Eletromobilidade

EXCLUSIVO: Metrópole Paulista compra 100 ônibus elétricos para operar na cidade de São Paulo e dá início a renovações previstas em lei e no edital de transportes

Deste total, 50 são do modelo eO500U e outros 50 são de fabricação Mercedes-Benz e Eletra; Atualmente, menos de 2% do ônibus da frota da cidade de São Paulo não são poluentes

ADAMO BAZANI

OUÇA AQUI:

Após dez anos sem grandes compras volumosas de ônibus não poluentes, a cidade de São Paulo deve receber um lote significativo de modelos elétricos com baterias.

São 100 unidades que foram compradas pela empresa Viação Metrópole Paulista, que atua nas zonas Leste e Sul da cidade.

Em entrevista exclusiva ao Diário do Transporte, nesta sexta-feira, 24 de junho de 2022, o diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Walter Barbosa, disse que 50 unidades fabricadas em parceria com a empresa Eletra devem ser entregues ainda neste ano de 2022 e outras 50 unidades, do modelo eO500U, somente da Mercedes-Benz, devem ser concluídos em 2023.

“A gente tem uma programação prevista com a Eletra para tentar atender parte da demanda de ônibus elétricos deste ano. Para o ano que vem, vamos atender com nosso elétrico da Mercedes-Benz.”

A notícia representa, finalmente de forma concreta, o início do cumprimento da renovação de frota com ônibus menos poluentes prevista na atual lei municipal de mudanças climáticas e nos contratos com as empesas de transportes, assinados em setembro de 2019.

A renovação da frota foi afetada pela pandemia de covid-19. A SPTrans (São Paulo Transporte), gerenciadora da prefeitura, havia “congelado” o cronograma de compra de ônibus novos, tanto diesel como elétricos.

Como mostrou o Diário do Transporte, a última aquisição expressiva de ônibus que não poluem ou poluem menos ocorreu entre 2012 e 2013, quando foram comprados 100 trólebus de 15 metros Scania, com tecnologia elétrica.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2012/09/03/sao-paulo-tera-100-trolebus-brt-de-15-metros-ate-novembro/

MENOS DE 2% DE ÔNIBUS ELÉTRICOS:

Atualmente, de acordo com os indicadores da SPTrans, a cidade de São Paulo tem uma frota contratada de 13.806 ônibus de diferentes portes.

Apenas 219 não são poluentes na operação, ou seja, menos de 2%; sendo 18 elétricos à bateria, operados pela Transwolff na zona Sul; e 201 trólebus (conectados à rede área), da Ambiental Transportes (Consórcio TransVida), que ligam a zona leste ao centro e parte das zonas Oeste e Sudeste.

Segundo a prefeitura, o programa de metas prevê que 20% da frota seja composta por ônibus elétricos até o fim de 2024, como parte das ações municipais para cumprimento da Lei de Mudanças Climáticas, que prevê a redução da emissão de gás carbônico fóssil em 50% até 2028 e a erradicação deste tipo de poluente até 2038, quando nenhum ônibus mais deve ter motor à combustão.

OUTRAS CIDADES:

O diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil destacou ainda a venda de mais ônibus elétricos da Mercedes-Benz com a Eletra para Salvador, que pela empresa Otima  e quatro unidades do mesmo modelo para o sistema de transportes da Grande Vitória.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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Comentários

Comentários

  1. Maria Jose Mendes do Rosario Costa disse:

    Vai ser muito bom, diminuir a poluição, mais conforto sem barulho, exelente idéia parabéns, demorou muito.

  2. RodrigoZika disse:

    Finalmente uma notícia boa, ainda mais vindo da Vip, espero que dividam com ZL e ZS.

  3. Zé Tros disse:

    Finalmente Salvador chegando ao século 21 com esses ônibus elétricos.

  4. Ivan Alves disse:

    Essa empresa é muito boa trabalheira lá outra vez parabéns minha rainha vip (metrópole Paulista)

  5. WILLIAM DE JESUS SANTOS disse:

    Sem dúvida alguma as linhas 675L, 508L, 805L vão receber deles. Outras linhas aí já é uma incógnita

  6. ANA PAULA CONCEICAO disse:

    Já não era sem tempo, demorou demais, infelizmente o número é insignificante 2% é ridículo, 100 ônibus é pouco, a matéria deveria mostrar mais detalhes sobre a programaçao de mais compras, se é que tem, se a Mercedez/eletra não tem capacidade de entregar mais unidades que a cidade de São Paulo necessita então temos que procurar outros fornecedores ou até pensar em readaptar o sistema já existente em elétrico, o que ficaria mais barato, e até mais ecológico reutilizando o que já temos.

  7. Mario eduardo alvim da palma disse:

    FINALNENTE 🙏🙏🙏👏👏AGUARDO ESTA NOTUCIA A TRÊS ANOS DESDE A DIVULGAÇÃO DOS 2600 ÔNIBUS ELÉTRICOS ATÉ 2024….E ANTES ERA SÓ PAPO…SÓ CONVERSA FURADA E DEMAGOGICA..MÍSEROS 18 ÔNIBUS DA TRASWOLF….PARABÉNS METROPOLIS PAULISTA QUE VENHAM RAPIDO OS 2.600 E LOGO EN SEGUIDA TODOS OS 14.000 ÔNIBUS DA CIDADE…..A NATUREZA….E AS VIDAS HUMANAS NÃO AGUENTAM MAIS TANTAS MORTES E TANTA POLUIÇÃO….CAUSADA POR ESSE JA ULTRAPASSADO E ABSOLETO MOTOR A COMBUSTÃO……..

  8. Gabriel disse:

    Apenas uma correção… os ônibus elétricos NÃO são “não poluentes”… de fato, poluem menos que o diesel, mas a energia elétrica tem uma emissão media (no Brasil) de 126 gCO2eq/MWh. Já o biogas, por exemplo, é bem mais barato que o diesel e ainda tem uma emissão NEGATIVA.

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