Feriados antecipados em São Paulo: operação dos ônibus, rodízio e funcionamento de serviços

Ônibus da SPTrans operam normalmente. Foto: Adamo Bazani.

Segundo a SPTrans, transporte coletivo municipal não terá alteração na frota ou em horários de circulação

JESSICA MARQUES

A partir desta sexta-feira, 26 de março de 2021, a cidade de São Paulo terá dez dias de feriados antecipados, até 04 de abril. A medida foi anunciada pelo prefeito Bruno Covas na última quinta-feira (18).

No período, os serviços prestados pela Prefeitura, que são permitidos durante a Fase Emergencial do Plano São Paulo, poderão sofrer alterações. Em nota, a Prefeitura informou que a recomendação é para que as pessoas fiquem em suas casas, mantendo o isolamento social. A ação tem o objetivo de diminuir a contaminação pelo coronavírus e assim evitar colapsos nas redes de saúde e funerária da capital.

Os feriados antecipados serão:

  • Corpus Christi – 3 de junho de 2021
  • Consciência Negra – 20 de novembro de 2021
  • Aniversário da cidade – 25 de janeiro de 2022
  • Corpus Christi – 16 de junho de 2022
  • Consciência Negra – 20 de novembro de 2022

Relembre:

Bruno Covas antecipa feriados municipais e muda rodízio para o período das 20h às 05h

Confira detalhes sobre a operação dos ônibus municipais do transporte coletivo, rodízio de veículos e o funcionamento de serviços, em geral:

ÔNIBUS

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, por meio da SPTrans, informa que a frota do sistema de transportes estará mantida nos mesmos níveis das últimas semanas durante os feriados antecipados de 26/03 a 04/04. Nos dias 26, 29, 30 e 31 de março, 1º e 2 de abril, a frota será correspondente a de um dia útil, enquanto nos dias 27 de março e 3 de abril (sábados), será a que está operando aos sábados, e nos dias 28 de março e 4 de abril (domingos), a frota será aquela que está rodando aos domingos.

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes publica diariamente o Boletim de Mobilidade e Transportes, com total transparência, no link http://www.cetsp.com.br/consultas/especial-covid-19/boletim-diario-de-mobilidade-e-transportes-covid-19.aspx, contendo o número de passageiros transportados e a frota programada.

BANCOS: 

Vão abrir no período de feriados prolongados. mas a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), orienta ir às agências somente em caso de emergência e que o cliente opte por fazer a maior parte dos serviços pelos aplicativos e pela internet.

RODÍZIO MUNICIPAL

Durante a fase emergencial, o Rodízio Municipal de Veículos passa a vigorar em novo horário, das 20h às 5h do dia seguinte, inclusive nos feriados. Durante a fase emergencial, fica suspenso o rodízio para carros em seus horários tradicionais: das 7h às 10h e das 17h às 20h.

Durante o rodízio, os veículos ficam impedidos de circular no Centro Expandido, incluindo as vias que delimitam o chamado Mini Anel Viário.

Finais de placas:

  • 1 e 2 – das 20h de segunda-feira às 5h de terça
  • 3 e 4 – das 20h de terça-feira às 5h de quarta
  • 5 e 6 – das 20h de quarta-feira às 5h de quinta
  • 7 e 8 – das 20h de quinta-feira às 5h de sexta
  • 9 e 0 – das 20h de sexta-feira às 5h de sábado

Caminhões e Fretados 
A restrição ao trânsito de caminhões na Zona de Máxima Restrição de Circulação (ZMRC) se mantém de 2ª a 6ª feira das 5 às 21h e aos sábados das 10 às 14h. A Zona Máxima de Restrição de Fretados proíbe a circulação de fretados de 2ª a 6ª feira, no horário das 5h às 21h, exceto feriados.

A CET mantém 120 painéis de mensagens na cidade com alertas sobre o rodízio. As alterações e novidades em relação ao trânsito e transporte são comunicadas também pelas redes sociais da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, SPTrans e da CET.

ZONA AZUL

A Zona Azul funcionará normalmente de acordo com a sinalização de cada local.

POSTOS DE ATENDIMENTO DA SPTRANS

Os postos de venda e atendimento localizados em terminais municipais e estações do Expresso Tiradentes funcionarão normalmente no horário, das 6h às 19h, durante os feriados antecipados entre 26 de março e 4 de abril.

Os postos Santana, Jabaquara e a Loja Augusta estarão fechados aos fins de semana e no feriado de sexta-feira da Paixão. Assim, os postos Santana e a Loja Augusta estarão abertos nos dias 26, 29, 30 e 31 de março e 1º de abril, entre 8h e 17h e o Jabaquara, das 7h às 17h.

Desde o início da Fase Vermelha, o Posto Central de Atendimento da SPTrans encontra-se fechado e permanecerá desta forma durante os feriados antecipados.

 

DSV

O Departamento de Operação do Serviço Viário (DSV) oferece canais eletrônicos para a solicitação dos principais serviços do órgão, e o e-mail institucional para atendimento é dsv@prefeitura.sp.gov.br

As defesas de autuação e indicação de condutores em infrações de trânsito deverão ser encaminhadas exclusivamente pelos Correios, para o endereço Rua Sumidouro, 740 – Pinheiros/SP – CEP 05428-900, ou pelo DSV Digital (dsvdigital.prefeitura.sp.gov.br).

Os cartões de estacionamento em vagas especiais para idosos e pessoas com deficiência podem ser solicitados pela internet, no portal SP156 (sp156.prefeitura.gov.br), sem que os beneficiários precisem sair de casa.

cadastro para isenção do rodízio municipal de veículos para pessoa com deficiência, doença crônica que comprometa a sua mobilidade, pessoa que realize tratamento médico continuado debilitante de doença grave, pessoa com deficiência auditiva, ou em qualquer dos casos por quem as transporte, também pode ser feito pelo SP156, em processo totalmente on-line.

Da mesma forma, as solicitações para licença de trânsito de produtos perigosos devem ser solicitadas por meio do Portal SP156.

DTP

O Departamento de Transportes Públicos (DTP) está oferecendo e-mails institucionais que permitem a realização de serviços relacionados a táxi, transporte escolar, carga a frete, motofrete e fretamento.

Foi criado um endereço de e-mail especificamente para o atendimento de cada tipo de serviço fornecido, conforme a seguir:

  • Táxi – Carga Frete: dtp.taxi@prefeitura.sp.gov.br
  • Escolar – TEG: dtp.escolar@prefeitura.sp.gov.br
  • Escolar Despachante: dtp.despachanteescolar@prefeitura.sp.gov.br
  • Fretamento: dtp.fretamento@prefeitura.sp.gov.br
  • Taxi Preto – Transferências e Desistências: dtptaxipreto@prefeitura.sp.gov.br
  • Motofrete: dtp.motofrete@prefeitura.sp.gov.br
  • Certidão de Isenção – Atestado: dtp.certidoes@prefeitura.sp.gov.br
  • Transferência – TNOME: dtp.tnome@prefeitura.sp.gov.br
  • Vistoria – Homologação de Carro – Fiscalização: dtp.dif@prefeitura.sp.gov.br
  • Ponto de Táxi – Criação – Alteração – Pintura – etc / Emissão de Pagamento de Outorga (Táxi Preto): dtp.depe@prefeitura.sp.gov.br
  • Lista Ponto (vagas): dtp.pontodetaxi@prefeitura.sp.gov.br
  • Informações em Geral: dtp.informacoes@prefeitura.sp.gov.br
  • Protocolo: dtpprotocolo@prefeitura.sp.gov.br
  • Centro de Formação de Condutores (CFC´s): dtp.cfc@prefeitura.sp.gov.br
  • Organismos de Inspeção Acreditados (OIA´s): smtdtp3.atendimento@prefeitura.sp.gov.br

Confira abaixo o funcionamento dos serviços municipais que prestam atendimento ao público:

