Licitação milionária da bilhetagem eletrônica do Rio de Janeiro recebe contestação de empresa participante

Sonda Mobility quer desclassificação do Consórcio Bilhete Digital e da TACOM

ADAMO BAZANI

A empresa Sonda Mobility, uma das participantes da licitação para a bilhetagem eletrônica dos transportes públicos do Rio de Janeiro, entrou com recurso e quer mudar o resultado da concorrência.

Como mostrou o Diário do Transporte, no dia 12 de julho de 2022, o Consórcio Bilhete Digital (RFC Rastreamento de Frotas Ltda e Auto Tijuca Participações Ltda) apresentou proposta de outorga de R$ 110 milhões ante um valor mínimo de R$ 5,25 milhões.

A segunda maior proposta foi Grupo Tacom, no valor de R$ 108 milhões; a terceira foi da Sonda, com oferta de R$ 81 milhões e; em quatro lugar, ficou a proposta da Autopass, que chegou a R$ 34 milhões.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2022/07/12/consorcio-bilhete-digital-da-maior-lance-em-pregao-da-bilhetagem-no-rio-de-janeiro-com-oferta-de-r-110-milhoes/

No recurso, a Sonda Mobility alega que as propostas do Consórcio Bilhete Digital e da Tacom não atenderam a partes do edital e que faltaram informações sobre a capacitação técnica. A empresa também apontou supostas inconsistências nas propostas econômicas das concorrentes.

A prefeitura do Rio de Janeiro ainda vai analisar.

A operação da nova Bilhetagem Digital está prevista para começar até janeiro de 2023 no sistema de BRT. Nos outros meios de transporte municipais, como VLT, ônibus convencionais e vans, a previsão é que o sistema de Bilhetagem Digital comece a ser operado até o fim de outubro do próximo ano.

Ao decidir assumir o sistema de bilhetagem do transporte municipal a prefeitura do Rio informou ser necessária a concessão do sistema empresas especializadas e independentes para dar maior transparência às finanças dos transportes, uma vez que hoje todo o controle do é das próprias companhias de ônibus.

“É uma licitação muito importante, que vai permitir a modernização do sistema de transportes, dando transparência às receitas e possibilitando uma nova forma de remuneração que garanta que os ônibus, de fato, estejam rodando nas ruas” – afirmou, por meio de nota, a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio em dezembro de 2021.

Como mostrou o Diário do Transporte, esta foi a segunda vez que a prefeitura tenta licitar o sistema de bilhetagem. No dia 07 de dezembro de 2021, na primeira tentativa, não houve apresentação de nenhuma proposta. Dias antes da sessão de abertura, houve uma disputa nos tribunais entre a gestão Eduardo Paes e empresas de ônibus da cidade e a atual operadora RioCard, que queriam impedir a licitação com as regras impostas pela equipe do prefeito. A gestão municipal conseguiu na Justiça prosseguir com a concorrência, mas sem propostas, a disputa ficou para 2022.

Nova licitação foi marcada para 25 de maio deste ano, mas a juíza Luciana Losada Albuquerque Lopes, da 13ª Vara de Fazenda Pública do Município do Rio de Janeiro, concedeu tutela provisória de urgência antecipada, e suspendeu o certame no dia 23, dois antes. A juíza atendeu a recurso do Sindpass – Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Barra Mansa e Volta Redonda.

Na atual versão do edital, a taxa de administração melhorou como forma de atrair empresas. Do percentual inicial, de 3,5%, passou a ser de até 4% do valor total da tarifa.

Outra alteração foi na taxa de outorga, antes considerada alta demais pelo mercado. No edital original a prefeitura tinha definido um mínimo de R$ 10,8 milhões. No certame de hoje, esse mínimo caiu a menos da metade: R$ 5,2 milhões.

VANTAGENS

A prefeitura do Rio enviou comunicado à imprensa afirmando que no sistema de bilhetagem digital serão aceitos diversos meios de pagamento, como cartão bancário, QR Code e celular.

Há também a possibilidade de utilização de todos os cartões na integração com qualquer outro tipo de transporte, cuja integração será ampliada gradualmente, incluindo Bike Rio e Taxi Rio. Haverá ainda facilidade na recarga e na troca de cartões e também na recuperação de créditos. O usuário poderá controlar a sua conta de forma 100% online e em tempo real, por meio de aplicativo e receberá o primeiro cartão gratuitamente.

Para facilitar o atendimento, a concessionária vai disponibilizar 12 pontos de atendimento presencial e triplicar a rede de venda e recarga hoje existente. Além de fazer a recarga em máquinas de autoatendimento (ATM), o usuário poderá utilizar a recarga online, por meio de site e aplicativo. O crédito irá entrar no momento da recarga.

Entre as receitas previstas para o município, está a da publicidade nos aplicativos e no cartão. A Prefeitura ficará responsável pelo pagamento aos operadores. Faz parte ainda do planejamento a redução gradativa do uso de dinheiro direto nos meios de transporte”.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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Comentários

Comentários

  1. ELIANE FERREIRA DA SILVA disse:

    Gostaria de saber se com essa mudança os idosos com 60 anos vai ter a gratuidade

  2. ELIANE FERREIRA DA SILVA disse:

    Gostaria de saber se com essa mudança os idosos com 60 anos vai ter a gratuidade

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