Alckmin adia por um ano o início da expansão da linha 2 Verde do metrô até Guarulhos

linha 2 vede metrô

Linha 2 Verde do metrô não deve ter expansão concluída até 2020 se atrasos persistirem.

Governo do Estado tem licença ambiental para construir 12,5 quilômetros, no entanto, alega falta de verbas. Monotrilhos também apresentam problemas

ADAMO BAZANI

O governo Geraldo Alckmin adiou por um ano o início da expansão da linha 2 Verde do Metrô, de Vila Prudente, na zona Leste de São Paulo, até Guarulhos, na região metropolitana.

O motivo alegado é falta de verbas. A gestão culpa o Governo Federal por atrasos nos repasses da União. Parte do financiamento da expansão da linha 2 Verde deve vir do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

O início das obras tem sido atraso desde setembro de 2014 e a promessa inicial era de conclusão em 2020. Foram assinados contratos de obras com oito consórcios, cada um responsável por um trecho de intervenção.

O governo do estado já tem as licenças ambientais para o prolongamento da linha. Seriam 12,5 quilômetros com 12 novas estações, uma nova conexão com a estação Vila Prudente – hoje um dos extremos da linha, e a construção de um pátio de manobras de manutenção para os 35 trens que a linha receberia.

A gestão Geraldo Alckmin também congelou a construção dos extremos das Linhas 15 Prata e 17 Ouro dos monotrilhos.

Na linha 15 Prata está paralisado o cronograma do trecho entre São Mateus e Cidade Tiradentes, na zona Leste de Sã Paul. Já linha 17- Ouro estão sem previsão de conclusão as obras do trecho entre o aeroporto de Congonhas até Jabaquara e no outro extremo, da Marginal Pinheiros até a região posterior ao Morumbi, atendendo a área da favela do Paraisópolis.

Os trechos destas duas linhas somam 21,9 quilômetros, dos 44 quilômetros prometidos.

Também não está em programação o início das obras da linha 18 do monotrilho, do ABC, e que nas duas fases deve somar 15,7 quilômetros.

Além de problemas de falta de verba, a linha 18 do monotrilho do ABC reúne dúvidas técnicas sobre a viabilidade do modal para o trecho e das obras.

Adamo Bazani jornalista especializado em transportes

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Comentários

Comentários

  1. Rubens Segura disse:

    Adamo, lhe fiz uma indagação a respeito do fim das cooper e em transformação das mesmas em empresas, em Sampa, o senhor não me retornou, algum problema com determinadas questões??

    1. Este ar conspiratório de internet não acrescenta nada. Não sei se você sabe, mas eu não tenho resposta para todas as questões. Se eu tivesse problema, não aprovaria a questão. Se eu não tenho resposta, eu aprovo para ver se algum outro leitor possa ter.
      Grato pela participação.

    2. Rubens Segura disse:

      Muito obrigado pelo retorno, foi isso mesmo que gostaria de saber, se o senhor sabe ou não o porque desta decisão da Prefeitura, poderia ter sido postada em algum outro momento/data e não acompanhei. O senhor não sabendo fico satisfeito.
      Quanto a minha pergunta a mesma não foi postada quando fiz o comentário/indagação.
      De novo, muito obrigado pela abertura do canal de dialogo.

  2. J disse:

    MENTIROSO! ALCKMIN…VC GOVERNA O ESTADO MAIS RICO DA UNIÃO …Q SUSTENTA O BRASIL TODO PRATICAMENTE…COMO VC SE ATREVE A DIZER Q NÃO TEM DINHEIRO???? VC O HADDAD E A DILMA TEM Q IR A M…MESMO ! VC NEM DEVERIA CITAR O GOVERNO MALDITO DESSA MULHER ! NOS POUPE !

  3. O Governo do Estado enterra seis bilhões e meio no monotrilho, não faz as obras de interligação das bacias e espera a bondade das chuvas, quarteirizou a operação dos transportes sobre trilhos, e não é responsável por nada, a culpa é do governo federal, a culpa é das prefeituras das regiões metropolitanas, a culpa é de Deus, a culpa é de todos exceto da quadrilha que governa o estado.

  4. Leoni disse:

    Já estamos em 2016, e novamente é adiado o início da expansão da linha 2-Verde do metrô até Guarulhos, e não deve ter sua extensão concluída até 2020 se dependermos destes atuais governantes federais, estaduais e municipais.

    No Brasil não existe uma lei semelhante a das Responsabilidades Fiscais ( mais conhecida como “Pedaladas fiscais”), que pune o governante que gasta mais do que arrecada, ou que repassa para o seu sucessor as dívidas contraídas no seu período de mandato, e que burla a lei, por este motivo não acontece punição alguma para quem promete nas campanhas eleitorais e não as cumpre.

    O resultado disto são inumeráveis obras incompletas e um infindável festival de compromissos não cumpridos, e os responsáveis imputados.

    De qualquer forma a extensão da Linha 2-Verde continua sendo a melhor opção do que quaisquer outras que é a de se utilizar as linhas 13 Jade ou 12-Safira congestionadas da CPTM ou os imprevisíveis Monotrilhos.

  5. Bruno disse:

    Monotrilho foi a pior ideia que puderam ter para implantar em SP…Aqui custa caro feito obra do Metrô, as obras atrapalham tanto quanto as obras do Metrô mas ele não tem nem metade da capacidade do Metrô…

  6. Em 20 anos no estado sempre com obras lentas e prometendo mil e uma coisa e nunca entrega nada completo,quando entrega e piada mundial,agora com o país em crise fica fácil culpar alguém né?

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