Linha 10-Turquesa opera com alterações na manhã desta quarta-feira (6) e CPTM não informa em canais oficiais

Trem da linha 10-Turquesa (foto arquivo - ilustrativa)

De acordo com a companhia, um problema no sistema de sinalização é a causa

WILLIAN MOREIRA

Passageiros que utilizam os trens da Linha 10-Turquesa da CPTM encontram dificuldades na manhã desta quarta-feira, 06 de janeiro de 2021.

Apesar de não informar o problema em seus canais oficiais como aplicativo e site, a exemplo do que ocorreu outras vezes, a companhia está se limitando com respostas individuais em rede social.

Deste vez, por causa de um problema no sistema de sinalização na região da estação de Mauá.

Por essa razão as viagens intermediárias entre Mauá e Brás foram suspensas momentaneamente. A normalização ocorreu por volta de 9h, após duas horas de problemas.

Técnicos atuaram na região do problema para normalizar o atendimento.

OUTROS CASOS DE FALTA DE INFORMAÇÃO:

A importância de informação sobre as falhas é grande porque evita o agravamento do problema, uma vez que os passageiros podem ter o direito de se programar e de optar por meios de transportes que não estejam com defeito na prestação de serviços.

Muitos passageiros podem até mudar o horário de seu deslocamento ou optarem por metrô ou ônibus que fazem trajetos semelhantes a vários trechos cobertos pela CPTM.

Mas se o passageiro que tem estas opções não souber o que está acontecendo antes de ingressar no sistema, ele vai entrar na estação agravando ainda mais a lotação e o desconforto.

Diário do Transporte cita alguns exemplos em 2020 e início de 2021 (om pandemia cujo distanciamento social é indicado por autoridades de Saúde) em que houve falhas com grandes consequências na lotação e velocidade que a CPTM não informou em seu aplicativos e em seu site oficial de forma espontânea, mas sempre de forma reativa a manifestações de passageiros pelo Twitter.

Em 06 de janeiro de 2021, por volta de 07h30, um problema no sistema de sinalização na região da estação de Mauá impediu  as viagens intermediárias entre Mauá e Brás. Não houve informações nos canais oficiais como aplicativo e site a estatal , a exemplo do que ocorreu outras vezes, com companhia está se limitando com respostas individuais em rede social.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/01/06/linha-10-turquesa-opera-com-alteracoes-na-manha-desta-quarta-feira-6-e-cptm-nao-informa-em-canas-oficiais/

Em 24 de novembro de 2020, passageiros que usam a linha 11-Coral da CPTM relataram problemas por volta de 6h00. De acordo com os usuários, houve um defeito no fornecimento de energia. “Para quem vai pagar trem, a linha coral está com falta de energia. Trem parando e ficou com luz reduzida.” “Carro H517 parado no trajeto da Dom Bosco à Itaquera. Detalhes trem lotado, ar-condicionado desligado, nenhuma informação sobre o ocorrido e à população???? Esqueci que eles não se importam com à população. Parabéns aos envolvidos” Nos canais oficiais da CPTM, tudo estava normal. Por meio da assessoria de imprensa, a CPTM confirmou que havia problemas. Entre 6:00 e 6:05 desta terça-feira (24) foi registrada uma falha de energia nas proximidades da estação Dom Bosco, na Linha 11-Coral da CPTM. A falha já foi solucionada e os trens circulam dentro do intervalo médio previsto para o horário. A CPTM pede desculpas aos passageiros pelos transtornos. 

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2020/11/24/passageiros-relatam-problemas-na-linha-11-coral-e-cptm-nao-informa/

Em 10 de novembro de 2020, passageiros da linha 11-Coral reclamavam de superlotação e espera de 20 minutos entre um trem e outro em pleno horário de pico da manhã. Nada foi informado pela estatal em seu aplicativo e sites oficiais. Somente em respostas para os passageiros que buscavam saber o que ocorreu pelo Twitter da companhia de trens paulista, mas também de forma vaga sem explicar o que de fato motivou a falha e previsões.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2020/11/10/passageiros-reclamam-de-lentidao-e-superlotacao-na-linha-11-coral-da-cptm-na-manha-da-terca-feira-10/

Em 28 de setembro de 2020, passageiros da linha 7-Rubi foram prejudicados por uma falha na manhã. Até emissoras de TV exibiam a falha ao vivo e nos canais oficiais da CPTM nada era informado.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2020/09/28/cptm-falha-ao-vivo-na-tv-e-aplicativo-oficial-da-empresa-nao-mostra/

Em 14 de setembro de 2020, em plena pandemia de Covid-19, passageiros ficaram aglomerados nas plataformas da linha 11-Coral.

Os trens circularam com maiores intervalos entre as estações Luz e Estudantes pelo menos das 17h até às 18h, porém sem qualquer informação espontânea ao passageiro pelo aplicativo e site.

Usuários reclamaram nas redes sociais questionando sobre a demora dos trens, aglomerações nas plataformas em plena pandemia e falta de informação, porém a companhia não se pronunciou pelo menos até às 18h37 em sua conta no Twitter, quando foi interpelada por passageiros.

Nas respostas, somente depois a CPTM informou que houve um problema com equipamento de via na estação Luz, resolvido às 17h50 e colocando a operação em processo de normalização.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2020/09/14/linha-11-coral-opera-por-mais-de-uma-hora-com-problemas-e-cptm-nao-comunica-espontaneamente/

Já no dia 25 de fevereiro de 2020, por causa de uma chuva forte, a linha 10 – Turquesa, por volta das 21h, continuava com lentidão nas proximidades da Estação Rio Grande da Serra.

Usuários, em redes sociais, reclamaram que o aplicativo oficial da empresa, assim como o site, mostravam que a operação estava normal em todas as linhas e chegaram a escrever no Twitter da empresa que o fato representava transparência zero”.

Diário do Transporte acompanhou estes canais oficiais durante os problemas nas linhas e constatou que o aplicativo e o site mostravam “operações normais”

Questionada, a CPTM alegou que o aplicativo e o site mostravam operações normais porque “o intervalo nas linhas não teve alteração total”

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2020/02/25/linhas-11-e-12-normalizam-e-10-ainda-com-problemas-cptm-diz-que-informou-mas-aplicativo-e-site-oficiais-nao-mostraram-alteracoes-em-nenhum-momento/

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

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