Eletromobilidade

Grande Vitória (ES) recebe ônibus elétricos para o sistema Transcol da Eletra/Mercedes-Benz/Caio

Primeiro veículo está sendo apresentado nesta manhã no Parque da Cidade, em Serra

ADAMO BAZANI

Colaborou Arthur Ferrari

O transporte coletivo na Grande Vitória vai contar a partir deste mês de outubro com um ônibus elétricos em circulação, e outros três a partir de novembro. A primeira unidade está sendo apresentada na manhã desta terça-feira, 27 de setembro de 2022, no Parque da Cidade, no município de Serra, com cobertura no local do Diário do Transporte.

No dia 18 de outubro chegaram os outros três ônibus.

Este primeiro veículo vai operar pela Expresso Santa Paula, do Consórcio Atlântico Sul, na Linha 515 Terminal Laranjeiras (Serra) – Terminal Campo Grande (Cariacica), atravessando Vitória, via Litoral.

O veículo faz parte dos investimentos das empresas de ônibus do sistema Transcol com a participação do Governo do Estado no programa capixaba de mobilidade sustentável.

Segundo a Secretário de Mobilidade do Espírito Santo, Fábio Damasceno, são os primeiros ônibus de piso baixo do sistema  Transcol

Os ônibus são de carroceria Caio Millenium V, com chassis Mercedes Benz O500U de piso baixo. A tração é elétrica é da empresa Eletra, 100% nacional com sede em São Bernardo do Campo no ABC Paulista. As baterias são WEG.

É a primeira comercialização de fato da empresa Eletra nessa sua fase de expansão.

Cada ônibus elétrico tem 12,5 metros de comprimento, capacidade aproximada de 70 passageiros, conta com ar-condicionado e Wi-Fi. Outra novidade é a frenagem regenerativa que permite recargas da bateria durante a operação.

A recarga de oportunidade durante o trajeto é outro ponto que é destacado pelo Governo do Estado e as fabricantes. A autonomia das baterias pode chegar até 150 quilômetros com uma única carga.

Os quatro ônibus foram adquiridos pelas empresas Expresso Santa Paula, cuja unidade é apresentada nesta manhã, Nova Transportes, Serra Mar e Unimar. Um veículo para cada uma delas.

Esses ônibus vão circular em linhas troncais que abrangem municípios da Região Metropolitana de Vitória.

Por meio do comitê executivo do GVBus, que reúne as empresas de ônibus da Grande Vitória, Murilo Soares de Andrade explicou que todos os veículos serão testados na linha 515 com suas características operacionais. “É uma linha que circula praticamente em toda Grande Vitória e serve os dois principais terminais do sistema com exigências severas de operação. Havendo bons resultados nestas duas linhas, certamente nas outras os veículos também devem se mostrar adequados”, disse Murilo, que ainda enfatizou que a expectativa das empresas de ônibus quanto aos testes são positivas, e que cada um dos veículos custou 1,8 milhão de reais.

O gerente comercial da Eletra, Silvestre Cavalcante de Souza, enfatizou como uma das características a recarga de oportunidade, que pode durar cerca de 30 minutos sendo realizada em paradas nos terminais. “Hoje, de 30 a 40 por cento das frotas das empresas são recolhidas fora dos horários de pico, não circulam o dia todo, então pra que fazer um banco de baterias muito grande, pesado e que ocupa espaço, sendo que ao longo do dia é possível fazer recargas rápidas nos intervalos de operação”, explicou.

A Presidente da Eletra, Milena Braga Romano, explicou que a empresa não vende apenas o ônibus, mas faz um estudo para verificar as melhores soluções para cada linha e empresa. “Nós temos gerentes operacionais com quase 30 anos de experiência na gestão e operação de linhas de ônibus, então não vendemos apenas os veículos, mas sentamos com o empresário, tentamos entender as necessidades, fazer um diagnóstico de sua operação e oferecer o melhor modelo quanto a recarga única ou de oportunidade. O que percebemos é que o que é tendência no mundo, no Brasil também será em relação às operações de recarga de oportunidade, que permite baterias menores com mais eficiência, veículos mais leves e maior aproveitamento de espaço”.

VÍDEO E FOTOS:

O diretor de vendas e marketing ônibus da Mercedes-Benz, Walter Barbosa, disse que além da Grande Vitória, haverá entrega de oito ônibus produzidos com a Eletra para Salvador. O executivo destacou também os mercados da capital paulista e Curitiba.

“Fora o Espírito Santo, que são quatro unidades, tem oito unidades comercializadas para Salvador, que serão entregues nos próximos dias, acredito eu que ainda dentro desta semana, além de veículos de piso alto para atender à demanda de Curitiba, mas acredito que primeiro venham os próximos carros para São Paulo, que tem a necessidade de mil ônibus serem emplacados no ano que vem no município.”

“Boa parte do mercado de São Paulo está em tratativa comercial com a Mercedes, porém ainda num ponto delicado por conta da questão da remuneração. Então tão logo isso seja concluído, eu acredito que os pedidos sairão oficialmente para produção, ainda neste ano”, completou.

Barbosa ainda disse que somente para a Grande Vitória, neste ano, a Mercedes-Benz comercializou 253 ônibus a diesel, sendo a maioria do modelo OF1721.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Informe Publicitário
   
Assine
     
Comentários