WhatsApp, dentre eles um cujo nome é ‘Não ao BRT’.

RESPOSTA DA PREFEITURA

O Secretário municipal de Mobilidade de Salvador, Fábio Mota, reagiu em nome da prefeitura. Ele afirmou através de matéria publicada do site da administração municipal que as críticas ao BRT feitas por artistas, muitos dos quais nem moram em Salvador, são fruto de desconhecimento do projeto.

“Tem gente entrando numa onda de boatos e notícias falsas sobre o BRT sem nem procurar se informar sobre o projeto, inclusive pessoas conhecidas que nem em Salvador mora. Esse é um projeto que vai resolver em definitivo problemas de mobilidade e de infraestrutura em uma das áreas mais movimentadas da cidade. É um projeto voltado para os mais pobres, beneficiando diretamente 340 mil pessoas”, declarou.

Continua o texto publicado no site oficial da Prefeitura de Salvador:

Fábio Mota afirmou que, entre as mentiras espalhadas, está a de que o projeto vai custar R$1 bilhão. “A Prefeitura conseguiu um orçamento de R$820 milhões para a obra inteira. Mas isso é o teto. Toda a obra deverá custar algo em torno de R$500 milhões, após a licitação do segundo trecho. Para o primeiro trecho, o orçamento era de R$377 milhões, mas, após a licitação, ficou em R$212 milhões. E é uma obra completa, que vai resolver em definitivo problemas de alagamentos em vias como a ACM e Juracy Magalhães, uma demanda antiga da cidade, e também melhorar a mobilidade para quem anda de carro ou bicicleta. Os engarrafamentos irão diminuir, melhorando a qualidade de vida das pessoas. A Prefeitura está assumindo as suas responsabilidades com esse projeto”, declarou. 

O secretário disse que as críticas ao projeto são elitistas. “Mais de 340 mil pessoas que hoje andam de ônibus por onde o BRT vai passar serão beneficiadas. Por isso, os moradores de localidades como a Polêmica, Nordeste de Amaralina, Santa Cruz, Vale das Pedrinhas ou Vale das Muriçocas são a favor do projeto, porque essas pessoas necessitam de um transporte mais rápido, mais confortável, mais seguro, com maior capacidade de passageiros, com ar-condicionado, que trafegue em vias exclusivas. Quem critica o BRT desconhece a realidade diária desses cidadãos”, frisou.

No final da publicação, a prefeitura repete uma lista de dez razões que explicam por que o BRT é importante para Salvador:

1 – O BRT será um ônibus maior (23 metros), com ar-condicionado e que vai fazer a ligação entre a Lapa e a região da rodoviária passando por avenidas como Vasco da Gama, Juracy Magalhães e ACM, em trajeto diferente do realizado pelo metrô;

2 – Por circular em vias exclusivas e segregadas de tráfego, o BRT não vai pegar semáforo ou cruzamento. Por isso, ele vai fazer a ligação entre a Lapa e a região da rodoviária em apenas 16 minutos;

3 – Cerca de 340 mil pessoas circulam diariamente de ônibus comum na região por onde o BRT vai passar, com a utilização de 68 linhas. Além disso, 7 em cada 10 passageiros que utilizam ônibus em Salvador tem como ponto de partida ou destino a região por onde o BRT vai circular;

4 – O BRT só vai parar em estações próprias, confortáveis e modernas, de forma programada. Em situações normais, nunca haverá atraso;

5 – O BRT polui menos do que o ônibus comum e, por ser um transporte melhor, vai permitir que mais pessoas deixem os carros em casa para trabalhar. Além disso, ele poderá ser elétrico ou híbrido;

6 – Por utilizar pneus, o BRT, que foi inventado no Brasil e utiliza tecnologia 100% nacional, pode ter linhas extensivas, deixando as vias exclusivas quando necessário. Além disso, ele poderá ser expandido mais rapidamente para o Subúrbio e o Centro da cidade, como prevê a Prefeitura em seu Plano de Mobilidade;

7 – O projeto do BRT envolve, além da construção das vias exclusivas, a implantação de viadutos que irão solucionar o problema da mobilidade em áreas sensíveis da cidade. Mesmo quem utiliza automóvel será beneficiado com a eliminação de semáforos, cruzamentos e retornos;

8 – O projeto do BRT prevê ainda investimentos que irão solucionar problemas de alagamento em vias importantes de Salvador;

9 – Junto com os corredores exclusivos do BRT, a cidade vai ganhar uma ciclovia segregada ligando a Lapa à região da rodoviária;

10 – O BRT será 100% integrado ao metrô e ao ônibus comum, com tarifas que estarão de acordo com as cobradas por esses modais. 

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Comentários

Comentários

  1. Antonio carlos disse:

    Aposto que a maioria não anda de ônibus.

  2. Andre disse:

    Quer dizer que árvores são mais importantes do que pessoas? Antigamente esse era uma assunto para engenheiros, agora é de ambientalistas. Brasileiro tem prazer em dificultar tudo. Árvores e transportes podem muito bem andarem juntos.

  3. WILLIAM HOWARD HOSSELL disse:

    O BRT não é um transporte de massa, de grande capacidade, porém o Sr. Jaime Lerner conseguiu a proeza de convencer vários prefeitos a gastarem bilhões para a sua implantação. O que foi feito na casa da mãe Joana, quer dizer Rio de Janeiro, foi mais um daqueles crimes que ficarão impunes e o povo sendo transportado como gado.

  4. Daniel Ramos de Oliveira disse:

    Penso que a questão das árvores é relativamente importante, podendo, caso o Prefeito e quem está planejando o BRT tiverem um pouco de boa vontade poderiam discutir uma forma de compensação. No entanto, concordo com a Prefeitura, ser contrário ao projeto em razão da questão das árvores, é complicado, e os Viadutos são normalmente necessários em obras como esta, em razão do diminuto espaço destinado à expansão de vias. Ao meu ver ambos os lados têm sua parcela de razão, e os problemas poderiam ser resolvidos em uma simples e modesta conversa.

  5. Wilson disse:

    DESMATAMENTO NA BAHIA CRESCE 207% EM UM ANO
    29 de Agosto de 2017
    Relatório mostra aumento de 57% no Brasil. Pecuária, carvão e eucalipto aparecem como fatores de destruição

    O nível de desmatamento da Mata Atlântica aumentou 57,7% em todo o território nacional em um ano. Os dados são do Atlas da Mata Atlântica, produzido pela SOS Mata Atlântica em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O bioma está presente em 17 estados. Entre 2015 e 2016, período monitorado, perdeu 29 mil hectares de floresta nativa.

    Segunda, 28 de Novembro de 2016 – 09:20
    Litoral Norte: Casas de luxo são levantadas em área de preservação ambiental
    Residências de luxo têm sido construídas em área de preservação no Litoral Norte baiano. O fato é percebido em Arembepe, na localidade de Sangradouro, pertencente a Camaçari.

    e ai ? algum artista / alguma autoridade se manisfestou? Logicamente rico / políticos / artistas não usam transporte coletivo, apenas algumas raras exceções usam transporte aéreo , ” jatinhos , helicópteros ” mas quando se trata transporte publico todo mundo quer virar engenheiro e ambientalista.

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