Terminais de Teresina serão fechados e terão catracas

Inthegra começou a funcionar no sábado. Foto: Divulgação.

Decisão da Strans tem como objetivo facilitar o acesso dos passageiros aos ônibus

JESSICA SILVA PARA O DIÁRIO DO TRANSPORTE*

*Com informações do G1

Os terminais de ônibus de Teresina, no Piauí, serão fechados e terão catracas implantadas, conforme informações da Strans (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito). A decisão foi tomada com o objetivo de facilitar o acesso dos passageiros ao local e controlar o fluxo de pessoas antes da entrada nos coletivos.

O sistema de integração da cidade, chamado Inthegra, começou a funcionar no sábado, 17 de março, e mudou o funcionamento dos ônibus do município.

Leia mais em: Linhas de ônibus de Teresina terão nova nomenclatura.

Leia também: Linhas de ônibus de Teresina passam por mudanças.

“A Prefeitura solicitou um estudo a Strans para fechar o terminal e melhorar o funcionamento internamente. Nós estamos vendo que um dos problemas é o acesso dos passageiros ao ônibus, pois os passageiros entram todos de uma vez e uma das soluções é que as portas estejam abertas para que as pessoas tenham acesso livre” – disse o superintendente da Strans Carlos Daniel para o PITV.

O superintendente também pediu que os passageiros respeitassem o tempo previsto e estipulado no intervalo entre os ônibus, que é de 12 minutos, o que segundo Carlos é o tempo máximo da linha Troncal.

“Com isso, fecharemos alguns dos terminais para que as pessoas passem na primeira catraca para depois entrarem no ônibus um de cada vez sem causar tumulto, tendo mais agilidade e segurança aos passageiros” – disse Carlos Daniel.

Na visão do superintendente, a superlotação dos ônibus e os atrasos também podem ser motivados pela falta de paciência dos passageiros. “As pessoas chegam ao terminal e não acreditam que virá o próximo ônibus, então elas tendem a lotar o primeiro ônibus que está lá. As pessoas não têm paciência de esperar um pouco e pegar o próximo ônibus”.

RESSARCIMENTO

A Strans informou também que passageiros que passaram do tempo máximo de integração que é de duas horas, terão o valor ressarcido. “Gostaria de lembrar que as pessoas que forem, por acaso, prejudicadas ao longo de sua viagem, por exemplo, as pessoas que não conseguiram integrar dentro das duas horas, ela terá direito do ressarcimento do valor gasto indevidamente. Ela deve procurar o SETUT e o órgão terá a obrigação de devolver essa passagem feita indevidamente” – explicou o superintendente.

HISTÓRICO

Após o funcionamento do Corredor Sul, no sábado, 17 de março, o sistema de integração de Teresina começou a funcionar. O Inthegra estará disponível mediante o uso do Cartão Integração.

O novo sistema opera nas Avenidas Barão de Gurguéia, Henry Wall de Carvalho, Miguel Rosa e Prefeito Wall Ferraz, que integram o Corredor Sul. Os terminais Bela Vista, do Parque Piauí e do Itararé vão funcionar durante a semana.

O Inthegra só é válido para os passageiros que emitirem o Cartão Integração, disponível nos pontos de revenda do Setut (Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina), nos terminais ou até mesmo nos ônibus. São três tipos de cartão: do trabalhador, do estudante e expresso.

Com a implantação do Inthegra, as linhas radiais do sistema foram extintas e as viagens foram divididas.

“Na zona sul […], quem for sair do bairro com destino ao centro, por exemplo, tomará o ônibus da linha alimentadora no bairro e seguirá até o terminal mais próximo (Parque Piauí ou Bela Vista). No terminal, o passageiro toma outro ônibus até o centro, esse é chamado de linha troncal. Ou ele pode ainda tomar um coletivo interterminal, descendo no Terminal do Itararé, zona sudeste” — informou a Prefeitura, em nota.

NOVOS ÔNIBUS

Para o funcionamento do Inthegra, foram entregues 40 ônibus modelo BRT (Bus Rapid Transit) nesta sexta-feira, 16 de março. Durante a entrega, o prefeito Firmino Filho disse que o novo sistema tem como objetivo enfrentar uma crise na mobilidade.

“Nós estamos instalando um novo sistema. É com o Inthegra que estamos buscando enfrentar a crise da mobilidade urbana, buscando enfrentar esse sistema de transporte que já está falido. O novo modelo começa com várias modificações. As linhas vão ser transformadas com a inauguração dos corredores e os terminais. O Inthegra teve início neste sábado (17) pela zona sul e pelo Terminal do Itararé, em frente à Fundação Bradesco. Estamos com 40 novos ônibus troncais, com ar condicionado, servindo às regiões sul e sudeste da cidade” — disse Firmino, por meio de nota.

Os ônibus BRT entregues na sexta vão operar nas linhas troncais, que vão passar pelos corredores exclusivos das avenidas Barão de Gurgueia, Miguel Rosa, Henry Wall de Carvalho e Maranhão.

Segundo informações da Prefeitura, os ônibus das linhas alimentadoras serão substituídos gradativamente até que a frota seja renovada.

De acordo com a STrans, as plataformas dos Terminais de Integração e as estações de transbordo são equipadas com dispositivos de segurança e de acessibilidade. “É necessário manter a atenção no momento de atravessar os corredores, sempre utilizando as faixas de pedestres que existem em cada estação. Os semáforos também, que estão próximos às estações, são equipados com botoeiras para serem utilizadas por portadores de deficiência, inclusive com dispositivo sonoro” – informou.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading