Como é viajar de ônibus entre o ABC Paulista e Belo Horizonte (MG) com a empresa Santa Maria?

Conforto e tecnologia são principais destaques dos novos veículos. Foto: Jessica Marques / Diário do Transporte.

Diário do Transporte relata experiências de ida e volta com o novo Marcopolo G8 Double Decker

JESSICA MARQUES

O Diário do Transporte fez duas viagens a bordo do novo Marcopolo G8 (Geração Oito) a convite da Santa Maria, empresa com sede em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

A partida foi de São Bernardo do Campo para Belo Horizonte, em Minas Gerais, às 19h50 desta quinta-feira, 16 de dezembro de 2021. A volta foi na sexta (17), partindo às 20h da capital mineira.

Esta mesma linha passa por Contagem e Betim, em Minas Gerais. Já no estado de São Paulo, as paradas são em Bragança Paulista, Atibaia, Guarulhos, São Caetano do Sul e Santo André.

Ao todo, a empresa adquiriu três unidades do ônibus rodoviário Marcopolo Paradiso 1800 DD (Double Decker) G8 (Geração 8), com chassi Scania K440 8×2.

Os três veículos possuem 15 metros e quatro eixos. No piso superior, são 46 poltronas semi-leito, com apoio de perna. Já no inferior, são oito poltronas do tipo cama total, conforme já noticiado pelo Diário do Transporte.

Relembre:

Santa Maria vai colocar primeiras unidades do ônibus G8 na linha São Bernardo do Campo / Belo Horizonte

CONFORTO E TECNOLOGIA

O conforto e a tecnologia são os principais destaques para os passageiros. Quem opta pela poltrona tipo cama total viaja com maior comodidade.

Além disso, recebe um tratamento diferenciado, com travesseiro, manta e comida oferecidos pela empresa.

No caso da viagem realizada pelo Diário do Transporte, a empresa ofereceu alimentos dentro de uma miniatura de ônibus em papelão.

Devido à pandemia de covid-19, o uso de máscara é obrigatório, portanto, os passageiros podem optar por se alimentar nas paradas realizadas.

Durante a viagem, todos têm acesso a água de forma gratuita. Além disso, é possível verificar em um letreiro a temperatura do ar-condicionado.

Já para carregar o celular, as poltronas dispõem de tomadas USB.

Por sua vez, quem precisa usar a internet durante a viagem pode contar com o Wi-Fi gratuito oferecido pela Santa Maria. A velocidade de navegação é suficiente para assistir a vídeos e séries.

As viagens, em geral, têm uma duração de 10 horas, tanto a ida como a volta. Entretanto, fatores como trânsito e acidentes podem alterar esta estimativa.

Além dos assentos preferenciais, o ônibus G8 também conta com quatro poltronas no piso superior que são utilizadas preferencialmente por passageiras mulheres, para maior conforto e segurança de quem viaja sozinha.

ATENDIMENTO

O atendimento também é um dos destaques. Ao adquirir a passagem, os usuários recebem os bilhetes virtuais. Há a opção de imprimir ou mostrar o QR Code na tela, para validar o embarque.

A pontualidade é outra marca da empresa, pois tanto na ida quanto na volta os ônibus saíram do primeiro ponto de embarque exatamente no horário previsto.

Ainda no quesito atendimento, os passageiros podem contar com um serviço de bordo e assistência ao longo da viagem.

Os motoristas são treinados pela Santa Maria a serem sempre prestativos. No início da viagem, eles se apresentam, oferecem as cortesias e orientam os passageiros.

Quem precisar falar com o condutor pode acioná-lo durante a viagem. Contudo, o contato é feito por meio de um interfone, em prol da segurança de todos.

ILUMINAÇÃO E ACABAMENTO

A qualidade dos materiais do acabamento do Marcopolo G8 chamam a atenção. As poltronas ainda têm cheiro de novas, o que pode ser sentido mesmo com o uso de máscara.

No piso superior, a iluminação em LED muda de cor lentamente, gerando um ar de sofisticação ao ambiente interior do veículo.

LIMPEZA

Além de todos os ônibus passarem por um processo diário de sanitização, contra a covid-19, os veículos também dispõem de um dispenser de álcool gel para os passageiros.

Já o banheiro sai da garagem sempre higienizado e perfumado, abastecido com papel higiênico. Outro ponto de destaque é que o sanitário possui um espelho.

ENCOMENDAS

Outro serviço realizado pela Santa Maria é a entrega de encomendas.

Os pacotes são transportados no bagageiro dos ônibus e podem ser retirados e deixados na própria sede da empresa, em São Bernardo do Campo, nas rodoviárias ou em empresas parceiras.

VIAGENS COM O G8

Atualmente, a Santa Maria oferece viagens entre São Bernardo do Campo e Belo Horizonte todos os dias.

Contudo, as viagens com o novo Marcopolo G8 são oferecidas às quintas, sextas, sábados e domingos no sentido Belo Horizonte. Já no sentido São Bernardo do Campo, o veículo de dois andares é utilizado às sextas, sábados, domingos e segundas.

Nos demais dias, os ônibus também são da Marcopolo, mas possuem apenas a configuração semi-leito, com apenas um andar.

Confira as imagens do veículo:

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

Deixe uma resposta