SAÚDE

Nos dias 26, 29, 30 e 31 de março e 1° de abril (feriados de Corpus Christi de 2021 e 2022, da Consciência Negra de 2021 e 2022 e do aniversário da cidade de 2022), todos os serviços de Saúde da capital funcionarão de forma ininterrupta. Alguns serviços só fecham no feriado nacional da Sexta-Feira da Paixão (2 de abril), permanecendo apenas os essenciais e plantões. Clique aqui e veja as alterações

ABASTECIMENTO

As feiras livres funcionarão normalmente. Clique aqui para visualizar o funcionamento dos mercados e sacolões.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Permanecerão abertos os serviços da Proteção Social Especial de Alta Complexidade: Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), Núcleo de Convivência para Adultos em Situação de Rua, Centro-Dia do Idoso e Núcleo de Proteção Jurídico-Social e Apoio Psicológico (NPJ).

Os serviços da Proteção Social Básica e os da Proteção Social Especial de Média Complexidade, não mencionados acima, estarão fechados.

Unidades Estatais
Os equipamentos e demais unidades da SMADS funcionarão nos termos da Portaria nº 12/SMADS/2021. Os servidores ficam convocados para cumprirem suas jornadas no período mencionado e poderão usufruir das folgas correspondentes até 31/12/2022.

CICLOFAIXAS DE LAZER

As ciclofaixas de lazer não serão ativadas durante os dias de feriados antecipados, exceto aos domingos e no feriado nacional de Sexta-Feira Santa (02/04). Nos locais, a empresa responsável irá distribuir máscaras e álcool gel.

CULTURA

Todos os espaços culturais da cidade de São Paulo continuarão suspensos. Bibliotecas, centros culturais, casas de cultura, teatros e outros espaços apenas com atividades online.

Os eventos para o Mês do Hip Hop e o Mês da Mulher permanecerão exclusivamente de forma virtual e com regras rígidas sobre os protocolos de segurança na produção. O Festival Verão Sem Censura, programado para a segunda quinzena de março, será adiado e o Plano de Amparo à Cultura, lançado em fevereiro, continua sendo executado normalmente nesse período.

 

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E TURISMO

Trabalho: Os Cates (Centros de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo) ficarão fechados e funcionarão de forma on-line cadastrando pessoas pelo site do Cate.

O atendimento ao empreendedor seguirá funcionando na Ade Sampa por telefone, no número 4210-2668.

Turismo: As Centrais de Informação Turística não vão realizar atendimentos.

DIREITOS HUMANOS

Os equipamentos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania continuarão próximos à população neste momento em que as pessoas podem ficar mais vulneráveis às violações e precisam da garantia de direitos à dignidade. Clique aqui para conferir o funcionamento completo.

ECOPONTOS

Durante todo o feriado, os equipamentos funcionarão das 6h às 18h. Clique aqui para conferir os endereços e saber como funcionam.

ESPORTES

Os Centros Esportivos e os Clubes da Comunidade (CDCs) permanecerão fechados enquanto perdurar a fase emergencial. Não haverá atendimento presencial em nenhuma unidade, não será permitido nenhum tipo de atividade, e foram suspensos todos os eventos esportivos.

FAZENDA

O Centro de Atendimento da Fazenda Municipal (CAF) – Praça do Patriarca, 69, Centro – não terá atendimento presencial enquanto durar da Fase Vermelha do Plano São Paulo. Os munícipes devem acessar os serviços disponíveis via Portal SP 156 

FAB LAB LIVRE SP, TELECENTROS, DESCOMPLICA

Os Telecentros, as unidades da rede FAB LAB LIVRE SP e as unidades do Descomplica SP permanecerão fechados.

HABITAÇÃO

Em cumprimento às medidas restritivas de combate à pandemia, a partir de sexta-feira (26/03), até o próximo dia 4 de abril, as atividades de atendimento presencial estarão suspensas na Secretaria Municipal de Habitação .

A Central de Atendimento da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB) não funcionará neste período.

HOSPITAIS VETERINÁRIOS

Os hospitais veterinários das zonas Norte, Leste e Sul abrirão em todos os feriados antecipados, ou seja, nos dias 26, 29, 30 e 31 de março e 1° de abril e só estarão fechados no dia 2 de abril (Sexta-feira Santa). Clique aqui para conferir como será o funcionamento e os endereços das unidades.

