Deputado entra na Justiça para retorno da gratuidade para idosos entre 60 e 65 anos no transporte coletivo

Ônibus municipal da capital paulista

Medida da gestão Doria vai retirar o benefício a partir de 01º de janeiro de 2021 na EMTU, Metrô e CPTM. Covas também cortou gratuidade nos ônibus municipais do sistema SPTrans

WILLIAN MOREIRA/ADAMO BAZANI

O deputado Estadual Emidio de Souza (PT-SP) entrou com uma Ação Popular no Tribunal de Justiça, na véspera do Natal, 24 de dezembro de 2020, contra medida da gestão de João Doria que retirou a gratuidade no Metrô, CPTM e ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU para idosos com idades entre 60 e 65 anos.

O prefeito da capital paulista, Bruno Covas, também cortou o benefício no sistema de ônibus municipais gerenciados pela SPTrans (São Paulo Transporte).

A medida tanto nos transportes metropolitanos como nos municipais passa a valer a partir de 01º de janeiro de 2021.

A gratuidade partir dos 65 anos completos é mantida porque é prevista em Lei Federal (Estatuto do Idoso).

Segundo o deputado em suas redes sociais, “esse direito é garantido por lei e um decreto não pode alterá-lo”.

Na Ação Popular, Emidio pede que sejam revogados os efeitos do decreto e que o sistema de gratuidade para estes passageiros retorne as regras vigentes antes da mudança.

MEDIDA PEGOU A TODOS DE SURPRESA:

Em 23 de dezembro pouco antes do Natal, a Prefeitura de São Paulo e o Governo de João Doria, modificaram as regras da concessão ao benefício das viagens gratuitas aos idosos entre 60 e 65 anos, o que pegou todos de surpresa e causou queixas de entidades representativas.

Doria revogou uma portaria de 2014 e Bruno Covas fez uma manobra que é conhecida como “jabuti”: escondeu o fim da gratuidade dentro de um outro projeto, o que possibilitou a aprovação na Câmara Municipal sem debate.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2020/12/23/gratuidade-para-idosos-entre-60-e-65-anos-e-cancelada-por-doria-e-covas-no-transporte-coletivo-da-capital-e-regiao-metropolitana/

 

 

Uma das entidades foi o Sindicato dos Aposentados que classificou como imoral a medida e ressaltou que, ao mesmo tempo que corta o benefício, sanciona o aumento de 46% nos salários de prefeito, vice e secretários.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2020/12/24/sindicato-dos-aposentados-chama-de-imoral-corte-das-gratuidades-a-idosos-entre-60-e-65-anos-nos-transportes-promovido-por-bruno-covas-e-joao-doria/

O pesquisador em mobilidade do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), Rafael Calabria, disse ao Diário do Transporte, que a decisão de Covas e Doria vai limitar o acesso ao transporte e trará uma economia irrisória aos cofres públicos.

“A medida é prejudicial porque é um ataque ao direito dos usuários e, ao ser um obstáculo ao acesso de pessoas ao sistema de transporte, vai na contramão do que as cidades precisam. Além disso, a economia será irrisória, pois grande parte dos idosos usar o RG para acessar os ônibus e ficam antes da catraca e em pouco tempo o sistema de ônibus de São Paulo vai passar a pagar por custo, e não por passageiro, reduzindo ainda mais o impacto das gratuidades dos idosos.” – disse

A expectativa da prefeitura é reduzir os subsídios para o transporte, que como mostrou o Diário do Transporte nessa terça (23) alcançaram R$ 3,29 bilhões entre 01º de janeiro e 21 de dezembro de 2020. Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2020/12/22/subsidios-a-onibus-em-sao-paulo-acumulam-r-329-bilhoes-e-tarifa-seria-de-r-760-diz-gestao-bruno-covas/

O QUE DIZEM AS GESTÕES DORIA E COVAS:

Em nota conjunta, prefeitura de governo do Estado justificaram a medida: “A mudança na gratuidade acompanha a revisão gradual das políticas voltadas a esta população, a exemplo da ampliação da aposentadoria compulsória no serviço público, que passou de 70 para 75 anos, a instituição no Estatuto do Idoso de uma categoria especial de idosos, acima de 80 anos, e a recente Reforma Previdenciária, que além de ampliar o tempo de contribuição fixou idade mínima de 65 anos para aposentadoria para homens e 62 anos para mulheres“.

