Empresas de ônibus colocam adesivos de ponto cego, mas ciclistas e pedestres ainda não sabem identificar; Mortes de ciclistas sobem no Estado de São Paulo

Há partes da lataria que o motorista não tem plena visão; Algumas garagens fazem “troca de papel” para conscientização de condutores e ciclistas

ADAMO BAZANI

De acordo com dados do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de São Paulo, o número de mortes de ciclistas no Estado de São Paulo subiu 11% entre 2021 e 2022, passando de 321 óbitos para 357. O dado foi divulgado nesta segunda-feira, 20 de março de 2023.

Parte destes acidentes envolve ônibus. A letalidade das colisões envolvendo caminhões ou ônibus contra bicicletas pode ser até 15 vezes maior que em acidentes entre bicicletas e carros, de acordo com o Observatório Nacional do Trânsito.

Bicicleta é meio de transporte, não apenas de lazer, e, onde não há sinalização de proibição, pode circular em qualquer via e deve ter prioridade em relação à moto, carro, caminhão ou ônibus.

Em grande parte dos casos, ocorre a imprudência do motorista do veículo maior desrespeitando a bicicleta e as cidades brasileiras também carecem de infraestruturas melhores como ciclovias.

Mas também, há casos em que o ciclista pode colaborar para evitar os acidentes.

Primeiro, ciclista deve respeitar a sinalização, parando nos semáforos e ao adentrar preferenciais. Afinal, se o ciclista quer que sua bicicleta seja tratada como um veículo comum de transporte (e assim o é), deve seguir as mesmas regras que os outros condutores.

Segundo, ciclista deve respeitar pedestre: não são poucos os casos que os ciclistas ignoram faixa de pedestre e avançam sobre os pedestres atravessando a rua.

Terceiro, ciclista deve entender que veículo grande, como ônibus e caminhões, têm ponto cego.

Um ônibus, por exemplo, dependendo do modelo, pode ter 13m, 18m, 23m até 28m.

Por mais eficientes os espelhos de alguns modelos (e, acredite, nem todos os modelos têm uma visualização boa, mesmo os vendidos como modernos pela indústria), há partes da lataria que não são bem visualizadas pelo motorista. Estas partes são os chamados pontos cegos.

Uma das sinalizações que empresas de ônibus estão adotando são adesivos de pontos cegos, colocados no local da lataria alertando que o motorista pode não estar vendo pedestres, ciclistas ou motociclistas.

Ocorre que nem todos se atentam para estes adesivos ou nem sabem o que significa.

Na Grande São Paulo, por exemplo, todos os ônibus municipais da capital paulista possuem a sinalização (é obrigatório), os ônibus e trólebus do Corredor ABD também têm (facultativo da empresa), os ônibus municipais de Diadema, assim como os ônibus municipais de Guarulhos, entre outros.

As viações também têm realizado treinamentos de trocas de papéis, com motoristas sentando em bicicletas e sentindo como é ter um ônibus “tirando uma fina”, mas também colocando ciclistas nos postos dos motoristas para mostrar que não é fácil guiar um gigante, cobrar passagem, dar informações, estar atento aos passageiros e, ainda, ter várias partes da lataria que se tornam “invisíveis” nos espelhos.

Os pontos-cegos em ônibus variam de acordo com os modelos, mas em geral, ficam nos seguintes locais:

– Da porta da frente até a porta traseira do ônibus, na parte de baixo (saia).

– Do lado oposto da janela do motorista

– Logo atrás do ônibus

– Na frente, na parte de baixo, perto dos retrovisores

– Entre a roda traseira e a porta traseira

Sempre que possível, pedestres, ciclistas e motociclistas devem evitar permanecer muito tempo nestes pontos.

O motorista de ônibus ou de caminhão deve zelar pela segurança dos menores, mas as ações em prol de um trânsito mais seguro é dever de todos.

ANJO DA GUARDA:

Além de treinamento, a tecnologia pode ajudar a evitar acidentes durante o embarque e desembarque.

Um dos equipamentos é chamado de “anjo da guarda”, que impede que os ônibus se movimentem com as portas abertas ou com as portas se abrindo ou se fechando.

No dia 06 de fevereiro de 2023, o Diário do Transporte, em primeira mão, revelou que as empresas de ônibus estão descumprindo uma determinação da SPTrans (São Paulo Transporte) e operam com o anjo da guarda desligado ou não funcionando adequadamente.

Somente no ano passado, a SPTrans aplicou 60 multas e penalizou 14 empresas por estarem com o equipamento desligado. Até fevereiro de 2023, foram cinco multas, pelo menos.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2023/02/06/videos-empresas-de-onibus-descumprem-determinacao-da-sptrans-bloqueadores-anjo-da-guarda-sao-adulterados-e-coletivos-trafegam-com-portas-abertas-o-que-pode-gerar-acidentes/

No dia 28 de fevereiro de 2023, o Diário do Transporte revelou que ônibus metropolitanos intermunicipais também estão operando sem o anjo da guarda funcionar.

O gerenciamento é da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), do Governo do Estado de São Paulo, que informou ao Diário do Transporte que em 2022 aplicou 30 multas e que em janeiro de 2023, foram duas penalizações.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2023/02/28/videos-onibus-intermunicipais-tambem-se-movimentam-com-as-portas-abertas-anjo-da-guarda-sem-funcionar-30-multas-da-emtu-as-viacoes-em-2022/

Em 03 de março de 2023, o secretário de transportes, Ricardo Teixeira, em entrevista coletiva ao lado do prefeito Ricardo Nunes, disse que a SPTrans (São Paulo Transporte) iria rever os atuais treinamentos aos motoristas de ônibus. Segundo Teixeira, a reincidência de acidentes envolvendo idosos nos momentos de embarque e desembarque nunca aconteceu desta maneira como ultimamente e que, internamente, já estava sendo estudado novo procedimento de reciclagem de motoristas.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2023/03/03/entrevista-sptrans-vai-rever-treinamento-de-motoristas-e-policia-civil-investiga-mais-um-caso-de-idoso-que-sofreu-acidente-ao-cair-de-onibus-na-capital-paulista/

Já no dia 06 de março de 2023, o Diário do Transporte também mostrou que o não funcionamentos do dispositivo bloqueador de portas coloca em risco passageiros de ônibus municipais de Santo André, no ABC Paulista. Vários flagrantes foram feitos.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2023/03/06/videos-onibus-de-santo-andre-sp-tambem-andam-com-portas-abertas-e-anjo-da-guarda-sem-funcionar/

ACIDENTES:

Entre os casos noticiados envolvendo o momento de desembarque estão:

18 de março de 2023: Uma idosa foi arrastada por um ônibus da linha 407J-10 Jardim Soares/Metrô Tatuapé, da Express Transportes Urbanos, na zona Leste de São Paulo. Ela não chegou a cair, mas por ter ficado com uma das mãos presas na porta, sofreu luxações e escoriações. A marido dela, também idosos, estava descendo, mas o ônibus fechou a porta antes dele desembarcar. Uma sacola que ele transportava chegou a ficar presa no veículo.

1º de março de 2023: Uma idosa de 72 anos foi atropelada por um ônibus na Zona Sul de São Paulo na quarta-feira, 1° de março de 2023, quando desembarcava do veículo por volta das 13h, na Avenida Alexandrina Malisano de Lima, no bairro Jardim Ângela. Policiais militares foram acionados e prestaram atendimento à vítima, que teve ferimentos graves em uma das pernas. Segundo informações da SSP (Secretaria de Segurança Pública), o motorista do ônibus, de 25 anos, que pertence à empresa Transwolff, parou o coletivo para que os passageiros desembarcassem no ponto, mas não viu que a idosa, a última a descer, tropeçou e ficou com as pernas embaixo do veículo, partindo e causando o atropelamento.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2023/03/02/video-idosa-de-72-anos-e-atropelada-por-onibus-no-momento-do-desembarque-na-zona-sul-de-sao-paulo/

26 de fevereiro de 2023: Dalcy Cangussu, de 73 anos, é arrastado e atropelado pelo motorista do ônibus na Rua Elias de Almeida, no Tremembé, zona Norte, após uma discussão por uso de máscara. Morreu em 02 de março. (Sambaíba Transportes Urbanos)

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2023/03/02/video-morre-passageiro-de-onibus-de-73-anos-que-foi-arrastado-e-atropelado-por-motorista-da-sambaiba/

12 de fevereiro de 2023: Um motorista de ônibus da empresa A2 Transportes foi flagrado não acionando o elevador para um passageiro em cadeira de rodas e, o pior, quando, o usuário foi tirar satisfação, caiu e o condutor saiu com o ônibus sem prestar nenhum tipo de socorro, próximo ao número 3300 da Avenida Cupecê, na zona Sul da cidade de São Paulo.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2023/02/13/video-motorista-de-onibus-da-a2-nao-aciona-elevador-para-cadeirante-e-ainda-nega-socorro-quando-a-pessoa-cai-da-cadeira-de-rodas-2/

08 de fevereiro de 2023: Com base nos vídeos produzidos pelo Diário do Transporte, a SPTrans (São Paulo Transporte), que gerencia as linhas municipais da capital paulista, inspecionou os veículos e lacrou dois ônibus por estarem sem bloqueadores de portas em operação.  Foram os veículos de prefixos 3 6692 e 3 6594 da empresa Transunião, que foi multada.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2023/02/08/videos-sptrans-lacra-onibus-denunciados-pelo-diario-do-transporte-que-estavam-trafegando-com-portas-abertas-anjo-da-guarda-inoperante/

06 de fevereiro de 2023: Policiais da 100ª delegacia investigam a queda de um passageiro de 76 anos, momento do desembarque, por volta das 12h35 do dia 6 de fevereiro, na Estrada da Baronesa, 4.443, mas o caso só foi divulgado em 03 de março de 2023. O homem desembarcava do ônibus de prefixo 73.374, da linha 7023/10, operado pela empresa Viação Metrópole Paulista S.A. O caso foi registrado no Distrito Policial de número 47, mas as investigações seguem pelo 100º DP. Segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública), o idoso foi socorrido.  O motorista de 50 anos foi afastado, segundo a SPTrans (São Paulo Transporte) e está com o cadastro bloqueado não sistema de ônibus da cidade.

06 de fevereiro de 2023: Reportagem do Diário do Transporte revela, com vídeos, que empresas de ônibus de São Paulo estão descumprindo uma determinação da SPTrans (São Paulo Transporte) e coletivos são flagrados trafegando com portas abertas ou arrancando dos pontos sem ainda as portas estarem completamente fechadas, o que é um perigo, podendo causar graves acidentes, em especial no desembarque. A SPTrans (São Paulo Transporte), que gerencia os transportes na capital paulista, reconhece que o problema existe e diz que fiscaliza e multa as empresas de ônibus. Somente em 2022, foram aplicadas 60 autuações referentes à circulação de ônibus com as portas abertas. Em janeiro de 2023, foram três multas e em fevereiro, aos menos outras duas.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2023/02/06/videos-empresas-de-onibus-descumprem-determinacao-da-sptrans-bloqueadores-anjo-da-guarda-sao-adulterados-e-coletivos-trafegam-com-portas-abertas-o-que-pode-gerar-acidentes/

17 de janeiro de 2023: A A2 Transportes, originária da antiga cooperativa de transportes CooperLíder, envolvida no caso do cadeirante no dia 12 de fevereiro, é a mesma empresa cujo motorista saiu do ponto enquanto uma mulher ainda descia no dia 17 de janeiro de 2023. O caso ocorreu também na avenida Cupecê, no dia. A mulher caiu na avenida, se machucou e o motorista foi embora sem prestar socorro.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2023/01/22/video-afastado-motorista-que-arrancou-onibus-enquanto-passageira-ainda-descia-do-ponto-na-zona-sul-de-sao-paulo/

31 de janeiro de 2023: Um homem de 82 anos morreu na região do Aricanduva, na zona Leste de São Paulo, logo após desembarcar e cair sob a roda dianteira direita do ônibus da Allibus Transportes. Pelas imagens, não é possível ter plena certeza de que o coletivo já tinha fechado a porta dianteira, mas foi questão de segundos entre o desembarque, a queda e o motorista começar a sair com o ônibus e passar por cima do homem. A SPTrans apura as circunstâncias.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2023/02/01/video-passageiro-que-desembarcava-de-onibus-na-zona-leste-de-sao-paulo-e-atropelado-e-morto-pelo-veiculo/

