Idosos têm gratuidade a partir de 60 anos em transportes do Rio de Janeiro

Publicado em: 20 de março de 2018

Foto: EBC

ATENÇÃO, ATUALIZAÇÃO SOBRE O ASSUNTO:

Gratuidade no transporte intermunicipal para idosos a partir de 60 anos continua indefinida no Rio de Janeiro

LEIA TAMBÉM:

Especialista diz que gratuidade para idosos a partir de 60 anos no Rio não tem base legal no Estado

Legislação foi promulgada nesta segunda-feira; antes, idade mínima para o benefício no estado era de 65 anos

JESSICA SILVA PARA O DIÁRIO DO TRANSPORTE

Os idosos com 60 anos ou mais têm gratuidade nos transportes do Rio de Janeiro desde segunda-feira, 19 de março. A mudança foi definida por meio da Lei 7.916/18, promulgada pelo presidente da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), deputado André Ceciliano. A medida também foi publicada no Diário Oficial.

O projeto de lei é de autoria do deputado Luiz Martins e havia sido vetado pelo governador Luiz Fernando Pezão em 28 de dezembro de 2017. A decisão foi revertida na última terça-feira, 13 de março, data em que 44 parlamentares derrubaram o veto.

Com a mudança na legislação, os idosos com 60 anos ou mais terão gratuidade garantida na passagem de transportes intermunicipais feitos por micro-ônibus no estado, conforme texto da lei. Anteriormente, a idade mínima para o benefício era de 65 anos.

OUTRAS GRATUIDADES

A legislação também é válida para outras gratuidades em espaços públicos. “No total, são 25 leis que garantem gratuidade para espetáculos em espaços públicos, meia entrada em espetáculos, prazo de 30 dias para despacho em processos administrativos e prioridade de atendimento em agências bancárias, entre outros” – informou a Alerj, em nota.

Entre os benefícios, também estão descontos em ingressos de jogos de futebol e cinema. Além disso, a nova legislação também interfere no atendimento preferencial em bancos.

VETO

Na época em que o governador vetou o projeto de lei que diminuía de 65 para 60 anos a idade para considerar o cidadão idoso no Estado, a justificativa foi o gasto público com passageiros que não pagariam a passagem.

Segundo Pezão, a redução teria um impacto para o orçamento de R$ 155 milhões por ano, considerando apenas o transporte intermunicipal. O valor seria ainda mais alto, de R$ 438 milhões anuais, considerando também os modais municipais.

Comentários

  1. João Luis Garcia disse:

    Nossos políticos realmente são uma vergonha pois ao derrubarem o veto do Governador do Estado os mesmos não explicam de onde sairá o recurso para cobrir esse valor que as empresas terão que arcar
    Jamais poderia-se aprovar qualquer concessao devgratuidade seja em qual ramo de atividade fosse sem que houvesse um estudo demonstrando de onde sairão os recursos para custear a sua execução

    1. Luiz Roberto disse:

      As empresas vão arcar essas despesas com o salário que deixaram de pagar aos cobradores que perderam o emprego e os motoristas exercem dupla função sem receber duplo salário , Luiz Roberto de D. de Caxias.( 61 anos) raridade é encontrar micro ônibus intermunicipal .

    2. Ivana Vianna Vanderley disse:

      Precuso viahar paara Teresópolis lois no guichê o funcionário falou que não foi feito o repasse para eles como procedo já estou com 64 anos

      0

      1. sueli Ferreira da Silva disse:

        Gostaria de saber com exatidão q a idade correta para solicitar i vale idoso. Alguns afirmam q a idade é 60, outros afirmam 65 anos.

    3. José carlos disse:

      Para ajudar o povo não tem dinheiro mas para roubar aí si aparece muinto bilhões. Esse peão é um incompetente. Não sabe governar.

    4. Roberto Rodrigues disse:

      Já não era sem tempo,espero que seja definitivo, nois idosos merecemos respeito.

    5. Paulo Roberto Serrano Reis disse:

      O certo a gratuidade nos transportes Ferroviário e barcas metrô e ônibus a partir de 60 anos ,as passagem com os preços muito elevado, principalmente a do trem e a do metrô. Temos muitos gastos em remédios médicos,ganhamos 1 salário mínimo , torna-se maldade,60 anos é o ideal da idade para o idoso se transportar sem pagar.

  2. Hélio Sousa disse:

    A constituição Brasileira já diz em suas linhas, que o maior de 60 anos tem direito a tais benefícios, os recursos saem dos bolsos cheios dos empresários ladinos.

    1. Lucas Coutinho disse:

      Art. 230. A família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida.

      § 2º Aos maiores de sessenta e cinco anos é garantida a gratuidade dos transportes coletivos urbanos.

      Vamos aprender a ler, meu chapa.

      1. Rute Silva de Araújo disse:

        Boa noite.
        O sr é fiscal de alguma empresa ou não leu o diário oficial do dia 19 /03 / 2018.
        Quando ler . Pense em sua resposta .
        Att,
        Rute Silva

  3. Denise disse:

    Ahahahahahahhhh.piada?creio que sim .jarecolheram todos os micro?ahahahaha……onde eu pego esse .Micro onibus pois se ja nao se vê circulando?ahahahahahahah……..
    DA COM UMA MÃO. E. TIRA COM OUTRA. ESSA FEIRA NA IMPRENDA EM DIVULGAR UM DIREITO ONDE NÃO EXISTE TAL BENEFICIO.TAL DEPUTADO QUER SE REELEGER……POLITICAGEM….AHAHAHAHAHAHAHAH

  4. Edy Siqueira disse:

    O serviço dos ônibus já são uma porcaria mesmo, se piorar por falta de dinheiro, não vai fazer diferença .

    1. Antonio. disse:

      Vcs deve ser mais solidario. Com as pessoas. Ate parece que vcs nao vou chegar a uma certa idades . Donos do mundo. Vcs dever ver o exemplo dos nossos governantes onde estao. Todos nos precisamos e de mais respitos.. abracos.

  5. renan Mattos disse:

    Liguei hoje 22/03 /18 para conseguir o cartão riocard e uma gravação diz que,só ha gratuidade em transporte público.quem tem de 65 anos em diante.Então,como fazer para ter acesso a este direito adquirido?

    1. Vânia disse:

      a lei foi homologada dia 19/3 tem 30 dias pra começar a funcionar somente a partir de 19/4

  6. Marco Antonio dos Santos Moço disse:

    Hoje dia 23/03/2018. Fui pegar o trem em Campo Grande e me negaram a gratuidade. Eles falam que 60 anos é só para prioridade. Ainda tratam mal com agressividade.

    1. Marcos Leal disse:

      Lei 7916/18
      Ligar (21)4003-3737 Opção 4
      CPF, RG e Comprovante de residência

  7. jorge Moscoso disse:

    Estes Políticos são protetores para os empresários , há onde tem Micro ônibus no Rio , Niterói , São Gonçalo e Maricá ? Eles sabem q não tem , eles brincam conosco , porque não em coletivos normal ?Tudo pilantra , as eleições vem aí esperem. Façam a coisa de forma honesta e clara .
    .

    1. Sonia Ferreira disse:

      Verdade. Concordo.
      Foi somente para enganar o povo que não lê nas entrelinhas.
      Os
      Gratuidade aos 60 anos garantida na passagem de transportes intermunicipais feitos por micro-ônibus no estado.
      Os 44 “parlamentares” só votaram porque sabiam que nada ia mudar, a proteção aos “empresários” é mantida.
      Eles brincam com o povo que lhes dá boa vida, e colocam dinheiro nos bolso deles.
      Tudo pilantragem. Nada mudou.

    2. JOSE AUGUSTO disse:

      ESSE TELEFONE 4003-3737 É UMA ENGANAÇÃO. NINGUÉM ATENDE. É SO UMA MUSIQUINHA CHATA !!!!!!!!

  8. Luiz Carlos Monteiro disse:

    O Rio de Janeiro está sem governo há muito tempo.
    Quando é para tirar dinheiro da população tudo funciona como um verdadeiro trem bala(tudo rápido)
    Como a lei está buscando beneficiar o povão, vai ficar nesse jogo de empurra.
    É bom não esquecer desses fatos no dia da votação.
    São todos canalhas.

  9. ivan disse:

    Minha esposa tem mais de 60 anos. Ela tem direito a ter gratuidade nos transportes públicos do rio de janeiro como onibus municipal ( cartão Riocard) e cartão de gratuidade do metrorio?

  10. MÁRIO LUIZ FERNANDES DA SILVA disse:

    EXISTE MICROÔNIBUS INTERMUNICIPAL ??? EU NÃO CONHEÇO NENHUM. ALGUÉM AQUI PODERIA AJUDAR APONTANDO ALGUM , POR FAVOR ??

  11. MÁRIO LUIZ FERNANDES DA SILVA disse:

    HÁ UMA DÚVIDA , ESTA LEI OU ESTA ADEQÜAÇÃO CONCEDE OS MESMOS BENEFÍCIOS QUE AS PESSOAS DE 65 ANOS JÁ USUFRUEM ?? POIS NÃO VI CITADO NA LEI , DESCULPE, GRATUIDADE PARA OS TRENS DA SUPERVIA, METRÔ E ÔNIBUS DO MESMO MUNICÍPIO OU MUNICIPAIS , COMO NO TRAJETO DE BANGU , AONDE MORO PARA CAMPO GRANDE QUE PERTENCEM AO MESMO MUNICÍPIO. O TEXTO FICOU DÚBIO, CONFUSO . SÃO OS MESMOS BENEFÍCIOS PARA OS QUE JÁ USAM E QUE TEM 65 ANOS OU MAIS ?? AGRADEÇO POR FAVOR SE ALGUM AMIGO DISTANTE POR GENTILEZA PUDER RESPONDER OU ESCLARECER. MUITO OBRIGADO.

  12. Dayse disse:

    A lei favorecendo o transporte público que dá acesso a todos a partir dos 60 anos… não está liberado no RioCard …… o que aconteceu????? foi aprovada e não vai ser usada a lei? ???? tenho os meus direitos como muitos !!!!!!!!!

    1. Rose Paulino disse:

      é mentira 60 anos ñ tem direito liguei p 4003 3737 é somente com 65 anos

    2. Vânia disse:

      so depois do dia 19/4 qdo a lei for tramitada .
      As empresas tem prazo pra adequar .
      TD LEI SO FUNCIONA DEPOIS DE 30 DIAS DE TRAMITADA
      e saiu no D.O. em 19/3

  13. A imprensa deveria divulgar o que realmente está sendo de gratuidade para nós idosos com menos de 65 anos. No telefone 4003-3737, cadastro do RioCard Senior, quando vc digita sua data de nascimento, vc é informado que que só para quem tiver mais de 65 anos completos. Fiz essa consulta hoje, 26/03/2018 às 08:00 hs. Então não foi dada a gratuidade coisa nenhuma, estão querendo enganar o povo, mas esquecem que haverá eleições.

  14. Dilmar da Silva Tejo disse:

    A ALERJ DEVERIA EXCPLICAR MELHOR QUAIS BENEFICIOS OS IDOSOS COM 60 ANOS TEM, PORQUE O RIOCARD INFORMA QUE SO COM 65 ANOS, A SUPERVIA E O METRO INFORMAM QUE A GRATUIDADE E SO NO ONIBUS. GOSTARIA DE SABER AO QUE TEMOS DIREITO.

    1. PAULO ROBERTO PIMENTEL DA CUNHA LOPES disse:

      Não consigo tirar ou agendar o vale idoso com 61 anos, caso não tenha um funcionário do governo capacitado para orientar-me, algum leitor poderia. O passe é para um cunhado, mais estou tentando ajuda-lo na medida do possível.

  15. Rute Silva de Araújo disse:

    Fui ao órgão responsável pelo RIOCARD. Então falaram que era somente apresentar a RG. Peguei a informação me dirigi ao transporte, onde fui humilhada e constrangida. O motorista solicitou o número da RG e disse que à empresa ira me processar.
    Gente isso é muito desagradável, tenho 62 anos e dia 01/04/2018 completo 63. Agora passando por essa humilhação.
    Preciso que me responda por favor.
    Rute Silva

  16. Rute Silva de Araújo disse:

    Preciso de um esclarecimento.
    Rute Silva

    1. blogpontodeonibus disse:

      Rute, somos um site de notícias gerais de transportes.
      Estamos checando todos as reclamações de uma maneira geral, lembrando que não temos nenhuma relação com a RioCard

      1. Rute Silva de Araújo disse:

        Boa tarde.
        Meu nome é Rute Silva de Araújo.
        Liguei para o gabinete do deputado o qual brigou pela aprovação da Lei, solicitando esclarecimentos sobre a mesma. Um secretaria me atendeu com todo carinho e me orientou a ligar para o nunúme:0800282 7060. Liguei onde foi registrado uma reclamação ja tenho o número é fui orientada em entrar com um processo nas empresas o qual fui constrangida. Nós temos direito sim a gratuidade de um município para outro.
        Att,
        Rute Silva de Araújo.

      2. Rute Silva de Araújo disse:

        Então minha solicitação a vocês não tem importância alguma?

      3. blogpontodeonibus disse:

        Não é isso que falamos. Você interpretou errado, sem extremismos, Rute

        Vamos pegar todas as sugestões e reclamações e questionar RiCqard e Governo, ok?

        Mas repetimos, somos um site de notícias.

        Vamos pegar um apanhado de reclamações para fazer reportagem.

        Podemos inclusive entrar em contato, Rute. espero que compreenda. Não temos relaçao com RioCard

    2. Dilmar disse:

      Sra Rute Silva continuamos sem esclarecimentos, a Sra disse de um município para o outro é nos ônibus municipais? E nos trens e metrô?

    3. Regina Castro Soares disse:

      As empresas no geral não treinam pessoas para o cargo de lidar com o publico principalmente de idade mais avançada. Muitas vezes tem necessidade de maior atenção, viajam nos transportes para médicos sem acompanhantes a família trabalha, enfim nada que não possam oferecer alem de gentileza.
      Muitos trogloditas com espelho do problema em casa mas por cultura fazem por desconhecer.

  17. Maria Albertina Nogueira disse:

    Telefonei hoje (26/03/2018) para o número 4003 3737 querendo agendar o Vale Idoso e agora o telefone fica mudo. O que preciso fazer?

  18. Eunezio de Souza disse:

    Por isso que só ando de moto tenho 65 anos eles que enfiem esse passe livre no fio fó. .

  19. Daniele disse:

    Boa noite,. Onde no estado existe microônibus intermunicipal?
    Só vejo ônibus tradicionais.

  20. Antonio Guilherme Carneiro Cerineu disse:

    Afinal de contas , a gratuidade e tambem para onibus municipais ? Moro no Rio de Janeiro (capital) e tenho 61 anos .

  21. lauraci disse:

    Isso é uma brincadeira de mau gosto, é uma falta de respeito com as pessoas. completo 65 no inicio de abril, tentei me cadastrar pra pedir o cartão da gratuidade, eles alegam que é só com 65 anos completos. Liguei para 4003-3737, está mudo. Então não foi dada a gratuidade coisa nenhuma, estão querendo enganar o povo, mas esquecem que haverá eleições.

  22. Tatiana disse:

    E ASSIM…CHEGAM AS ELEIÇÕES E UMA BOA PARTE DA POPULAÇÃO TEM MAIS DE 60…QUANTOS VOTOS HEIM?

  23. Rosemare santoS disse:

    Que vergonha……. tenho 63 anos e também passei por este constrangimento quando tentei agendar no 40033737 pra tirar o rio Card…….

  24. maria amelia bezerra dos santos disse:

    Tenho 60 anos e liguei hoje, 27/03, para Supervia, Metrô e duas empresas de ônibus que me informaram que, segundo seu departamento jurídico, a lei é para prioridade que eu não tentasse pegar ônibus pq poderia passar por constrangimento. Liguei para a empresa 1001 e o atendente falou que a empresa precisa de 30 dias para se adequar a nova lei. Então fiquei sem entender nada.

    1. Dilmar disse:

      Até agora não temos nenhuma informação que esclareça, Que bagunça. Onde vamos buscar esse escarecimento?

      1. blogpontodeonibus disse:

        Já contatamos o RioCard e Governo do Estado e estamos aguardando os esclarecimentos

  25. Alaiz Madureira disse:

    Ontem (26/03), me dirigi até a Rio Card na rua Nilo Peçanha no Centro do Rio para ter informações, fiquei surpreso em saber que os idosos com 60 anos ou mais terão gratuidade garantida na passagem de transportes intermunicipais feitos por micro-ônibus.
    Como pode criar uma regra dessa se hoje as empresas não opera mais com esse tipo de transporte. Abcs.

  26. Esta difícil entender! Foi aprovado a concessão a idosos a partir de 60 anos só ao transporte intermunicipal? E só se for em micro-onibus?

  27. Vanessa disse:

    Estou tentando cadastrar a minha sogra ,no site poupa tempo o Senior, e não permite o agendamento muito menos cadastro!!

    1. Aderson Queiroz disse:

      como pode? que lei e essa que não funciona? são paulo e brasília funciona, rio de janeiro não. somos povos diferentes, senhores deputados, revejam essa lei. daqui a dois anos tem eleição e vamos pipocar na redes sociais. o que vocês fizeram com o povo do rio de janeiro? lei 60 anos, vale ou não?

  28. selma disse:

    Infelizmente a grande maioria das empresas ainda não estão cumprindo essa lei , pois nem mesmo o pessoal responsável pelo riocard conhece a lei. Nesse caso como fazer?

  29. viviane disse:

    Boa noite,
    Eu li todos os comentários anterior e percebi que tudo isso não passa de um piada com a cara dos nossos idosos.um pais rico mas cheio de políticos que só rouba pra si. ISSO E UMA FALTA DE RESPEITO.

  30. Thaís disse:

    Já tentei contato com o Riocard através do telefone 4003-3737, chama e ninguém atende.
    No site só pode agendar acima de 65 anos. Presencialmente meu pai já foi dois dias na Loja da Riocard no Terminal de Niterói e o que falam pra ele é pra agendar através do telefone ou pelo site. Ou seja, ele não vai conseguir agendar nunca.
    É um descaso com a população idosa, seja por constrangimento ou pela falta de informação.

  31. Rosana disse:

    Não estao agendando para quem tem menos de 65 anos! Vergonha!
    Tudo nesse país é piada!
    Não se cumprem leis!!!

  32. alessandro disse:

    na rio card estao falando que nao tem a nova lei so pra nao fazer a carteirinha dos idosos esses filho da mae vou denuncar ao ministerio publico.

  33. Tentei agendar e me negaram dizendo que a lei está tramitando, mas não foi assinada.
    Carmen Lidia – B. Roxo

  34. luzia santos disse:

    tenho 63 anos e como todos aqui tentei agendar para fazer o cartao ,e como resposta disseram – me que a lei estava tramitando e nada poderia ser feito. Passei constrangimento tambem . È tudo balela quando para tirar sao muito rapidos, mas quando e para dar ai so a misericordia do Senhor Deus

    1. Dilmar disse:

      E ate agora continuamos sem solucao.

  35. Marcia Abreu disse:

    Já saiu no diário oficial então a lei já existe. Para roubar tem dinheiro. O povo não batem que se preocupar com isso . Dinheiro tem tanto que o Temer pagou milhões para passar a reforma do trabalho. O povo só tem que ir atrás e fazer valer os seus direitos. Pesão tem dinheiro para pagar os hospitais e não paga.Então pensem…

  36. Jane Célia Barbosa Seng disse:

    Quero saber aonde está no diário oficial que a lei da gratuidade está aprovado!!

    1. blogpontodeonibus disse:

      Verificar, por favor, atualizações no site, inclusive matéria de hoje.
      Clique em página inicial, depois em mais notícias

    2. Dilmar disse:

      Sra Jane Célia é só ler o que está escrito acima do seu comentário e pare de falar besteira, vá ler o que está no DO.

  37. Regina Castro Soares disse:

    Seria de extrema importância que a secretaria de transporte ou os Órgãos responsáveis publicassem através de cartazes os direitos adquiridos as pessoas acima de 60 anos.
    evitaria constrangimentos e seria de conhecimento dos funcionários muitos despreparados para a função de lidar com pessoas.

  38. Djalma dos Santos Bezerra Filho disse:

    Gente isso tudo e muito fácil de resolver é só os órgãos competentes de direitos pubricarem que está lei já está valendo e com espricaçoes para que ninguém se confundam e pronto, simples assim só que não interessa a ninguém fazer isso

  39. Jorge Estevão Nyaradi disse:

    Boa tarde. Como faço para conseguir o Cartão de Gratuidade ?

  40. Norma disse:

    Eu estou conseguindo gratuidade apenas mostrando a carteira de identidade, ninguém perguntou minha idade apenas mostrei na câmara. Linhas 774- Jardim América – Madureira.
    Não passei por constrangimento algum.

    1. Maria Senna disse:

      Mas aqui em Nilópilis a linha Comendador Soares nem a porta abre qd mmostramoso RG no ponto.Alguém precisa nos defender ,se é lei tem que ser cumprida.

  41. IZABEL disse:

    OS SENHORES DE DIREITO TEM QUE COLOCAR CARTAZES E FALAREM EM REDES PUBLICA QUE A LEI PARA OS DE 60 ANOS OU MAIS TEM DIREITO SIM A GRATUIDADE.QUEM DESEBODECER A LEI SUJEITA A MULTA .LOGO ACABA COM ISSO

  42. Dilmar da Silva Tejo disse:

    Sra Norma parabéns, isso é um fenômeno.

  43. Zenaide disse:

    Tento tirar minha gratuidade no site e não consigo.O site diz que não tenho idade suficiente.

  44. Se no corpo final da lei diz q ela entra em vigor após a publicação, como tem 30(trinta) dias para funcionar???

  45. Ricardo Negreiro. disse:

    O idoso não tem valor nenhum aqui no Rio de Janeiro. Cadê a defensoria pública? Ou eles não sabem o que está acontecendo com os idosos? Fala sério. Não existe ninguém para nos ajudar. Só Deus mesmo para olhar por nós!!!

  46. Dogival disse:

    Boa noite. Sou de Nova Iguaçu, peguei onibuô com dusa portas , tentaram me barra mais fiz valer meu direto…o motorista parou no fiscal ,ele disse q eu num tinha direito eu então chama a polícia
    No mesmo momento mandou abrir a porta traseira e eu ,viajei , faça valer o seu direito ,se não fosse lei eles teriam me colocado pra fora…

  47. Francisco de Assis Peixoto Ribeiro disse:

    Liguei para a fetranspor e eles disseram que eu com 61 anos não tenho só com 65 anos, direito, a Alerj esta brincando com os idosos passando informação inganosa para o povo, venho lembrar aos Srs. Que é ano de eleição para Deputado.

  48. Ivany Adame disse:

    Bom dia se saiu no diário oficial pq não estão fazendo as carteiras Tenho 64 anos já fui várias vezes não consigo

    1. blogpontodeonibus disse:

      Por favor, leia a atualização com os dados do Especialista. Clique sobre o link novo

  49. Maria Senna disse:

    Que brincadeira é essa ???
    Onde tem Micro onibus na Baixada ???
    O Riocard me respondeu dizendo que a Lei ñ tem eficácia ,então como ficamos ??
    Os motoristas não estão deixando a gente entrar por trás ,onde posso me informar e saber da verdade sobre a gratuidade em ônibus para quem tem a partir de 60 anos???
    Quem souber o local me responda por favor !!!
    Vejo pelos comentários que como eu tem muita gente sem entender .
    Boa tarde e obrigada a quem puder me informar.

  50. Jorge disse:

    É brincadeira vc estão fazendo com os idosos com essa gratuidade apartir dos 60 anos eles não aprovam por causa da corrupção que existe no país o governador não quer perder a boca.

  51. Renato Souza disse:

    essa lei tem que ser definida porque nós vamos ao riocard e o pessoal diz que é só aparti de 65 anos e que essa lei não definiu qual tipo de transporte no rio não tem micro onibus mais e nós ficamos sem poder tira o documento tudo está confuso ainda a assembleia tem que melhora essa lei defini qual o tipo de transporte que vamos usa já que no rio só tem anibus normal e não micro como está no decreto

  52. Renato Souza disse:

    ainda não podemos tira a carteira porque no decreto está dizendo micro onibus e no rio não tem mais esse tipo de transporte tudo agora é onibus comum a assembleia tem que muda o decreto definindo o tipo de condução para podermos tira a carteira

  53. Catarino Manoel Pereira disse:

    Eu trabalhei durante 14 anos numa empresa de ônibus aqui em Irajá, essa empresa tinha muito ônibus trabalhando no caixa 2, ou seja: a nossa segunda jornada de trabalho não entrava na folha de pagamento.

  54. José Carlos disse:

    Se especialista que não anda de ônibus diz que não tem base legal no RJ. Então porque continuam alimentando esperanças nas pessoas mais carentes. Isso só poderia vir de uma atitude corvarde, não sei de quem brinca com as necessidades do povo.
    Então parem de alimentar esperanças que não querem que aconteçam.

    1. Dilmar disse:

      E continuamos na mesma, ninguém se pronuncia a respeito nem a própria ALERJ da uma satisfação ao povo, estamos em ano eleitoral.

  55. Jorge Caetano rocha Abrahão disse:

    O nosso pais não é serio .o estado RJ muito menos estamos à deriva que vergonha o jeito é ir embora.

  56. SIRLEI NASCIMENTO SANTANA disse:

    Hoje, dia 04/05/2018 me dirigi ao setor que trata de gratuidade no Metrô/RJ e fui informada que mesmo tendo 63 anos não tenho direito a esse benefício. Fui informada que a prioridade era para embarque e desembarque no metrô. Esse país faz-me rir!

  57. SIRLEI NASCIMENTO SANTANA disse:

    E a Assembléia Legislativa do RJ não vem a público explicar nada. Só dão as caras na hora de pedir voto!

  58. ELIANE disse:

    65 ANOS TEM DIREITO A GRATUIDADE KKKKK AONDE ISSO ? AQUI NO RJ ? TENTEI AGENDAR PARA UM CONHECIDO QUE NÃO TEM TELEFONE, COMPUTADOR E POUCO ESTUDO. FICO NUMA TRISTEZA EM DIZER QUE TUDO NÃO PASSOU DE UMA MENTIRA. LIGO PRA TODOS OS NUMEROS EXISTENTE E SEMPRE A MESMA COISA: SENHORA SÓ COM 65 ANOS. ME ESPEREM NAS URNAS

  59. Afonso Luiz de Melo disse:

    Esta lei 7916/18, que fala a respeito da gratuidade de passagens aos idosos a partir de 60 anos de idade, tem ou não tem amparo legal? Deixem de brincar com o povo! Isto é uma falta de respeito para os idosos. O que está faltando para esta lei ter validade? As eleições estão chegando, vamos dar resposta nas urnas

    .

  60. Maria Nadilza Félix disse:

    Eu estou tentando fazer meu cadastro pela internet, não consegui, já tenho a idade.. hj estou vendo questão fazendo a campanha do ônibus fazer cadastro em copCopacab e quinta Tijuca , agora será q sairá…

  61. Mauro Sales disse:

    É uma vergonha esse tal de Pezão ainda estar dirigindo esse estado, faz o que quer, rouba, desvia, debocha, etc. e nada acontece, o povo por ser covarde e passivo tem parte de culpa
    nesse estado de coisas, esse governador de Merda já deveria ter sido tirado do posto há muito tempo, mesmo que fosse a chumbo. VAMOS REAGIR POVO COVARDE!!!!!”!”

  62. Maria Silva disse:

    Só aqui no Rio de Janeiro, que não respeita o Estatuto do Idoso, nos outros Estados, já se pode viajar,a partir dos 60 anos, de ônibus interurbano.

    Maria Silva

  63. Dilmar disse:

    Está dificil alguem dar atenção ao povo para esclarecer a situação, ate agora não temos solução, vamos dar a resposta nas urnas aos Srs deputados e presidente da Alerj, deputado Luiz Martins e presidente André Ceciliano, vamos viralizar nas midias sociais e aplicativos, só assim teremos respostas.

  64. luiz alves monteiro neto disse:

    Reescreva sem palavrão

  65. hamilton pinto disse:

    O BARATA O REI DOS ONIBUS ESTA DANDO DINHEIRO PARA OS POLITICOS FAZEREM SUAS CAMPAMHAS

  66. alda regina bravo de oliveira e silva disse:

    liguei hoje .pra riocad não está valendo esta lei. só pra 65 anos. isso aí é só pra ganhar votos!

  67. jose mauro valle dos santos disse:

    alerj tem que que esclarecer ja que a lei foi promulgada em 19/03/2018 lei 7916/18 .isso e o rio de janeiro de politicos sem dignidade com os idosos de no minimo 60 an0s,enfim fazem leis que não são cumpridas ,um absurdo

  68. Valdemar Paula Ribeiro Filho disse:

    Aí mais uma lei eleitoral para pegar voto , fala sério quando vai funcionar . Para não apareceu ninguém

  69. Telma de Oliveira dos Santos disse:

    Boa noite
    Liguei agora para o Rio Card gratuidade e fui informada que somente para maiores de 65 anos.
    A Lei não está sendo aplicada ou não foi promulgada?

    1. blogpontodeonibus disse:

      Boa noite.
      Por favor, atente para o dia da publicação desta matéria. A data está no corpo da publicação.
      Já temos atualizações sobre o tema. Por favor, no campo pesquisar digite Idosos e veja as atualizações. Você está lendo matéria antiga. No próprio Diário do Transporte tem mais novas sobre o tema

  70. Jorge Cristiniano Batista Soares disse:

    Nois precisamos saber se vai ser às pessoas de 60 ser ter o direito no riocard ou nao porque isso já virou palhaçada

    1. blogpontodeonibus disse:

      Continua indefinida, como diz a atualização da matéria

  71. EMIR OLIVEIRA LUNA disse:

    Para mim essa cambada de politico corruptos que acham que um dia não vão ficar velhos, tinham de tomar vergonha na cara e e deixar de ajudar empresários de transportes, deveriam olhar para os velhinhos que trabalharam a vida inteira, e a maioria ganham salario minimo. A pessoa com 58 anos já está pelas as tabelas , cheios de enfermidades, porque as doênças se acumulam no corpo porque não tem a onde se tratar. Basta olhar para os morros e favelas para vê quantas misérias com essa gente.
    Não se deve comparar o Brasil com os paises desenvolvidos onde os cidadãos são bem tratados.

  72. silvania cimbra ezequiel disse:

    Por favor EU ESTOU QUASE 50 MINUTOS DO NUMERO 40033737 NA OPÇÃO GRATUIDADE E ELES NÃO ATENDEM

  73. Edezio alvAl da Silva disse:

    Boa noite o estatuto do idoso diz .Que cada município tem podet para estabelecer qual a idade para gratuidade .Sendo que a Alerj votou a lei mas não tem valor . jurídico só no rio porque em São Paulo. Vale apartir de 60 anos

  74. Dilmar disse:

    Gostaria de saber se o aqui exposto chega de alguma maneira ao conhecimento dos politicos ou é só matéria para conhecimento dos que reclamam aqui.

  75. Valeria Maria Pereira disse:

    Não estão tirando Rio card, para 60 anos, foi dito que não está prevista na lei!!!!!

    1. blogpontodeonibus disse:

      Leia a atualização do site !!!!!!!!!

    2. blogpontodeonibus disse:

      Leia a atualização do site !!!!!!!

    3. blogpontodeonibus disse:

      Leia a atualização do site !!!!!!!!!!!!!!!

    4. blogpontodeonibus disse:

      Leia a atualização do site !!!!!!

    5. blogpontodeonibus disse:

      Leia a atualização do site !!!!

  76. ZILDA MARIA ELEUTERIO disse:

    É Realmente um absurdo, pois o idoso tem prioridades em quase tudo, só não tem para viajar.como é possível isso?Você tem limitações em seus direitos. É um desrespeito.

  77. Wagner disse:

    Fiz rápido meu Vale Idoso, tipo quinze dias

  78. Wagner disse:

    Completei no dia 03/02/2019 65 anos e dia seguinte cadastrei meu nome para fazer o vala Idoso e em 15 dias estava recebendo meu cartão, sem stress e isso em São Gonçalo – RJ.

  79. Eliane disse:

    Qual o processo para tirar a carteira, para embarcar no ônibus?

  80. Rosângela Pereira Simas disse:

    Onde posso tirar o meu Rio Carde No Rio de janeiro

  81. Sergio Rocha disse:

    Acabei de ligar para o número 23345500 ( disque idoso ), depois de algum tempo me atendeu a funcionária Júlia. Buscando informação sobre o local que poderia solicitar o cartão de gratuidade, me foi solicitado nome, cep etc, etc…., informei que só gostaria de saber o local que atenderia e o órgão responsável. Foi informado que seria a CRÁS local, já que pertence ao governo estadual. Recusei- me a fornecer meus dados como, número residencial, pois, não gostaria de receber cartinhas futuras com propaganda eleitoral.( se eu não poderia ser atendido por não ter os 65 anos,qual seria o interesse em meus dados?) Ainda reportando as informações aos interessados fica claro que os órgãos tanto municipal como estadual não tem o menor respeito ao cidadão, dificultando o entendimento das leis em questão e visando somente o interesse político.

Deixe uma resposta