“Jabuti” que excluiria gás natural das metas de redução de poluição por caminhões de lixo, ônibus e táxis é retirado do PDE

Prioridade para transporte coletivo tem sido eletrificação, mas outros combustíveis alternativos ao diesel também podem ser usados

ADAMO BAZANI

O projeto de PDE (Plano Diretor Estratégico) da cidade de São Paulo tinha alguns “jabutis” escondidos. Foram apresentadas 120 emendas ao PL. Destas, o Plenário acatou 13.

Além da isenção tributária do ISS em benefício aos estádios de futebol, outro “jabuti” não passou.

O  ”gás natural” seria excluído das fontes de combustível consideradas menos poluentes na cidade.

Assim, o combustível não seria mais levando em conta nas metas de redução de poluição na capital paulista por caminhões de lixo, ônibus e táxis.

No caso do transporte coletivo, a prioridade tem sido ônibus elétricos, mas outras fontes de energia alternativas ao óleo diesel também podem ser usadas.

Tanto é que na última semana, a prefeitura publicou em Diário Oficial a criação de um grupo de trabalho para acompanhar as emissões de poluentes de ônibus com proporções maiores de biodiesel ao diesel.

Algumas concessionárias de ônibus também vão adotar o HVO, um diesel hidrogenado que também polui menos e pode ser usado inclusive nos modelos mais antigos em circulação, sem necessidade de mudar os motores.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2023/06/23/prefeitura-de-sao-paulo-cria-grupo-de-trabalho-para-acompanhar-testes-de-biodiesel-na-frota-de-onibus/

O Secretário de Mudanças Climáticas da Prefeitura de São Paulo, Fernando Pinheiro Pedro, considera uma vitória o fato de o jabuti ter caído e o GNV continuar na relação dos combustíveis menos poluentes.

“Isso desarticularia toda nossa estratégia de descarbonização, a começar da metanização da frota de caminhões coletores de lixo… fora os taxis e ônibus”

O texto final do PDE ainda depende de sanção do prefeito Ricardo Nunes.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Assine

Assine para receber as notícias do Diário do Transporte direto em seu e-mail.

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Informe Publicitário
Comentários

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo