Tatuzão começa a escavar as obras de expansão da linha 2-Verde nesta terça (21)

Início dos trabalhos começam pelo Complexo Rapadura, na zona Leste

ADAMO BAZANI

As escavações da expansão da linha 2-Verde do Metrô de São Paulo pelo Tatuzão, apelido da tuneladora Shield, começam nesta terça-feira, 21 de novembro de 2023.

A informação foi confirmada na noite desta segunda-feira (20) pelo Metrô e pela STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos).

O início dos trabalhos vai contar com a presença do governador Tarcísio de Freitas e ocorre no chamado Complexo Rapadura, que fica na Rua Bailique, Jardim Têxtil, região da Vila Formosa, na zona leste da capital paulista.

Segundo o Metrô e a STM, o tatuzão que vai ser usado no prolongamento da linha 2-Verde é o maior da América Latina e será usado na construção de oito novas estações e mais de 8 km de túneis que vão ligar a Vila Prudente à Penha, na zona leste.

Como mostrou o Diário do Transporte, a roda de corte do Tatuzão para a ampliação da linha 2-Verde do Metrô de São Paulo começou no dia 04 de setembro de 2023, a descida para montagem e posterior escavação do túnel por onde vão circular os trens.

O Tatuzão da Linha 2-Verde é chamado de “Cora Coralina”, tem cerca de 100 metros de comprimento e 500 toneladas.

O equipamento deve abrir os cerca de 8 km de túneis em direção ao Poço Falchi Gianini, que fica entre as estações Vila Prudente (já em operação) e Orfanato, que é a primeira do novo trecho. Depois o Shield vai escavar o trecho entre o complexo Rapadura e a Penha.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2023/09/04/roda-de-corte-do-tatuzao-para-a-expansao-da-linha-2-verde-comeca-descida-para-escavar-tunel-dos-trens/

A EXPANSÃO DA LINHA 2-VERDE:

 

A linha 2-Verde do Metrô está sendo ampliada na zona Leste, mas projeto total contempla chegada até Guarulhos, na região metropolitana.

São duas fases:

A primeira fase é até Penha e está em obras. Quando este trecho estiver concluído, a Linha 2-Verde terá 23 km de extensão, com 22 estações desde a Vila Madalena. Passará a ser a linha de metrô mais extensa de São Paulo, conectando-se diretamente com as linhas 1-Azul de metrô  (Paraíso e Ana Rosa), 3-Vermelha de metrô (Penha), 4-Amarela  de metrô (Paulista), 5-Lilás (Chácara Klabin) de metrô, 15-Prata de monotrilho (Vila Prudente), 11-Coral de trem (Penha) e terminais de ônibus urbanos (SPTrans) e metropolitanos (EMTU), transportando mais de 1,1 milhão de pessoas por dia. A ordem de serviço para início das obras do trecho Vila Prudente-Penha foi assinada em 17 de janeiro de 2020. Somente a fase 1 tem 8,3 quilômetros de extensão e oito estações.

A fase 2, trecho final da obra, chegará a Guarulhos. Entre a Penha e a via Dutra, em Guarulhos, serão mais 5,9 km e cinco estações.

Em 2021, o então governador João Doria estimou que a fase 1 até a Penha estaria pronta até 2026 e a fase, até Guarulhos, seria entregue em 2028.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/08/19/gestao-doria-preve-que-linha-2-verde-do-metro-chegue-a-guarulhos-sp-em-2028/

O projeto é antigo e sofreu vários entraves.

A concessão de financiamento para a obra foi liberada, em 21 de junho de 2013, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de R$ 1,5 bilhão à época.

O início das obras chegou a ser prometido para setembro de 2014 e a promessa inicial era de conclusão em 2020. Foram assinados contratos de obras com oito consórcios, cada um responsável por um trecho de intervenção.

Mas em 08 de janeiro de 2016, o Diário do Transporte noticiava que o então governador Geraldo Alckmin tinha anunciado o adiamento por um ano do início da expansão da linha 2 Verde do Metrô, de Vila Prudente, na zona Leste de São Paulo, até Guarulhos, na região metropolitana.

O motivo alegado, na época, foi a falta de verbas. A gestão culpava o Governo Federal, até então comandado pela presidente Dilma Rousseff, por atrasos nos repasses da União. Parte do financiamento da expansão da linha 2 Verde deveria vir do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2016/01/08/alckmin-adia-por-um-ano-o-inicio-da-expansao-da-linha-2-verde-do-metro-ate-guarulhos/

As obras, que tinham sido iniciadas, ficaram paradas por falta de dinheiro até julho de 2019.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

 

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