Fabricantes ainda aguardam homologação do Caminho da Escola, considerando esperança para o setor

Veículos da licitação anterior ainda estão sendo emplacados. Foto: Divulgação / FNDE.

Como mostrou o Diário do Transporte, empresas vencedoras dos lotes já foram definidas

JESSICA MARQUES

As fabricantes que atuam no segmento de ônibus ainda aguardam o processo de homologação na licitação do Caminho da Escola, programa do Governo Federal que prevê a renovação de frota de veículos das redes municipal e estadual de ensino.

A conclusão do certame é visto como uma esperança para o setor, conforme detalha o vice-presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Marco Saltini.

“O processo licitatório ocorreu, as empresas que venceram os lotes já foram determinadas, mas ainda está na fase de documentação. Não se tem o processo terminado. O Caminho da Escola é uma licitação na qual quem vence o lote tem o direito de vender o produto com o preço fixado para aquele lote”, detalhou.

“Em seguida, as empresas começam a prospectar essas vendas nas secretarias de Educação municipais e estaduais. Os contratos não estão assinados, então ainda a gente não consegue estimar quando isso de fato vai iniciar e não dá para saber quando teremos a participação destes veículos. O que estamos vendo hoje é o resíduo da licitação anterior, de produtos que até já foram entregues, mas a Prefeitura ainda não licenciou e vai licenciar. Os últimos licenciamentos vão acontecer por agora”, explicou Saltini.

Como mostrou o Diário do Transporte, as empresas vencedoras dos lotes já foram definidas. Agora, as fabricantes aguardam a homologação.

Confira os detalhes:

Propostas para os sete mil ônibus do Caminho da Escola somam R$ 2,25 bilhões

Saltini explicou também que os resultados de licenciamento de ônibus deste ano se devem aos segmentos de fretamento e escolares, com as unidades remanescentes da licitação anterior do Caminho da Escola.

Relembre:

Produção de ônibus no Brasil cresce 12,1% em sete meses, mas resultados ainda preocupam

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

Deixe uma resposta