Aplicativo para ver horários dos ônibus de Santo André está pronto, mas sem data de lançamento

Passageiros estão sem nenhuma ferramenta para acompanhar o itinerário dos coletivos em tempo real desde fevereiro

Santo André Mobi aguarda homologação das lojas dos sistemas operacionais iOS e Android para ficar disponível

JESSICA SILVA PARA O DIÁRIO DO TRANSPORTE

O aplicativo desenvolvido pela Prefeitura de Santo André para ver o horário de chegada dos ônibus municipais já está pronto, mas ainda não há data prevista para o lançamento. A administração municipal havia divulgado que o processo de transferência e finalização do chamado Santo André Mobi estaria concluído em abril.

Relembre: Santo André terá novo aplicativo para verificar horários de ônibus em abril

A Prefeitura informou ao Diário do Transporte, em nota, que o aplicativo está finalizado, mas não foi lançado porque “aguarda homologação das lojas dos sistemas operacionais iOS (App Store) e Android (Google Play)”. Não é possível prever uma data exata para a finalização de ambos os trâmites.

Os passageiros do município estão sem nenhuma ferramenta para acompanhar o itinerário dos coletivos em tempo real desde fevereiro, quando as empresas cancelaram o contrato com o CittaMobi, utilizado para a função.

O único aplicativo disponível atualmente é o Moovit, que estipula o horário de chegada dos coletivos com base em uma previsão. O CittaMobi, por sua vez, era baseado em mapeamento via geolocalização dos veículos, para maior precisão da hora em que o ônibus passaria no ponto.

Em março, a Prefeitura de Santo André informou ao Diário do Transporte que implantaria um novo aplicativo de transporte para substituir o CittaMobi. Na ocasião, a administração municipal informou que o Santo André Mobi foi desenvolvido por equipe própria, para controlar a chegada e saída dos ônibus das linhas municipais.

HISTÓRICO

O CittaMobi estava disponível aos passageiros de Santo André por meio de um convênio da empresa com o Consórcio União Santo André, formado pelas empresas Viação Guaianazes/Curuçá, Viação Vaz, TCPN – Transportes Coletivos Parque das Nações, ETURSA – Empresa de Transporte Urbano e Rodoviário de Santo André e EUSA – Empresa Urbana Santo André.

No início de fevereiro, o serviço ficou indisponível para a população, devido ao rompimento de contrato entre a Cittati e o Consórcio União Santo André. Veja mais detalhes na reportagem publicada pelo Diário do Transporte: Empresas de ônibus de Santo André rompem contrato e passageiros ficam sem informações em aplicativo de celular

Confira as notas enviadas pela Cittati e pela Prefeitura de Santo André na época em que o CittaMobi parou de funcionar na cidade:

Nota Cittati:

Há 10 anos a Cittati fornece soluções tecnológicas de mobilidade urbana para o mercado. Entre elas, há o sistema de gerenciamento online de frotas de ônibus, que também gera a posição geolocalizada, em tempo real, de cada veículo. Esses dados são utilizados na previsão de chegada dos ônibus nos pontos apresentada no aplicativo CittaMobi.

Recentemente, algumas das operadoras de ônibus de Santo André encerraram o contrato de gerenciamento online de suas frotas. Consequentemente, o CittaMobi não mais consegue gerar a previsão de horários de diversas linhas que circulam na cidade. No entanto, as previsões de horários dos ônibus da empresa Suzantur ainda são apresentadas no aplicativo.

Agradecemos a todos os usuários do CittaMobi de Santo André por esses anos de parceria. Ao informar as previsões de chegada dos ônibus e as melhores rotas, esperamos ter contribuído para que os cidadãos tenham uma melhor experiência na mobilidade urbana.

O CittaMobi continua operando normalmente nas demais cidades.

Nota Prefeitura de Santo André:

A Prefeitura de Santo André informa que o sistema de transporte público municipal passa por um processo de modernização que incluirá, entre outras medidas, a troca de tecnologia para a implantação de um novo aplicativo de transporte, que substituirá o Cittamobi. A expectativa da administração é de que o processo de transferência de tecnologia seja concluído nas próximas semanas. Os ônibus da cidade já estão recebendo modernos e precisos equipamentos de monitoramento para o controle da chegada e saída das linhas municipais.

Na concepção de melhoria do transporte público na cidade, a Prefeitura propôs ainda ações que estão em andamento e outras que já foram realizadas. Um plano de ação está em execução para elaboração de um estudo detalhado das linhas municipais, os itinerários, bem como o fluxo de passageiros nestes coletivos. Estes estudos permitirão vislumbrar o panorama atual do transporte público na cidade, servindo de base também para a elaboração de um plano de racionalização do sistema de transporte vigente.

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

Deixe uma resposta