Após divulgar gratuidade em ônibus para idosos acima de 60 anos, prefeitura do Rio se desmente, e diz que benefício só vale a partir dos 65

Benefício é válido a partir desta segunda-feira. Foto: Marco Antônio Goes

Nota no site oficial da prefeitura foi alterada na parte da tarde

ALEXANDRE PELEGI

A prefeitura do Rio de Janeiro esclareceu no final da tarde desta segunda-feira, 7 de janeiro de 2019, que a gratuidade nos transportes públicos municipais só é válida para idosos com idade igual ou superior a 65 anos.

Em nota, a administração diz que a partir de 65 anos o direito é reconhecido por lei federal.

Leia a nota na íntegra:

“A Lei Municipal 782, de autoria do vereador Eliseu Kessler e sancionada pelo prefeito Marcelo Crivella, alinha a legislação local à legislação federal, que regula os direitos às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Ela não dá direito a pessoas com idade inferior a 65 anos à gratuidade nos transportes coletivos municipais”

Na manhã de hoje a gestão Crivella havia divulgado que o benefício seria ampliado para pessoas com 60 anos ou mais, inclusive veiculando essa informação em seu site oficial, em nota intitulada: “Prefeito do Rio de Janeiro sanciona Lei que reduz idade do idoso”.

Entretanto, o Poder Público se desmentiu.

No último parágrafo na nota original, divulgado esta manhã, estava escrito: “Com isso [a lei sancionada], amplia-se o número de pessoas beneficiadas com gratuidade em transportes, meia-entrada em cinemas, prioridade nos atendimentos, isenção em taxas, entre outros”.

A nota oficial foi alterada hoje à tarde, e o novo parágrafo acabou reescrito com o seguinte texto: “De acordo com a Câmara de Vereadores, amplia-se o número de pessoas beneficiadas com meia-entrada em cinemas, prioridade nos atendimentos, isenção em taxas, entre outros.”

Na nova redação, que não cita a gratuidade no transporte, afirma-se apenas que todas as leis municipais em vigor (ou que ainda serão elaboradas), voltadas ao idoso e que tenham como referência a idade de 65 anos, serão alteradas “para que a redação passe a constar a idade de 60 anos”.

Leia a publicação com a nova redação:

prefeito_crivella_idoso

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Jessica Marques para o Diário do Transporte

 

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. João Luis Garcia disse:

    Mais uma vez o Exmo Prefeito toma uma atitude meramente popular e eleitoreira, sem pensar nos custos do sistema e em quem é claro terá que arcar com os mesmos, no caso as empresas..
    Absurdo que nos dias de hoje o desrespeito aos contratos continuem.

  2. JOAO LUIS GARCIA disse:

    Mais uma vez o Exmo Prefeito toma uma atitude meramente popular e eleitoreira, sem pensar nos custos do sistema e em quem é claro terá que arcar com os mesmos, no caso as empresas..
    Absurdo que nos dias de hoje o desrespeito aos contratos continuem.

  3. JOSE ROBERTO DE ARAUJO disse:

    Pois é essas mesmas empresas junto a de transportes deram a Los Srs. Sérgio Cabral e o pezso milhões em corrupções para impedir esse direito e para aumentar tarifas e a wuestqu do ar condicionado e ninguém se manifestou

  4. JOSE ROBERTO DE ARAUJO disse:

    Onde posso obter a carteira de transporte para idoso, não consigo emprego e estou aposentado

  5. Sandra Lúcia Olinda de Souza disse:

    Achei a medida muito certa,já que a partir de 60 anos a gente vira refém de um salário, remédios e muitas vezes não temos como locomover_mos

  6. Lediane Aragão disse:

    Vai ter direito ao Rio Card Sênio? Pq até agora o site ainda exige idade de 65 anos para cadastrar!

  7. sueli campos pessoa Lourenço disse:

    .Onde devo tirar a carteira, pois a RioCard alega a idade d60 anos.

  8. jose alves da silva disse:

    e uma da sacanagem o que eles fazem com idoso

  9. Edna Santos Paiva disse:

    Tenho 61 anos infelismente com doenças crônicas tipo Diabete,Pressâo alta cardipatia entre outras e preciso do rio card pra ir às consultas,quando fui pegar o transporte, por não ter ainda o rc , sò apresentei a identidade ao motorista, ele disse que eu teria que pagar a passagem pois essa gratuidade é só para quem já esta acima de 65 anos.isso é revoltante.

  10. oswaldo macedo da silva disse:

    continua rolando muita grana de propina até no âmbito municipal

  11. wallace2611 disse:

    estou de acordo com o amigo jose

  12. maria alice disse:

    Mais uma vez uma informação falsa.

  13. Vogner Moreira disse:

    A Concessão de transporte é concessão pública, então não entendamos como propriedade de uma empresa qualquer. A elas lhes foi conferido o direito de explorar o serviço, não as pessoas. É o poder público que decide os critérios e regras dessa concessão de serviço público. Os executivos eleitos tem defendido mais as empresas que os cidadãos, é evidencia clara de improbidade. Quando o poder público defende alguns em detrimento de todos, é claro que há interesses escusos escondidos nessas defesas.

  14. JOSE ROBERTO DE ARAUJO disse:

    Verdade, está provado que vem tendo barganha para não dar direito para as idades abaixo 65 anos, a corrupção no transporte publuco do estado do Rio de janeiro e tanta que os empresários estão gastando muito para impedir o direito a isenção dos idosos entre 60 e menos de 65.
    Espero que seja feito uma CPI para que isso seja apurado

  15. Mauricio Correa disse:

    Política mais uma vez comprova ser uma matéria para pessoas sem caráter e até desumanas em alguns casos. Ser político deveria ser uma vocação, e não uma carreira como tem demonstrado nossos “amados” politicos. Crivela é mais um embusteiro da pior espécie, com o agravante de ter feito campanha com o mote “Cuidar das pessoas”. Ao que parece só cuida mesmo da sua igreja (empresa) e de seus interesses pessoais.

  16. Marco Aurélio disse:

    Enquanto as Pessoas continuarem acreditando que os supostos governantes, realmente governam, nossos direitos serão vetados. A partir do Momento em que Elas Despertem e passem a fazer Mudanças Internas, deixando de lado os politicos, os religiosos, os traficantes, os policiais e demais “mecanismos externos”, como formas de Consciência de Massa, o Mundo Mudará,

  17. Dilmar disse:

    Gostaria de saber se o assunto caiu no esquecimento, pois como foi dito hoje pelo interventor do BRT em um jornal da televisão pela manhã, os empresários dos ônibus formaram um CARTEL. Não podemos deixar ficar no esquecimento.

  18. JOSE ROBERTO DE ARAUJO disse:

    Tenho acompanhado mas pelo que tenho visto apesar do Sérgio Cabral ter denunciado o CARTEL TEM SE MANTIDO ATIVO, pelo visto só com 65 anos sou aposentado não consigo emprego e preciso estou precisando muito

  19. JCARLOS disse:

    ANO QUE VEM TEM ELEIÇÃO SERÁ QUE ESSA CAMBADA DE MUQUIRANA VÃO TENTAR SER REELEITO .TEMOS QUE CHUTAR O RABO DESSES SEM VERGONHAS E MAU CARÁTER .ELES TEM É QUE LAVAR A CARA COM ÓLEO DE PEROBA .

  20. JOSE ROBERTO DE ARAUJO disse:

    VAMOS GUARDAR OS NOMES DESSES POLÍTICOS CORRUPTOS PARA NÃO ERRAR DENOVO NA PRÓXIMA ELEIÇÃO

Deixe uma resposta