Diário do Transporte viaja em voo inaugural da Itapemirim. Piva promete 50 aviões até o fim de 2022 e atuação no mercado internacional, com empresa na Europa

A 320 usado na viagem

Operação foi em um evento especial com passageiros compostos de executivos da empresa, políticos e profissionais da imprensa nesta terça-feira (28)

WILLIAN MOREIRA

A Itapemirim Transportes Aéreos (ITA) realizou nesta terça-feira, 29 de junho de 2021, um voo especial entre Guarulhos, cidade que comporta o maior aeroporto da América do Sul e Brasília, capital do país.

A reportagem do Diário do Transporte foi convidada para o evento.

A aeronave do modelo Airbus A320 estava lotada com os 162 assentos ocupados, configuração máxima adotada pela companhia para aumentar a distância entre as poltronas, um conforto maior a ser oferecido.

A partida do terminal aconteceu pouco após o previsto, às 10h04, e a decolagem foi às 10h15

A viagem seguiu sem contratempo até o destino Brasília, iniciando o procedimento de pouso pouco antes das 11h30 e pousando às 11h40.

CERIMÔNIA DE ABERTURA

Antes do voo em uma área reservada do Aeroporto Internacional de Guarulhos, o presidente da Itapemirim, Sidnei Piva, discursou de forma breve aos presentes e ficou um pouco emocionado ao comentar do começo das atividades.

Na sequência, o prefeito de de Guarulhos, Gustavo Henri (Guti) fez um discurso.

“Que vocês possam honrar cada passageiro que já transportam no modo terrestre, mas agora na questão aeroviária, que voces possam realmente fazer a diferença em nosso país”, disse o Prefeito de Guarulhos.

Após a fala do prefeito, Piva assinou o termo de adesão da ITA com a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), uma formalidade no setor, já que as demais empresas de grande porte já integram essa associação

O AVIÃO

O modelo utilizado na estreia é o Airbus A320, um dos dez adquiridos pela empresa.

Estes aviões são seminovos, em arrendamento de empresas estrangeiras ou em situação de estocagem, o que não compromete em nada a segurança e confiabilidade dos aparelhos, segundo a empresa.

No dia de sua inauguração a ITA possui quatro aviões, com dois prontos para uso e outros dois em processo de customização, dentre elas a pintura com a identificação visual da empresa (na cor amarela igual dos ônibus) e a acomodação dos assentos.

Com 162 assentos, sendo seis assentos por fileira e três de cada lado divididos por um corredor, o aparelho tem uma quantidade de poltronas menor em relação ao habitual.

Desta forma a distância para o passageiro da frente é maior, totalizando 29cm entre as cadeiras.

Para quem usas aparelhos de tecnologia em voo como os smartphones, quatro tomadas USB estão instaladas entre os assentos.

No entanto, as cadeiras não reclinam, mas está prevista no futuro uma requalificação e colocando este recurso.

Já o sistema de bagageiros é padronizado a este modelo de avião da Airbus, mas por se tratar neste caso de uma versão mais antiga, as luzes indicadoras e de marcação dos assentos é mais simples e em uma sinalização diferente se comparado com modelos mais novos.

A empresa pretende integrar voos com viagens rodoviárias, uma das metas anunciadas pelo Grupo.

EVENTO ESPECIAL EM VOO

O humorista Diogo Portugal foi uma surpresa preparada pela Itapemirim aos convidados no voo.

Diogo fez um stand up e trocadilhos com a situação de realizar um show dentro de um avião e disse estar feliz pela oportunidade de atuar em um local diferente.

“Em um show dentro do avião a plateia não vai embora”, disse o humorista.

Para se comunicar com os passageiros e contar as suas piadas, o artista utilizou o sistema de comunicação da aeronave utilizado pelos comissários.

SERVIÇO TERÁ DIFERENCIAIS:

De acordo com Sidnei Piva ao Diário do Transporte, ainda durante o voo, a projeção da empresa é ofertar um serviço/experiência diferentes ao seu cliente e expandir em médio a longo prazo suas operações, visando o mercado internacional.

Segundo o presidente da Itapemirim, até o fim de 2022 serão recebidas as primeiras 50 aeronaves, sendo 40 do modelo A320 e 10 do modelo A319, um pouco menores, mas que segundo o empresário, com as mesmas configurações em relação a distância de assentos por fileiras.

Piva mostrou uma visão otimista para o futuro, vislumbrando abrir uma outra empresa na Europa para interligar com voos para o Brasil ainda sem um hub (ponto principal de operações) definido e quais modelos aviões, estes maiores que os atuais para a travessia transcontinental.

Além de não cobrar pelo despacho das bagagens, independentemente da tarifa paga pelo passageiro e a marcação de assentos, Sidnei Piva afirmou que o serviço de bordo, ou seja, a alimentação será uma marca da companhia e equivalente ou superior ao serviço da extinta Varig e de uma das maiores empresas do setor no mundo, a Emirates.

Veja abaixo algumas fotos do avião e da cerimônia que antecedeu a viagem:

 

Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

Obs: O repórter Willian Moreira viajou a convite da ITA

Comentários

Comentários

  1. Santos Dumont disse:

    Não acreditavamos neste sonho. Mas ainda bem que o seu idealizador, presidente da ITA, acreditou e perseguiu na intenção de colocar no ar o seu particular ‘Airbus’.
    Assim o fez o maior herói nacional – Santos Dumont, no século passado, ao colocar em vôo o mais pesado que o ar. Também ele concretizou um sonho de menino, nas perdidas serra de Minas Gerais, ao admirar a liberdade dos pássaros e depois, com os vôos de balões.
    Podemos agora dizer que existe algo de novo no ar …..

  2. tiago disse:

    Que da hora!
    Tomara que consigam manter a qualidade proposta e preços acessíveis no futuro

  3. Eu como paulista, não vou torcer contra, eu espero que não venha a ser mais uma aventura como presenciei com a nossa saudosa VASP

  4. Milton Mendes Ibiapino disse:

    Boa noite, já tive o prazer de fazer parte do quadro de funcionários da empresa, no sistema terrestre na função de motorista, uma das melhores empresas do sistema para se trabalhar, só tenho a agradecer por ter feito parte do quadro de funcionários. com certeza no sistema áerio vai ser um sucesso.

  5. Juvenal Bosco disse:

    BOA SORTE QUE DEUS OS ABENÇOE.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading