“Lotações” de Guarulhos sairão nos próximos meses e prefeitura contrata fundação para ajudar na gestão do sistema de ônibus
Publicado em: 15 de outubro de 2022

Contrato é de R$ 816 mil por um ano; viações tiveram prorrogação de dez anos no período em que vão atuar na cidade
ADAMO BAZANI
Colaborou Alexandre Pelegi
A prefeitura de Guarulhos, na Grande São Paulo, não vai mais fazer sozinha a gestão econômica e financeira do sistema de ônibus.
Neste sábado, 15 de outubro de 2022, o município publicou em Diário Oficial que contratou a Fundação Carlos Alberto Vanzolini, sem licitação, para ajudar no acompanhamento das finanças do transporte público. A assinatura ocorreu no último dia 11 de outubro de 2022.
O valor é de um ano por R$ 816 mil. A dispensa de licitação se dá por causa deste valor. (Veja ao fim da matéria o contrato na íntegra)
O Diário do Transporte teve acesso ao contrato na íntegra que mostra que a Fundação vai fornecer um programa de computador que deve facilitar a fiscalização da entrada e saída de recursos do sistema de ônibus.
A solução tecnológica e metodológica da Fundação, de acordo ainda com o contrato, deve auxiliar nos cálculos dos subsídios, na avaliação da concessão dos transportes e também no desenvolvimento de estudos para alterações nos serviços de mobilidade.
O programa de computador deve ser específico para a cidade de Guarulhos (não um software de gaveta, como se diz no mercado) e ainda terá de armazenar os parâmetros de operação das linhas e os históricos da execução dos serviços pelas empresas de ônibus.
SAÍDA DE “LOTAÇÕES” NOS PRÓXIMOS MESES:
No projeto contido na proposta da Fundação que está no contrato, a página 3 traz a informação de que “nos próximos meses”, os permissionários que atuam nos transportes de Guarulhos vão deixar de operar.
Segundo o documento, estão acabando os contratos destes permissionários, que são os donos dos micro-ônibus ou “lotações”.
Por outro lado, os contratos com as três empresas de ônibus concessionárias, assinados em 2010, foram prorrogados e vão até 20 de setembro de 2030.
O documento ainda diz que vão atuar exclusivamente na cidade as três concessionárias: Viação Urbana Guarulhos S.A., Empresa de Ônibus Vila Galvão Ltda e Viação Campos dos Ouros Ltda.
Estas mudanças na rede de transportes estão, inclusive, na justificativa da proposta da Fundação que faz parte do contrato.
A FUNDAÇÃO:
A Fundação Vanzolini foi criada e é gerida pelos professores do departamento de Engenharia de Produção da Universidade de São Paulo (Poli-USP).
A entidade, que diz que tem mais de 50 anos de atuação, presta diversos serviços voltados à engenharia, gestão, certificações de qualidade e até mesmo apoio na Lei Geral de Proteção de Dados.
A Fundação foi contratada para prestação de serviços a outras áreas de transportes e mobilidade.
O Diário do Transporte mostrou em 02 de setembro que a Fundação Vanzolini firmou um contrato com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) para auditoria e acompanhamento da certificação ISO 9001, de qualidade.
O valor por 42 meses de trabalhos foi de R$ 156,8 mil e o contrato foi firmado também sem licitação.
Relembre:
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Colaborou Alexandre Pelegi
Bom dia!
E as vans que fazem linhas para o centro de guarulhos cobrando 4,00 a passagem vão sair também?
É Lamentável a situação do transporte público em guarulhos,a cidade está abandonada.
Toda a parte de mobilidade urbana e transportes de GUARULHOS está lamentável. Veículos velhos e literalmente caindo aos pedaços. Vivem quebrando e não oferecem o minimo de conforto e segurança,sempre extremamente lotados e demorados. Essas empresas operando como querem e só enchendo os bolsos de dinheiro as nossas custas. Guti é um imprestável.
Mais curioso é o ministério público não mover uma pena pra mudar isso. E a imprensa especializada como esse site eu nunca vi fazer ao menos uma reportagem a respeito e cobrar das autoridades.
Concordo plenamente e eu sou motorista
Quero ver se vão modernizar o sistema de cobrança de passagem porque simplesmente retiraram os cobradores e passaram o serviço para nós motoristas só aumenta nosso estresse cada dia é mais pagamento em dinheiro pois a diferença da passagem do dinheiro para o bilhete único é de 10 centavos para quem usa só uma condução para trabalhar é inviável ter que procurar um lugar para recarregar o bilhete único pois são poucos pontos de recarga sem contar que muitos patrões estão preferindo pagar em dinheiro o vale transporte porque no mesmo os patrões pagaria R$5,50.
Existem duas ações tramitando na justiça, uma ADIN no TJ SP e um mandato de segurança coletivo na justiça de Guarulhos vamos aguardar.
Já deixaram de operar no modelo de permissionários, desde 16/03/2022.
Passaram a operar no modelo de subcontratados.
As concessionárias ( Empresas de Ônibus ) contrataram as cooperativas para operarem linhas distintas da concessão.
Poderia colocar uma linha de ônibus passando pela zona norte (vila maria vila sabrina viaduto ferreira endres rua Brasíleira ate o shopping e voltar
Bom dia…e lamentável que isso aconteça, o contrato acabou e quem paga o pato somos nós usuários, moro em Itaquera mas trabalho no centro de Guarulhos, utilizo, (a lotação N °591),ônibus dá MTU N°250,253, 591que nos deixam por horas de esperas nunca passa no horário previsto, fico por mais de 40minutos esperando por um desses ônibus, agora a lotação que tem horário certo, não tem mais, com isso ficamos a espera desses ônibus digo, que são bem caros R$5.40 por tanto descaso e tem mais ,591 ônibus na parte da tarde só volta para penha após as 17:h00 pois segundo o motorista tem pouco passageiros, e a lotação agora não vai ter mais é muito descaso,todas as reclamações tem que ser realizada por e-mail e 0800 não tem nenhuma fiscalização, e quando respondem as tratativas são sem solução e fracas demonstrando descaso,deixo aqui meu desabafo, como cidadã e usuária,já que vão retirar as lotação tem que ter mais ônibus para suprir a demanda.😡
E haverá um outro jeito de chegar as terminais, não entendi como ficará isso. Aqui no meu bairro já não temos nem mesmo como fazer recarga de cartão. Já tem algum planejamento?
O transporte público de Guarulhos é péssimo, e dependendo do bairro é ainda pior. Agente passa um tempo longo no ponto de ônibus e é uma eternidade pra passar principalmente esses micros afff.
Guarulhos É Um Lixo Para Transporte Público
E Nunca Tem Licitação
Para Trocar Essas Porcaria De Empresa
Sem licitação??? por que para CPTM por 48 meses (4 anos) foi R$ 156 mil e Guarulhos pagará mais de 800 mil por dez anos??? Que belo acordo! E a duvida final é… Vai resolver? Porque o sistema de transporte público de Guarulhos É UMA VERGONHA!!!