CASOS QUE NÃO FORAM NO DESEMBARQUE:

20 de março de 2023: De acordo com os Bombeiros, um homem de 50 anos foi atingido por um coletivo na Avenida Primavera de Caiena, 358, região de Sapopemba O homem foi levado ao PS Sapopemba com ferimentos em um dos pés. O ônibus, prefixo 52.562, fazia a linha 314J/10 Pq. Sta. Madalena – Pça. Almeida Jr, e pertence a Via Sudeste. A SPTrans determinou que a companhia preste assistência à vítima e família.

20 de março de 2023: Um homem morreu atropelado na Rua Demas Zitto, proximidades da Estrada Canal de Cocaia, no Parque Residencial Cocaia, região do Grajaú, na zona Sul da cidade. Segundo testemunhas, o senhor foi atingido enquanto tentava atravessar a rua. O Socorro foi chamado, mas foi constatado o óbito no local. O ônibus da empresa Transwolff Transportes e Turismo Ltda fazia a linha 6726-10 Terminal Grajaú / Jd. Gaivotas. Pelo tipo de linha e modelo, o ônibus não possui cobrador. De acordo com a SSP (Secretaria de Segurança Pública), o homem tinha 68 anos e o motorista 61 anos. O condutor disse que não percebeu que atingiu o idoso. O exame para verificar consumo de álcool pelo motorista deu negativo.

10 de março de 2023: Por volta de 01h45, ainda no início da madrugada,  João Paulo da Silva Honorato de 28 anos morreu ao ser atropelado por um ônibus da empresa Via Sudeste, prefixo 5 2025, no Terminal Pq D Pedro II. Quatro viaturas foram deslocadas para o atendimento, mas o médico da USA (Unidade de Suporte Avançado) constatou que o homem não resistiu aos ferimentos e morreu. O jovem aguardava o ônibus na plataforma, se desequilibrou e foi atingido.

07 de março de 2023: De acordo com o Corpo de Bombeiros, um ciclista de 35 anos foi atropelado por ônibus na Av Interlagos com a Av Nossa Senhora do Sabará, região do Campo Grande, na zona Sul. O acidente ocorreu por volta de 04h45 desta terça-feira, 07 de março de 2023. O homem foi levado inconsciente pela equipe dos Bombeiros ao PS Pedreira. O motorista disse que o ciclista veio pelo lado esquerdo ao tentar mudar de faixa. O condutor disse ainda que a vítima estava fora da ciclovia e que tentou frear, mas não conseguiu a tempo. Segundo a SPTrans, o acidente envolveu o ônibus de prefixo 68.702, da linha 546T/10 Vl. Guacuri – Term. Sto. Amaro, da A2 Transportes

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2023/03/07/em-cerca-de-sete-horas-segundo-ciclista-e-atingido-por-onibus-na-capital-paulista-nesta-terca-07/

06 de março de 2023: Um homem de 23 anos ficou ferido após a bicicleta onde estava ter sido atingida por um ônibus por volta de 20h30. O acidente ocorreu na Avenida dos Bandeirantes, 181, Itaim Bibi; zona Sudoeste de São Paulo. De acordo com informações  do Corpo de Bombeiros, o homem foi levado em estado estável para o Pronto Socorro Santa Paula. Segundo a SPTrans, o acidente envolveu o ônibus de prefixo 63.008, da linha 607C/10 Jd. Miriam – Itaim Bibi, da Mobibrasil.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2023/03/06/onibus-atinge-bicicleta-e-um-homem-fica-ferido-na-avenida-dos-bandeirantes-em-sao-paulo-na-noite-desta-segunda-06/

1º de março de 2023: Pessoa atropelada por ônibus na Estrada do M’Boi Mirim com a Rua Daniel Klein, região do Jardim Ângela, zona Sul da capital paulista. Vítima foi internada

13 de fevereiro de 2023: Idoso atropelado por ônibus na Avenida Padre José Maria, 569, em Santo Amaro, zona Sul da capital paulista. Vítima foi internada

13 de fevereiro de 2023: Idosa atropelada por ônibus na Avenida Vereador João de Luca, no bairro Cidade Ademar, zona Sul da capital paulista. Vítima foi internada

05 de fevereiro de 2023: Mulher de 38 anos atropelada por ônibus na Avenida José Américo de Almeida, no Parque Marengo, em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo. Vítima foi internada

31 de janeiro de 2023: Mulher atropelada por um ônibus municipal da capital paulista fazendo uma curva na Avenida dos Autonomistas, entre São Paulo e Osasco; Motorista seguiu viagem, mas foi alertado por motoboy e depois parou – Morreu na hora (Viação Gato Preto)

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2023/02/01/video-motociclista-tentou-alertar-motorista-do-onibus-que-atropelou-e-matou-mulher-na-faixa-de-pedestre-em-osasco-nesta-terca-31-policia-civil-investiga/

22 de janeiro de 2023: O ciclista Rafael Mesquita Xavier, de 28 anos, na Avenida Doutor José Artur da Nova, em São Miguel Paulista, na Zona Leste; motorista fugiu – Morreu dois dias depois (Viação Metrópole Paulista).

No dia 15 de março de 2023, a SPTrans informou que enviou uma carta às concessionárias pedindo que segurança no transporte coletivo da capital paulista seja aprimorada.

No documento, a empresa pede que lacres ou etiquetas sejam instalados nos Anjos da Guarda, afim de evitar que os dispositivos sejam alterados ou violados.

A SPTrans reforça, na carta, que o uso do Anjo da Guarda é obrigatório.

SPTrans pede às empresas de ônibus que coloquem lacres nos anjos da guarda

Veja dicas para os passageiros ajudarem na prevenção de acidentes nos ônibus; mas “anjo da guarda” e treinamento continuam sendo importantes

Casos envolvendo atropelamentos e quedas de coletivos têm chamado a atenção, principalmente com idosos

ADAMO BAZANI

Os casos de quedas de passageiros de ônibus no embarque e desembarque, principalmente envolvendo idosos, além de atropelamentos, têm sido reiterados e acendem um alerta a ponto de a prefeitura de São Paulo, por meio da SPTrans (São Paulo Transporte), considerar rever os treinamentos dados aos motoristas e de a prefeitura do Rio de Janeiro ampliar as multas.

Entre os caminhos apontados pelos especialistas para evitar ou ao menos reduzir a quantidade de casos estão: fiscalizações mais intensas sobre as empresas de ônibus, inclusive com o uso de tecnologia moderna de monitoramento e telemetria;  funcionamento adequado de itens de segurança como o “anjo da guarda” (que impede o movimento do ônibus com as portas abertas ou se abrindo e fechando); treinamento mais qualificado dos motoristas; melhoria das condições de trabalho dos condutores (rever acúmulo de funções, jornadas, condições de descanso em terminais e pontos finais); criação de processos de seleção de profissionais mais adequados dos profissionais de transportes.

O passageiro, entretanto, pode contribuir, com atitudes simples. Não se trata de jogar para o usuário a responsabilidade, mas de criar hábitos que podem evitar até mesmo tragédias.

O Diário do Transporte conversou com instrutores de tráfego e reuniu as seguintes dicas:

– Na hora de embarcar, segure firme nos apoios de mão (ferros, balaústres) e já adentre o veículo, não ficando nos degraus;

– Tenha o cartão de transporte em mãos antes do embarque ou o dinheiro contado para ficar menos tempo possível com uma das mãos desocupadas ou procurando os valores na bolsa e na carteira – isso evita quedas;

– Mesmo não sendo em bancos demarcados, passageiros com dificuldades de locomoção ou força e equilíbrio menores, como idosos e pessoas com deficiência, sempre têm preferência para sentar;

– Na hora do desembarque, tente olhar na direção dos espelhos na frente e perceber se o motorista está prestando atenção (isso nem sempre é possível, mas é bom tentar);

– Idosos, pessoas com deficiência, gestantes e crianças devem desembarcar antes;

– Se você está sentado e o ônibus ainda parado no ponto e percebe que é sua parada, evite sair com tudo do banco e ir na direção da porta. Às vezes o motorista, ao ver que ninguém mais está descendo, pode começar a fechar a porta e sair (o anjo da guarda pode evitar acidentes nestes casos, mas como mostrou o Diário do Transporte em várias reportagens, nem sempre o equipamento está funcionando)

– Sempre que possível (e nem sempre é possível), procure desembarcar pela última porta, depois da roda traseira; em muitos casos de atropelamentos no momento de desembarque, o passageiro desceu pela porta do meio e foi atingido pelas últimas rodas.

– Quando desembarcar, se afaste ao máximo da lataria do ônibus. Vá logo para o meio da calçada. Às vezes na hora de sair, o motorista direciona a dianteira do ônibus para o meio da rua, o que faz com que a traseira vá na direção da calçada.

– O ônibus é um veículo muito grande; há modelos de 23 metros e de 28 metros de comprimento, por exemplo. Assim, possui muitos pontos cegos, que são áreas na lataria de onde o motorista não tem plena visão. Os pontos cegos variam de acordo com os modelos, desde micro-ônibus até a biarticulados. Por isso, a dica é não ficar perto do veículo enquanto ele não estiver 100% parado. No sistema da capital paulista (SPTrans) e no Corredor ABD (São Mateus/Jabaquara via ABC e Diadema/Brooklin), por exemplo, os ônibus possuem uns adesivos amarelos que indicam onde são os pontos cegos. Isso vale também para ciclistas, motociclistas e pedestres em geral.

– Nunca discuta ou brigue com o motorista. Procure entender o estresse do profissional, mas se o condutor fez uma coisa errada, não adianta ficar brigando e gritando. Mantenha a calma e anote número do ônibus, linha, sentido, horário, local dos fatos e ligue para a gerenciadora pública dos transportes e para a empresa e registre a queixa;

– A frase é sim um jargão, parece batida, mas funciona nos transportes também: gentileza gera gentileza.

AVISOS SONOROS E LUMINOSOS:

Além de treinamento e melhores condições de trabalho dos motoristas, a tecnologia pode ajudar a diminuir acidentes no momento do desembarque dos ônibus.

O “Anjo da Guarda”, item de fábrica que impede que o ônibus se movimente com as portas abertas ou se abrindo e fechando é um dos exemplos, muito embora, a reportagem mostrou que o dispositivo é desligado irregularmente ou mesmo apresenta defeitos que não são consertados.

Mas não é só o Anjo da Guarda que existe. Há outras alternativas tecnológicas, muitas relativamente simples e nem tão novas.

Em ônibus municipais de Curitiba e em alguns metropolitanos, há vários anos, existe um sistema de alerta sonoro e luminoso que avisa ao passageiro o momento em que as portas vão se fechar.

Além de uma voz que diz “Porta Fechando”, uma luz começa a piscar sobre a porta.

O áudio é individual por porta. Ou seja, se o motorista acionar uma porta só, o alerta vai ser apenas naquela porta.

Além disso, a porta só começa a fechar após a frase, o que faz o passageiro ter tempo de evitar o desembarque no processo de fechamento.

Segundo o Setransp, sindicato que representa as empresas de ônibus de Curitiba, o dispositivo está em todos os coletivos, desde os menores até os modelos biarticulados de 28 metros de comprimento que transportam mais de 250 passageiros de uma só vez.

A tecnologia, que é obrigatória em Curitiba, tem ajudado a reduzir acidentes no embarque ou desembarque, mas necessita de manutenção constante.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. WILLIAM DE JESUS SANTOS disse:

    Quando a SPTrans atualizou o layout da pintura dos ônibus na capital, faltou um trabalho mais amplo com a imprensa pra explicar algumas coisas, como esses adesivos de ponto cego.

    Isso é algo que não poderia render só uma matéria, ainda mais no molde “olha, estamos mudando o layout dos ônibus, vejam que lindos ficarão “. Precisaria ter semanas divulgando todas essas informações essenciais

    Eu por exemplo vi esse adesivo e demorei pra entender o que ele era. Só quando parei em um terminal e vi um ônibus estacionado, foi que eu consegui ir até ele e ler o que estava escrito no adesivo

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