ITA promete cobrir 2,7 mil cidades em conexão com ônibus, além de feijoada no avião para o RJ

Interligação entre pneus e malha aérea deve ser concluída no segundo semestre de 2022; Piva diz que recuperação judicial da Itapemirim está no final e que vai abrir mão de margem de lucro de companhia aérea

WILLIAN MOREIRA/ADAMO BAZANI

A ITA (Itapemirim Transportes Aéreos) promete cobrir 2,7 mil cidades brasileiras por meio de conexões feitas com ônibus da empresa.

A Viação Itapemirim está entre as maiores companhias rodoviárias do País.

O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira, 29 de junho de 2021, pelo presidente da empresa, Sidnei Piva, em entrevista coletiva após voo inaugural, com cobertura do Diário do Transporte.

De acordo com Piva, a previsão é que as conexões entre ônibus e aviões sejam concluídas no segundo semestre de 2022.

Os planos são de que esta complementação sirva também para transporte de encomendas.

“Os sistemas estão conversando um com o outro [aéreo e ônibus], não só para pessoas, mas de cargas também”  – disse Piva.

Para atrair passageiros para a companhia área, o empresário prometeu diferenciais como melhores preços e mais serviços, inclusive com o que classificou de “mimos”.

Entre alguns exemplos que Piva deu durante a coletiva, estão apresentações artísticas nos aviões e até mesmo servir feijoada em voos para o Rio de Janeiro aos sábados.

Mas como conseguir isso diante de um mercado aéreo reprimido por causa da pandemia de covid-19, dos altos custos operacionais e da recuperação judicial pela qual o Grupo Itapemirim passa desde março de 2016?

Somando débitos fiscais, trabalhistas e com fornecedores, as dívidas giram em torno de R$ 2 bilhões.

Na entrevista que teve a participação do Diário do Transporte, Piva disse que “em breve” a recuperação judicial deve ser finalizada.

“Já terminamos na verdade o período [do pedido para quitar a recuperação], venceu dia 24 [de junho de 2021]. Então, é questão de pouco tempo, no tempo de o juiz dar a resposta” – disse.

Como mostrou a reportagem, o Grupo Itapemirim protocolou uma petição para encerrar o processo de recuperação judicial. O pedido foi feito no dia 24 de maio de 2021, para a 1ª Vara de falências e recuperações judiciais do foro central da comarca da capital, no Estado de São Paulo.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/05/25/itapemirim-protocola-peticao-para-encerrar-recuperacao-judicial/

Para manter preços das passagens mais baixos, Piva disse que neste momento vai abrir mão da margem de lucro.

“Quando você abre mão dessa margem e não fere o andamento da companhia numa gestão equilibrada, você consegue proporcionar algo mais” – prometeu

Ouça os trechos da entrevista:

O Diário do Transporte foi um dos órgãos de imprensa convidados para viajar no voo inaugural nesta terça-feira, 29 de junho de 2021, entre Guarulhos (SP) e Brasília

O relato da viagem e imagens você confere neste link abaixo:

https://diariodotransporte.com.br/2021/06/29/ita-itapemirim-transportes-aereos-piva-sidnei-piva-onibus/

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

Obs: O repórter Willian Moreira viajou a convite da ITA

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta