Governo de São Paulo retoma construção da via da Linha 17-Ouro de monotrilho

Trecho prioritário da linha possui 7,7 quilômetros e oito estações entre o Aeroporto de Congonhas e a estação Morumbi. Foto: Divulgação / Márcia Alves.

Nesta quarta (15), foi feito o lançamento da primeira viga-guia da obra

JESSICA MARQUES

O Governo do Estado de São Paulo retomou a construção da via da Linha 17-Ouro de monotrilho nesta quarta-feira, 15 de setembro de 2021.

O vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, acompanhou, nesta quarta (15), o lançamento da primeira viga-guia da Linha 17-Ouro no trecho da Marginal Pinheiros, em construção pelo Metrô.

A ação, portanto, marcou a retomada da implementação da via por onde vão passar os trens do monotrilho que vai ligar o Aeroporto de Congonhas à rede de transporte sobre trilhos.

“As obras da Linha 17 fazem parte do programa Pró SP, que lançamos hoje, e que concentra todos os esforços de investimentos do governo para a retomada econômica do estado no pós-pandemia. São R$ 47,5 bilhões em recursos até 2022 em mais de oito mil obras”, afirmou o vice-governador, na ocasião.

OBRAS

Em nota, o Governo do Estado detalhou que a operação envolve o uso de um equipamento específico instalado próximo à estação Morumbi, chamado de “treliça lançadeira”, que vai fazer o lançamento de 129 vigas na região da Marginal Pinheiros até o início do próximo ano, de um total de 137 vigas que faltam para concluir as vias da Linha 17. Ao todo, a linha contará com 573 vigas e a maioria já foi instalada.

“É uma ação de engenharia complexa que marca um ponto importante da retomada das obras da Linha 17-Ouro. Assumimos esse compromisso, voltamos também com as obras das estações e conseguimos uma nova fabricante para os trens que vão ligar o Aeroporto de Congonhas à rede de transporte sobre trilhos”, afirmou o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, em nota.

Essa treliça vai receber as vigas ao lado da pista da Marginal, elevá-las a uma altura de mais de 15 metros e passar sobre a via férrea da Linha 9-Esmeralda, chegando a lateral do Rio Pinheiros. Neste local, a própria treliça movimenta a guia, posicionando-a no local exato onde ela ficará. Uma outra estrutura igual vem sendo montada entre as pontes Estaiada e do Morumbi, para agilizar a colocação das vigas em outro trecho.

Ainda segundo o Governo do Estado, o lançamento será feito ao longo das madrugadas, quando a Linha 9 da CPTM está fechada. Ao longo do dia, as atividades serão preparatórias, recebendo e elevando as vigas.

As “treliças lançadeiras” têm cerca de 70 metros de comprimento, com capacidade de carga de 140 toneladas, podendo lançar as vigas em uma distância de até 45 metros.

Cada viga é feita de concreto com 30 metros de comprimento por dois metros de altura, pesando 90 toneladas. Servem como uma espécie de trilho, para que os trens do monotrilho circulem sobre elas com pneus.

LICITAÇÕES

As obras do trecho prioritário da Linha 17-Ouro – com 7,7 quilômetros e oito estações entre o Aeroporto de Congonhas e a estação Morumbi – foram retomadas após a rescisão de contratos parados de obras e fabricação de trens.

Novas licitações foram feitas, possibilitando a volta das atividades de construção de sete estações e do Pátio – a oitava, Morumbi faz parte de outro contrato -, além da complementação da via e fabricação dos trens. A meta é concluir esse trecho até o fim de 2022, para ligar o Aeroporto de Congonhas à malha de transporte sobre trilhos, com conexão direta às linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda.

Recentemente, Baldy, detalhou o andamento das obras da Linha 17-Ouro de monotrilho e suas fases de expansão no bairro do Morumbi.

Relembre:

Linha 17-Ouro de monotrilho, em São Paulo, atenderá o Paraisópolis, diz Baldy

Jessica Marques para o Diário do Transporte

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