 

PESSOA COM DEFICIÊNCIA

As Centrais de Intermediação em Libras funcionarão normalmente. Já a realização da Paraoficina Móvel ficará sem operar nos dias 26, 29, 30, 31/3, 1/4  e 2/4. A programação retorna a partir de 5 de abril. Clique aqui  para saber os detalhes.

 

SERVICO FUNERÁRIO

A partir desta quinta-feira (25).Serviço Funerário do Município de São Paulo irá ampliar horário para a realização de sepultamentos nas unidades Vila Formosa (Zona Leste), São Luiz (Zona Sul), Vila Nova Cachoeirinha (Zona Norte) e São Pedro (Zona Leste),  até as 22 horas. As demais unidades permanecerão com horário normal de funcionamento, das 7h às 18h. Clique aqui e saiba mais.

 

SUBPREFEITURAS

As praças de atendimento permanecerão fechadas.

TRÂNSITO E TRANSPORTES

O atendimento presencial ao público seguirá suspenso em todas as dependências da Secretaria Municipal de Transportes durante os feriados antecipados, entre os dias 26 de março e 4 de abril. A medida já está em vigor desde o dia 6 de março, seguindo as determinações do Decreto nº 60.107, de 03 de março de 2021, em decorrência da pandemia de Covid-19. Clique aqui para conferir o funcionamento de serviços relacionados a Zona Azul, transporte público (SPTRANS), DSV e DTP.

VERDE E MEIO AMBIENTE

Todos os parques municipais urbanos e naturais permanecerão fechados enquanto perdurar a Fase Emergencial de enfrentamento à pandemia. A medida segue as determinações do Governo do Estado.

Animais Silvestres

O atendimento da Divisão de Fauna Silvestre sofrerá alterações. Em casos de urgência e emergência (animais lesionados ou acidentados), entre em contato via telefone (11) 3885-6669 ou WhatsApp (11) 96715-5424. Em casos de entrega voluntária de animais que estejam saudáveis, deverá ser realizado um agendamento prévio pelos mesmos números de telefone, evitando assim aglomerações no Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres  (CeMaCAS).

Nesse contato telefônico, os profissionais fornecerão informações sobre:

  • Como prestar os primeiros cuidados;
  • Qual a melhor forma de transportá-lo ou;
  • Se necessário, solicitar uma viatura para o serviço de resgate da GCM Ambiental.
Vale lembrar que a remoção de animais silvestres encontrados pela população pode ser feita pelo atendimento da Guarda Civil Ambiental, acionada pelo telefone 153.

ABC PAULISTA

O Consórcio Intermunicipal ABC, que reúne os prefeitos das sete cidades do ABC Paulista, decidiu na segunda-feira, 22 de março de 2021, que os municípios também vão antecipar feriados como tentativa de conter o avanço da covid-19. Não haverá dia útil no Grande ABC entre 27 de março e 4 de abril deste ano.

Confira os detalhes:

Feriados antecipados no ABC – O que você precisa saber: ônibus, delivery, drive thru, mercados, farmácias, postos de combustíveis, bebidas

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. JOSÉ LUIZ VILLAR COEDO disse:

    Por que mexer com FERIADO SANTO – CORPUS CRISTH? E por que mexer com FERIADOS JA DE 2.022 ??? Será que até la, não vai ter sido imunizada devidamente a maior parte da populacao do Brasil…?! Ou o VÍRUS é mais forte que as VACINAS contra ele???! Desculpa mas não entedemos …eu mesmo não entendi… !

  2. Regis Campos disse:

    Cadê os hospitais de campanha? Essa cortina de fumaça de governadores e prefeitos para se desviarem de um COVIDÃO não vai funcionar para sempre. Uma hora a conta chega

  3. Fábio Romero disse:

    Zona Azul funcionará normalmente!! Absurdo!! Se não posso ir trabalhar por causa do feriado e resido numa rua onde é Zona Azul, vou ter que pagar Para estacionar ou colocar o carro em estacionamento !! Absurdo !! Planejamento mal feito!!

Deixe uma resposta