Ricardo Nunes libera R$ 317 milhões para subsídios ao transporte coletivo de São Paulo

Um dia após a União definir o repasse de R$ 2,5 bilhões a estados e municípios, prefeito aportou R$ 317 milhões em subsídios para o sistema de ônibus

Prefeito decidiu não aumentar a tarifa das linhas municipais em 2022, mas assumiu que subsídios às operações das empresas de ônibus podem ultrapassar R$ 4 bilhões

ALEXANDRE PELEGI

O prefeito Ricardo Nunes aportou R$ 317 milhões em subsídios para os passageiros do sistema de ônibus da capital paulista.

O Crédito Adicional Suplementar neste valor foi definido pelo decreto nº 61.775, publicado na edição do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, 31 de agosto de 2022.

Neste decreto o prefeito da capital paulista abriu crédito adicional de R$ 727 milhões no total (R$ 727.391.069,84) para várias dotações do orçamento. Desse valor, os R$317 milhões representam cerca de 45% para subsídios ao sistema de transporte.

A cobertura do crédito será feita com recursos provenientes superávit financeiro apurado em balanço patrimonial do exercício anterior.

Clique aqui para entender o papel dos subsídios para o transporte coletivo.

Como mostrou o Diário do Transporte no dia 30 de junho deste ano, um dia depois de mais uma greve de motoristas e cobradores de ônibus o prefeito Ricardo Nunes garantiu que não autorizaria aumento da tarifa das linhas municipais neste ano. Nunes ressaltou, no entanto, que os subsídios às operações das empresas de ônibus podem ultrapassar R$ 4 bilhões.

Segundo o prefeito, este valor já contabiliza o reajuste nos salários e no vales-refeições de 12,47% dos motoristas e cobradores, uma das causas das paralisações.

Em 2020 e em 2021, os subsídios ficaram em torno de R$ 3,3 bilhões por ano.

Nunes disse que os R$ 4 bilhões são uma estimativa e que o valor até o fim de 2022 depende de fatores como se a quantidade de passageiros vai subir ou não, se vão ter novos aumentos do óleo diesel e a definição de outras cláusulas trabalhistas, entre outros fatores.

O primeiro subsídio liberado nesta quarta-feira (31) já é um sinal de que a estimativa do prefeito poderá ser alcançada.

Nos últimos dez anos, confirmando a estimativa de R$ 4 bilhões para 2022, os subsídios podem acumular elevação de 183,7% enquanto o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), a inflação oficial, foi de pouco mais de 77%

Veja a evolução

– 2012: R$ 1,41 bilhão

– 2013: R$ 1,64 bilhão

– 2014: R$ 2,15 bilhões

– 2015: R$ 2,13 bilhões

– 2016: R$ 2,62 bilhões

– 2017: R$ 2,92 bilhões

– 2018: R$ 3,3 bilhões

–  2019: R$ 3,3 bilhões

–  2020: R$ 3,3 bilhões

–  2021: R$ 3,3 bilhões

–  2022: R$ 4 bilhões (estimativa)

GRATUIDADE DOS IDOSOS

Com a liberação dos R$ 2,5 bilhões para suportar parte dos gastos de estados em municípios com a gratuidade no transporte público de idosos com idade acima de 65 anos, a expectativa é que a capital possa amenizar parte da pressão sobre os custos da operação.

Em nota encaminhada ao Diário do Transporte nesta terça-feira (30), a gestão Ricardo Nunes não informou ainda a expectativa de quanto vai receber, mas o sistema de ônibus da cidade de São Paulo será o que vai abocanhar a maior parte dos recursos, entre as liberações que serão feitas pelos municípios.

A prefeitura de São Paulo informou ao Diário do Transporte que por dia em torno de 230 mil pessoas com 65 anos ou mais usam os ônibus municipais gerenciados pela SPTrans (São Paulo Transporte).

Em 09 de dezembro de 2021, ainda quando o auxílio federal era uma promessa, o prefeito Ricardo Nunes disse que anualmente, as gratuidades para os idosos custam por ano entre R$ 400 milhões e R$ 450 milhões.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Informe Publicitário
Assine

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

     
Comentários

Comentários

  1. GASPAR PJ AMPARO disse:

    Bom dia!
    Infelizmente é muito passageiro mostrando RG e desembarcando pela porta da frente do ônibus.
    Uma boa parte não tem idade para usar o RG,mesmo assim usa e anda de graça pela facilidade e falta de rigor com relação a essa tal Gratuidade.
    Outra fato comum é pessoas com bilhetes único especial bloqueado,vencido,roubado,furtado,emprestado usarem os cartões,não passam na catraca devida a restrição,apenas mostram para os motoristas e descem pela frente.

  2. Leonardo Ribeiro disse:

    Como pode ? Empresas recebem tanto dinheiro e não pagam a PLR dos trabalhadores, vai ter greve outra vez.

  3. Gilberto Alves de Almeida disse:

    Um idoso de 65 anos ou mais já pagou passagem de ônibus por 50, 60 anos. Tem que entrar e descer pela frente e ponto. Ademais, a presença de idosos no mais das vezes não impede a viagem de outros passageiros. Em São Paulo, um absurdo tantos milhões para elementos do transporte clandestino, que legalizados pelo PT/Marta/ 2001-2004, continuam na ” praça ” até hoje!!!

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading