EMTU abre licitação para monitoramento da frota de ônibus das Regiões Metropolitanas de São Paulo

Sessão pública do pregão eletrônico será no dia 04 de fevereiro de 2021

ALEXANDRE PELEGI

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) lançou Aviso de Licitação para o serviço completo de monitoramento da frota de ônibus das Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo.

A licitação no formato Pregão Eletrônico tem como objetivo contratar uma empresa para o serviço completo de monitoramento da frota, com pessoal para apoio à operação da EMTU e para a prestação de serviços de disponibilização de Sistemas Inteligentes de Transporte (SIT ou ITS na sigla em inglês) de monitoramento para apoio ao planejamento, fiscalização e gestão do Transporte Coletivo Intermunicipal Metropolitano de Passageiros.

A Sessão Pública será realizada no dia 04 de fevereiro às 10h, no endereço eletrônico http://www.bec.sp.gov.br.

O edital está disponível na Internet, nos sites da EMTU (www.emtu.sp.gov.br) e http://www.bec.sp.gov.br.

REGIÕES METROPOLITANAS ATENDIDAS PELA EMTU

Grande São Paulo – 39 municípios.

Vale do Paraíba e Litoral Norte – 38 municípios (exceto Ilhabela)

Baixada Santista – 9 municípios.

Campinas – 20 municípios.

Sorocaba – 25 municípios.

MONITORAMENTO DA FROTA

O Monitoramento da frota está diretamente relacionado ao controle e acompanhamento dos ônibus, motoristas, trajetos, além das informações sobre o percurso.

Desta forma, a empresa gerenciadora do transporte, no caso a EMTU, consegue acompanhar e verificar se os veículos estão seguindo o planejamento de rota, além de analisar cada ponto de parada e os tempos dispendidos.

Mas os serviços de Sistemas Inteligentes de Transporte (SIT) vão muito além, e concentram uma série de ferramentas tecnológicas que permitem ao órgão gestor e à empresa de ônibus maximizar sua operação, reduzindo custos e principalmente melhorando o atendimento aos usuários.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. QUERO VER SE A EMTU É CAPAZ DE MANTER A VIAÇÃO ABC DENTRO DESTE ESQUEMA haja visto que as linhas 238-409-409BI, são linhas que superlotam de manhã e a tarde, que é da senhora Beatriz Braga. No terminal Santo André, as 17hs saem lotados estas linhas e ainda pegam passageiros do centro até o ponto da Coronel Seabra, QUEM ESTIVER NA RUA CARIJÓS não entra. no sentido SBC-estação, de manhã é crítico, pra quem pega na Rua Carijós, (quanto linha 196 nada posso dizer) mesmo com coletivos em sua maioria com ar condicionado. Entre 10hs até 14hs a espera chega ser de 50 minutos, entre a Rua Vianas (SBC) e Rua Carijós (SA)..

  2. vagligeiro disse:

    Que estranho. Eu jurava que a EMTU já tinha algum sistema de monitoria de frota, dado que hoje existe o site da EMTU e a possibilidade de verificar linhas em tempo real.

    De qualquer forma, não entendo também porque a EMTU não pode fazer uma parceria com o Centro Paula Souza por exemplo e utilizar-se de ferramentas open-source para criar um sistema próprio (e que possa ser oferecido a terceiros) para monitoria de frota.

    Lembando que já existem sistemas open-source para padronizar o uso de transmissão GPS veicular, com isso podendo transmitir os dados a qualquer pessoa online para contribuir com a fiscalização de linhas. O que custaria mais seria a infraestrutura e mão de obra para instalação do mesmo.

    1. Miguel Ângel disse:

      Ela tem, porém de cinco em cinco anos existe a obrigação legal de nova licitação conforme a lei 8666/93 e também é bom para trazer melhorias. A tecnologia nessa área muda constantemente.

  3. Luís Carlos Dá Silva disse:

    Será que dessa vez ela vai consertar os horários dos ônibus da Viação Triângulo
    Afinal a Triângulo não cumpre horário
    Ainda afirma que isso ocorre porque não tem ônibus em condições, ou porquê não tem passageiros suficiente, por isso então retira alguns carros da linha, deixando usuários plantados no ponto por até 2 horas, um tremendo descaso ,e falta de respeito com todos.
    DA UM JEITO NA TRIÂNGULO , ‘”EMTU ‘

Deixe uma resposta