Sistema de integração de Teresina recebe novos ônibus

Segundo a Prefeitura, os ônibus das linhas alimentadoras serão substituídos gradativamente até que a frota seja renovada. Foto: Divulgação

Reforço na frota foi direcionado às linhas alimentadoras da capital do Piauí

JESSICA SILVA PARA O DIÁRIO DO TRANSPORTE

A frota de ônibus municipais de Teresina, no Piauí, ganhou 11 novos veículos. O reforço foi direcionado às linhas alimentadoras – que circulam entre os bairros e terminais – segundo informações da Strans (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito).

De acordo com o gerente de Planejamento da Strans, Denilson Guerra, os ajustes estão sendo feitos para aprimorar o atendimento. “Já fizemos um acréscimo de veículos nas linhas do sistema e estamos planejando que sejam implementados mais carros na próxima semana. Esse aumento da frota oferta mais vagas nos ônibus e um melhor atendimento para os usuários” – disse.

Nos primeiros dias de funcionamento do sistema de integração, o Inthegra, que começou a operar no dia 17 de março, os usuários enfrentaram problemas com superlotação nos ônibus e atraso nas viagens.

O gerente explicou que já foram identificadas melhorias no sistema, com relação aos problemas citados. “As mudanças sempre são difíceis, mas já percebemos que as pessoas estão assimilando melhor o sistema de integração. Os usuários já estão se organizando em filas para pegar o ônibus, assim todos tem acesso com segurança” – afirmou.

Conforme informado pela Strans, as estações de embarque e desembarque possuem equipes do “Posso Ajudar” para tirar as dúvidas. Os passageiros também podem falar com os fiscais do transporte público nos terminais.

NOVOS ÔNIBUS

Para o funcionamento do Inthegra, foram entregues 40 ônibus modelo BRT (Bus Rapid Transit) na sexta-feira, 16 de março. Um dia antes da inauguração do sistema. Durante a entrega, o prefeito Firmino Filho disse que o objetivo da iniciativa é enfrentar uma crise na mobilidade.

“Nós estamos instalando um novo sistema. É com o Inthegra que estamos buscando enfrentar a crise da mobilidade urbana, buscando enfrentar esse sistema de transporte que já está falido. O novo modelo começa com várias modificações. As linhas vão ser transformadas com a inauguração dos corredores e os terminais. O Inthegra terá início neste sábado (17) pela zona sul e pelo Terminal do Itararé, em frente à Fundação Bradesco. Estamos com 40 novos ônibus troncais, com ar condicionado, servindo às regiões sul e sudeste da cidade” — disse Firmino, por meio de nota

Os ônibus BRT entregues na ocasião operam nas linhas troncais, que passam pelos corredores exclusivos das avenidas Barão de Gurgueia, Miguel Rosa, Henry Wall de Carvalho e Maranhão.

Segundo informações da Prefeitura, os ônibus das linhas alimentadoras serão substituídos gradativamente até que a frota seja renovada.

SOBRE O INTHEGRA

Após o funcionamento do Corredor Sul, no sábado, 17 de março, o sistema de integração de Teresina vai começar a funcionar. O Inthegra estará disponível mediante o uso do Cartão Integração.

O novo sistema vai operar nas Avenidas Barão de Gurguéia, Henry Wall de Carvalho, Miguel Rosa e Prefeito Wall Ferraz, que integram o Corredor Sul. Os terminais Bela Vista, do Parque Piauí e do Itararé vão funcionar durante a semana.

O Inthegra só é válido para os passageiros que emitirem o Cartão Integração, disponível nos pontos de revenda do Setut (Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina), nos terminais ou até mesmo nos ônibus. São três tipos de cartão: do trabalhador, do estudante e expresso.

Com a implantação do Inthegra, as linhas radiais do sistema foram extintas e as viagens foram divididas.

“Na zona sul, região por onde vai começar o Inthegra neste sábado, quem for sair do bairro com destino ao centro, por exemplo, tomará o ônibus da linha alimentadora no bairro e seguirá até o terminal mais próximo (Parque Piauí ou Bela Vista). No terminal, o passageiro toma outro ônibus até o centro, esse é chamado de linha troncal. Ou ele pode ainda tomar um coletivo interterminal, descendo no Terminal do Itararé, zona sudeste” — informou a Prefeitura, em nota.

Leia também:

Linhas de ônibus de Teresina terão nova nomenclatura

Comentários

Comentários

  1. Carlos disse:

    Ônibus feio

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading