Eduardo Paes faz remanejamento de R$ 2,1 milhões do Orçamento para intervenção no BRT-Rio

Diversos ônibus do BRT Rio foram "canibalziados" e muitos devem virar sucata - Foto: Antonio Scorza / Jornal Extra

Em apresentação sobre planos do sistema, prefeito disse que serão necessários R$ 134 milhões para recuperar o sistema

ADAMO BAZANI

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, abriu um crédito suplementar ao orçamento para a intervenção no sistema de ônibus rápidos, BRT.

O remanejamento de R$ 2,1 milhões (R$ 2.120.089,27) foi publicado oficialmente nesta quinta-feira, 08 de abril de 2021.

O dinheiro irá para Fundo de Mobilidade Urbana Sustentável – FMUS.

Outros remanejamentos devem ser feitos.

A prefeitura aguarda que a Câmara Municipal aprove um projeto de lei do Executivo que permite o uso de recursos do orçamento para a melhoria do BRT que está sob intervenção do poder público desde 23 de março de 2021.

Nesta quarta-feira (07), o prefeito Eduardo Paes apresentou detalhes do plano de recuperação econômica, operacional e de qualidade do sistema de corredores de ônibus, que está degradado, com déficit financeiro e operando apenas com 40% da frota indicada, não por causa da redução da demanda em decorrência da pandemia, mas porque os ônibus estão quebrados.

Entre os principais pontos do anúncio estão:

– A licitação para conceder novamente o BRT à iniciativa privada só deve ser realizada em 2022.

– A prefeitura estuda separar a concessão da operação e da aquisição de frota, além de cogitar a possibilidade de conceder as estações à parte.

– Segundo Eduardo Paes, para restaurar o BRT, serão necessários em torno de R$ 134 milhões.

– Até setembro devem estar operando 241 ônibus articulados: A prefeitura constatou que de 297 articulados em três garagens na cidade, 56 estão inoperantes já canibalizados e, portanto, de difícil e demorada recuperação. Outros 94 veículos estão parados por falta de peças e com o devido investimento terão um prazo de três meses para retornar as ruas. Já 27 articulados precisam de pequenos reparos e com um aporte financeiro menor, podem voltar a atender a população rapidamente, sendo para eles o foco inicial dos trabalhos de manutenção.

– 46 estações fechadas por vandalismo e roubo devem ser reabertas até setembro de 2021, fim do primeiro período de intervenção.

– O projeto do BRT TransBrasil vai voltar a contar com as estações previstas na versão original. Por exemplo, a inclusão novamente de quatro estações entre Deodoro e o Trevo das Margaridas. Não haverá trechos com asfalto, somente com concreto.

– A prefeitura estuda levar o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) até o terreno do Gasômetro, na Zona Portuária da capital. A obra faria com que o VLT fosse integrado ao BRT Transbrasil. Os técnicos da prefeitura acreditam que o prolongamento seria mais fácil do que levar o BRT Transbrasil até à região central.

– BRT Presente: Seria uma espécie de operação delegada com policiais militares e guardas civis de folga fazendo um “bico oficial”

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/04/07/paes-empresas-do-consocio-brt-nao-voltarao-mais-241-onibus-vao-operar-ate-setembro-e-vlt-deve-ser-estendido-ate-o-gasometro/

Veja o decreto do remanejamento:

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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Comentários

Comentários

  1. carlos souza disse:

    Ele(Paeslhaço) que fez a m.rdhy@,então,ele que resolva.Pior:com propina,na outra gestão.K-ghow no P-A-W,aguenta.Phiodhy@-si.

  2. Uma ótima manobra para desviar dinheiro.

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