Ampliação da Linha Verde, em Vitória, passa a valer a partir de quarta-feira

Atualmente, faixa exclusiva abrange apenas a Avenida Dante Michelini

Faixa exclusiva para ônibus, táxis, vans e veículos com três pessoas ou mais será estendida até a Enseada do Suá

JESSICA SILVA PARA O DIÁRIO DO TRANSPORTE

A Linha Verde será ampliada a partir da próxima semana, em Vitória, no Espírito Santo. Os testes serão realizados na quarta e na quinta-feira, 25 e 26 de abril de 2018. A Linha Verde será estendida para as avenidas Américo Buaiz e Saturnino de Brito nos mesmos moldes adotados na Dante Michelini.

A faixa exclusiva para ônibus, táxis, vans e veículos transportando três pessoas ou mais atualmente abrange apenas a Avenida Dante Michelini, no sentido Jardim Camburi.

“Os resultados têm sido positivos, e vamos fazer um teste já na próxima semana. Vamos monitorar a quantidade de veículos em horários determinados, o tempo dos semáforos, os ajustes que poderão ser feitos, as travessias de pedestres, enfim, situações efetivas que servirão à expansão da Linha Verde” — disse o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Tyago Hoffmann.

O secretário já havia sinalizado que a ampliação seria feita, mas não tinha especificado uma data.

De acordo com Hoffmann, a faixa exclusiva terá quase 9 km da Enseada do Suá até Jardim Camburi, diminuindo o tempo de viagem dos transportes coletivos. Além disso, são áreas de intenso comércio e serviços variados.

“Estamos finalizando estudos para que, em breve, possamos ampliar a Linha Verde. Nossa intenção é que a população compactue de nosso esforço e colabore, pois queremos organizar as vias com decisões técnicas, práticas para minimizar os problemas provocados por tantos veículos nas ruas” — afirmou o secretário.

Relembre: Faixa exclusiva será ampliada, em Vitória

O funcionamento também será de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sábados, das 6h às 14h. A Prefeitura informou que manterá equipes em campo para organizar o trânsito, além de aprimorar as ações de monitoramento em tempo real, por meio da Central de Videomonitoramento da Guarda Municipal, de ajustes semafóricos e de adaptações em cada trecho.

Ainda segundo informações da Prefeitura, carros de transporte público para pessoas com deficiência também poderão utilizar a faixa exclusiva. No trecho já existente, os demais veículos só podem acessar a via para fazer a conversão à direita para os bolsões de estacionamento da orla de Camburi.

“A Setran estuda ainda ampliar a rota da Linha número 295 que faz o percurso Enseada do Suá-Jardim Camburi (via Linha Verde) para até a sede da Prefeitura de Vitória, na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, em Bento Ferreira, já nas próximas semanas. Atualmente, o ponto fica na rua Caetano Tunholi, em frente ao Horto Mercado, do outro lado da avenida Nossa Senhora dos Navegantes. A passagem custa R$ 5,00” – informou a Prefeitura, em nota.

HISTÓRICO

A faixa exclusiva de ônibus da praia de Camburi, em Vitória, começou a funcionar em uma segunda-feira, 12 de março. Segundo informações da Prefeitura, ao todo, somam-se 3,8 quilômetros de extensão da via exclusiva. A pista exclusiva é a da direita, por conta da localização dos pontos de ônibus.

A Linha Verde havia sido suspensa no dia 21 de março, por uma liminar do juiz Mário da Silva Nunes Neto, da 3ª Vara da Fazenda Pública de Vitória. A decisão teve como base uma ação popular, ajuizada por uma moradora da região.

A justificativa da munícipe foi que o projeto teria causado um grande impacto no trânsito da capital. Outra alegação feita na ação popular é que a Linha Verde foi criada sem debate com a população.

Apesar de a faixa de ônibus ter sido suspensa, a Justiça cassou a liminar que proibia a operação da via exclusiva em Vitória. A suspensão foi deferida pelo Desembargador substituto Delio José Rocha Sobrinho, da 2ª Câmara Cível do TJES. A medida foi protocolada pela prefeitura na última segunda-feira, 26 de março.

A justificativa para a cassação da liminar é que não houve nenhum tipo de ilegalidade por parte da Prefeitura no processo de implantação da faixa exclusiva de ônibus. Em 2 de abril, foi realizada uma reunião para definir os detalhes da volta do funcionamento da Linha Verde. Em 13 de abril, foi decidida a ampliação da faixa.

Relembre: Faixa exclusiva de ônibus em Vitória começa a funcionar nesta segunda-feira

Leia também: Nova faixa exclusiva de ônibus em Vitória já começa a receber equipamentos para testes.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: