Linhas de ônibus de Teresina terão nova nomenclatura

Ônibus que vão operar no novo sistema terão ar-condicionado. Foto: Divulgação / Prefeitura de Teresina

Mudanças serão aplicadas a partir de sábado, 17 de março, para implantação do Inthegra, sistema de integração dos transportes

JESSICA SILVA PARA O DIÁRIO DO TRANSPORTE

As linhas de ônibus de Teresina, no Piauí, terão nova nomenclatura a partir deste sábado, 17 de março, por conta da implantação do novo sistema de integração, o Inthegra. A mudança na denominação será aplicada aos coletivos que operam nas zonas Sul e Sudeste da cidade.

As linhas terão as letras T (Troncais), A (Alimentadores) e I (Interterminais) no início do letreiro. O primeiro número vai identificar o terminal em que o ônibus circula e os dois últimos números serão referentes à identificação da linha, conforme explicou o gerente de planejamento da Strans (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito), Denilson Guerra.

Além de letras e números, a identificação também terá cores específicas, para que as pessoas identifiquem as zonas atendidas pelos ônibus. “A cor verde irá identificar os terminais da Zona Norte, que também receberão uma identificação com número: o Terminal da Rui Barbosa será o termina número 1 e do Buenos Aires será o número 2. Os terminais da Zona Leste serão identificados pela cor vermelha – o Terminal do Zoobotânico será o de número 3 e do Terminal Santa Lia será o de número 4” – informou a Prefeitura, em nota.

Além disso, os terminais da Zona Sudeste são identificados com a cor azul. “O Terminal do Livramento é do de número 5 e do Itararé é o de número 6. Para finalizar os terminais da Zona Sul serão identificados pela cor amarela. O Terminal do Bela Vista é o terminal de número 7 e o do Parque Piauí é o de número 8”.

LINHAS

Linhas terão identificação por cor, letra e número. Foto: Divulgação / Prefeitura de Teresina.

Veja a identificação classificada por zona da cidade:

Zona Norte: Terminal da Rui Barbosa – 1; Buenos Aires – 2.

Zona Leste: Terminal do Zoobotânico – 3; Terminal Santa Lia – 4.

Zona Sudeste: Terminal do Livramento – 5; Terminal Itararé – 6.

Zona Sul: Terminal do Bela Vista – 7; Terminal Parque Piauí – 8.

Alimentadoras e troncais

As linhas que saem dos bairros e vão até os terminais são chamadas de alimentadoras. Já as troncais são as que vão para o centro. Estas cumprirão o itinerário pelo corredor exclusivo, criado para reduzir o tempo de viagem dos coletivos.

Corredor Sul

As alterações serão colocadas em prática no dia em que o Corredor Sul vai começar a funcionar, sábado, 17 de março. Além do nome das linhas, o corredor de ônibus também vai demandar mudanças no itinerário de alguns veículos do transporte coletivo.

A mudança será feita porque alguns ônibus não conseguem circular no corredor exclusivo que foi criado. Confira detalhes na reportagem publicada pelo Diário do Transporte.

Sobre o Inthegra

Após o funcionamento do Corredor Sul, no sábado, 17 de março, o sistema de integração de Teresina vai começar a funcionar. O Inthegra estará disponível mediante o uso do Cartão Integração.

O novo sistema vai operar nas Avenidas Barão de Gurguéia, Henry Wall de Carvalho, Miguel Rosa e Prefeito Wall Ferraz, que integram o Corredor Sul. Os terminais Bela Vista, do Parque Piauí e do Itararé vão funcionar durante a semana.

O Inthegra só será válido para os passageiros que emitirem o Cartão Integração, disponível nos pontos de revenda do Setut (Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina), nos terminais ou até mesmo nos ônibus. São três tipos de cartão: do trabalhador, do estudante e expresso.

Com a implantação do Inthegra, as linhas radiais do sistema foram extintas e as viagens foram divididas.

“Na zona sul, região por onde vai começar o Inthegra neste sábado, quem for sair do bairro com destino ao centro, por exemplo, tomará o ônibus da linha alimentadora no bairro e seguirá até o terminal mais próximo (Parque Piauí ou Bela Vista). No terminal, o passageiro toma outro ônibus até o centro, esse é chamado de linha troncal. Ou ele pode ainda tomar um coletivo interterminal, descendo no Terminal do Itararé, zona sudeste” informou a Prefeitura, em nota.

Novos ônibus

Para o funcionamento do Inthegra, foram entregues 40 ônibus modelo BRT (Bus Rapid Transit) nesta sexta-feira, 16 de março. Durante a entrega, o prefeito Firmino Filho disse que o novo sistema tem como objetivo enfrentar uma crise na mobilidade.

“Nós estamos instalando um novo sistema. É com o Inthegra que estamos buscando enfrentar a crise da mobilidade urbana, buscando enfrentar esse sistema de transporte que já está falido. O novo modelo começa com várias modificações. As linhas vão ser transformadas com a inauguração dos corredores e os terminais. O Inthegra terá início neste sábado (17) pela zona sul e pelo Terminal do Itararé, em frente à Fundação Bradesco. Estamos com 40 novos ônibus troncais, com ar condicionado, servindo às regiões sul e sudeste da cidade” — disse Firmino, por meio de nota

Os ônibus BRT entregues nesta sexta vão operar nas linhas troncais, que vão passar pelos corredores exclusivos das avenidas Barão de Gurgueia, Miguel Rosa, Henry Wall de Carvalho e Maranhão.

Segundo informações da Prefeitura, os ônibus das linhas alimentadoras serão substituídos gradativamente até que a frota seja renovada.

Comentários

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading