Atendimento aos passageiros da Linha 7-Rubi é normalizado depois de mais de seis horas com problemas

Operação foi normalizada às 12h18. Foto: Diário do Transporte.

Equipes de manutenção da CPTM realizaram reparos no sistema de energia entre Perus e Franco da Rocha

WILLIAN MOREIRA

O atendimento pela CPTM aos passageiros da Linha 7-Rubi foi normalizado às 12h18, desta terça-feira, 28 de setembro de 2021, pouco mais de seis horas depois de o problema ter começado.

Entretanto, apenas por volta das 10h40 a companhia “lembrou” que comunicar isto nos seus canais oficiais.

Antes disto, a empresa se limitava a praticar o modus operandi onde somente quem pergunta ou reclama em rede social é individualmente respondido, deixando ampla maioria sem o conhecimento do ocorrido.

Atos como este além de prejudicar a vida da população, contribuí para diminuir o número de “falhas notáveis” contabilizadas pela CPTM e que são apenas registradas e contadas quando o transtorno é maior que um problema “menor” em que se resolve rapidamente o defeito ou falha causadora.

OUTRO LADO

Após a falha ter sido solucionada, a CPTM enviou duas notas ao Diário do Transporte informando as mudanças. Confira:

“O intervalo médio entre os trens na Linha 7-Rubi da CPTM entre as Estações Perus e Franco da Rocha está em 30 minutos para que a manutenção possa solucionar a falha de sinalização registrada no início da manhã desta terça-feira (28/09).

Nos demais trechos do serviço 710 o intervalo é normal.

A companhia optou por aguardar o final do horário de pico para ampliar este intervalo minimizando o impacto aos passageiros. A CPTM está atuando para normalizar a circulação com rapidez e pede desculpas pelos transtornos.”

OUTROS CASOS DE FALTA DE INFORMAÇÃO:

Já virou uma “tradição na CPTM”, ter falhas operacionais notáveis, haver reclamações para sites, perfis, redes sociais e emissoras de rádios e TVs, mas a estatal da gestão João Doria não informar nos aplicativos e demorar para dar respostas.

A importância de informação sobre as falhas é grande porque evita o agravamento do problema, uma vez que os passageiros podem ter o direito de se programar e de optar por meios de transportes que não estejam com defeito na prestação de serviços.

Muitos passageiros podem até mudar o horário de seu deslocamento ou optarem por metrô ou ônibus que fazem trajetos semelhantes a vários trechos cobertos pela CPTM.

Mas se o usuário da CPTM que tem estas opções não souber o que está acontecendo antes de ingressar no sistema, ele vai entrar na estação agravando ainda mais a lotação e o desconforto.

O Diário do Transporte cita apenas alguns exemplos em 2020 e 2021 (com pandemia cujo distanciamento social é indicado por autoridades de Saúde) em que houve falhas com grandes consequências na lotação e velocidade que a CPTM não informou em seu aplicativo e em seu site oficial de forma espontânea, mas sempre de forma reativa a manifestações de passageiros pelo Twitter.

No dia 28 de setembro de 2021, uma falha de sinalização deixou a linha 7-Rubi lenta, mas o passageiro tinha uma pegadinha no aplicativo: dizia que a operação estava normal, porém, não estava em pleno horário de pico da manhã.

Em 30 de março de 2021, passageiros que utilizaram os trens da Linha 9-Esmeralda da CPTM que liga a cidade de Osasco até o Grajaú na Zona Sul de São Paulo, enfrentaram por horas problemas no atendimento do serviço desde às 11h até o início da noite.

No aplicativo e no site da CPTM, nada, apesar das reclamações dos passageiros de demora, lotação e atraso.

Segundo a companhia, a interferência de via foi uma falha no sistema de sinalização que inicialmente afetou o trecho entre as estações Cidade Jardim e Ceasa e depois do início do trabalho das equipes de manutenção, o trecho afetado diminuiu para Pinheiros a Jaguaré.

Entretanto a companhia não explicou o motivo de não ter havido comunicação nos canais oficiais como site e aplicativo que são acompanhados por uma grande parcela dos usuários do transporte.

Veja a nota da CPTM na íntegra enviada ao Diário do Transporte após questionamento sobre problemas na circulação dos trens.

“Por volta das 11h desta terça-feira (30/03) houve uma falha de sinalização entre as estações Cidade Jardim e Ceasa, na Linha 9-Esmeralda da CPTM. Ás 14h20, a sinalização foi normalizada parcialmente e, no momento, os trens operam com velocidade reduzida entre as estações Jaguaré e Pinheiros, sem interferência no intervalo entre as composições. As equipes de manutenção seguem atuando para normalizar totalmente a situação. A CPTM pede desculpas aos passageiros pelos transtornos.”

Linha 9-Esmeralda opera com velocidade reduzida nesta terça (30) e CPTM não informa no aplicativo e site de consulta pelos passageiros

No mesmo dia 30 de março de 2021, a CPTM até avisou de um problema nos canais oficiais, mas só uma hora depois e bem no horário de pico.

Por volta das 18h00 parte da linha 7-Rubi foi interrompida por causa da queda de parte de uma árvore nos trilhos nas proximidades da estação Vila Aurora, impedindo a passagem.

Mas no aplicativo oficial e no site da estatal, o aviso só apareceu 19h05.

Relembre:

Linha 7-Rubi tem operação realizada parcialmente na noite desta terça (30)

A vantagem de o passageiro ser avisado logo no início do problema pelos canais oficias é se programar.

Muitas vezes, o usuário pode mudar de horário de deslocamento ou mesmo optar por outra forma de transporte se tiver essa condição. Isso evita que mais passageiros se aglomerem nas estações e trens, algo que se torna mais grave ainda em uma pandemia.

Em 06 de janeiro de 2021, por volta de 07h30, um problema no sistema de sinalização na região da estação de Mauá impediu as viagens intermediárias entre Mauá e Brás. Não houve informações nos canais oficiais como aplicativo e site a estatal , a exemplo do que ocorreu outras vezes, com companhia está se limitando com respostas individuais em rede social.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/01/06/linha-10-turquesa-opera-com-alteracoes-na-manha-desta-quarta-feira-6-e-cptm-nao-informa-em-canas-oficiais/

Em 24 de novembro de 2020, passageiros que usam a linha 11-Coral da CPTM relataram problemas por volta de 6h00. De acordo com os usuários, houve um defeito no fornecimento de energia. “Para quem vai pagar trem, a linha coral está com falta de energia. Trem parando e ficou com luz reduzida.” “Carro H517 parado no trajeto da Dom Bosco à Itaquera. Detalhes trem lotado, ar-condicionado desligado, nenhuma informação sobre o ocorrido e à população???? Esqueci que eles não se importam com à população. Parabéns aos envolvidos” Nos canais oficiais da CPTM, tudo estava normal. Por meio da assessoria de imprensa, a CPTM confirmou que havia problemas. Entre 6:00 e 6:05 desta terça-feira (24) foi registrada uma falha de energia nas proximidades da estação Dom Bosco, na Linha 11-Coral da CPTM. A falha já foi solucionada e os trens circulam dentro do intervalo médio previsto para o horário. A CPTM pede desculpas aos passageiros pelos transtornos.

Relembre:

Passageiros relatam problemas na linha 11-Coral e CPTM não informa nos canais oficiais

Em 10 de novembro de 2020, passageiros da linha 11-Coral reclamavam de superlotação e espera de 20 minutos entre um trem e outro em pleno horário de pico da manhã. Nada foi informado pela estatal em seu aplicativo e sites oficiais. Somente em respostas para os passageiros que buscavam saber o que ocorreu pelo Twitter da companhia de trens paulista, mas também de forma vaga sem explicar o que de fato motivou a falha e previsões.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2020/11/10/passageiros-reclamam-de-lentidao-e-superlotacao-na-linha-11-coral-da-cptm-na-manha-da-terca-feira-10/

Em 28 de setembro de 2020, passageiros da linha 7-Rubi foram prejudicados por uma falha na manhã. Até emissoras de TV exibiam a falha ao vivo e nos canais oficiais da CPTM nada era informado.

Relembre:

CPTM falha ao vivo na TV e aplicativo oficial da empresa não mostra

Em 14 de setembro de 2020, em plena pandemia de Covid-19, passageiros ficaram aglomerados nas plataformas da linha 11-Coral..
Os trens circularam com maiores intervalos entre as estações Luz e Estudantes pelo menos das 17h até às 18h, porém sem qualquer informação espontânea ao passageiro pelo aplicativo e site.

Usuários reclamaram nas redes sociais questionando sobre a demora dos trens, aglomerações nas plataformas em plena pandemia e falta de informação, porém a companhia não se pronunciou pelo menos até às 18h37 em sua conta no Twitter, quando foi interpelada por passageiros.

Nas respostas, somente depois a CPTM informou que houve um problema com equipamento de via na estação Luz, resolvido às 17h50 e colocando a operação em processo de normalização.

Relembre:

Linha 11-Coral opera por mais de uma hora com problemas e CPTM não comunica espontaneamente

Já no dia 25 de fevereiro de 2020, por causa de uma chuva forte, a linha 10 – Turquesa, por volta das 21h, continuava com lentidão nas proximidades da Estação Rio Grande da Serra.

Usuários, em redes sociais, reclamaram que o aplicativo oficial da empresa, assim como o site, mostravam que a operação estava normal em todas as linhas e chegaram a escrever no Twitter da empresa que o fato representava “transparência zero”.

O Diário do Transporte acompanhou estes canais oficiais durante os problemas nas linhas e constatou que o aplicativo e o site mostravam “operações normais”

Questionada, a CPTM alegou que o aplicativo e o site mostravam operações normais porque “o intervalo nas linhas não teve alteração total”

Relembre:

Linhas 11 e 12 normalizam e 10 ainda com problemas. CPTM diz que informou, mas aplicativo e site oficiais não mostraram alterações em nenhum momento

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes e Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

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