A Lei que concedeu gratuidade nos transportes públicos para pessoas acima de 60 anos foi sancionada pelo Governador Geraldo Alckmin em 29 de outubro de 2013.

Sob o nº 15.187, a Lei autoria o Poder Executivo a implementar, “em conformidade ao disposto no artigo 39, § 3º, da Lei Federal nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso), gratuidade às pessoas maiores de 60 (sessenta) anos nos transportes públicos de passageiros operados pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (METRÔ), Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU)”.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Silvia Ferreira Calçada disse:

    Ditadoria faz a linha legalista. Não explica nada, vale-se da lei. Para roubar a população diz que está cumprindo a lei. aos que não me interessam: “A Lei”. E quando não éstá de acordo com seus interesses ele muda a lei. A prova está nas mudanças concernentes a legislação civil que foi deturpada pelo Secretário de Habitação Flavio Amary. Flavio Amary entrou noPSDB unicamente com a finalidade de ocupar essa secretaria.
    Anteriormente esse Flavio Amary era “loteador”. Doria colocou a raposa para cuidar das uvas. A flexibilização na construção civil permite aproveitamento de oitocentos por cento do terreno ou até mais, sem recuo, com varandas encostadas nas divisas dos terrenos. Terrenos de 125mts2 estão sendo ocupados por doze unidades ou mais.
    Ao legalizarem a construção de aberrações onde miraram? Nas casas velhas, evidentemente, casas que as vezes possuem um jardim ou até mesmo árvores e que numa cidade verdadeiramente humana deveriam ser preservadas para fruição e absorção de conhecimento histórico. Entretanto, não apenas estão expropriando as pessoas do direito ao aspecto contemplativo da paisagem e do direito ao conforto ambiental, como também estão ratificando a tirania contra a faixa etaria que por ventura venha a polemizar acerca de sua justiça social de araque. Os tais predinhos com unidades de 28mts2, não apenas não se prestam a justiça social como transformam abusos em regras, e representam uma bela lavanderia a serviço de muitas ações entre amigos. Em muitas dessas obras, sem alvará, mas com financiamento público, não falta quem compre cinco ou seis unidades no mesmo prédio. A retirada do benefício nos transportes públicos é um pontinha do Iceberg.

  2. Luis Carlos Lopes disse:

    Por quê não tirou a gratuidade da condução das pedd6entre 60 a 65 anos e não aumentou o seu salário antes das eleições?

  3. Antonio disse:

    Pessoal,Nunca mais votem nesses nojentos,q só querem pra eles, aposto q o subsídio da Lei, não chega até a metade dos aumentos salariais, para essa raça de políticos gananciosos, Hipócritas,Falsos, só pensão em grana p eles próprios através de benefícios por trás ,como comissões de obras, favores de empresários em troca de assuntos de interesses financeiros dos mesmos, ois são Corruptos e Corruptores, tudo farinha do mesmo saco, O tal calcinha apertada, viajou, mas Deus todo poderoso, cortou as asas deles, com a doença do amiguinho , só assim p voltar, Gente não se esqueçam e Deus no comando, e não vai mais cobrar não, vagabundos, o dinheiro e nosso dos impostos pagos a vida toda em 50 anos de trabalho, não de poder como eles, Demos Glória a Deus, Amém Jesus

  4. Brigitte Santana disse:

    Pq ninguem descobriu que isso ia acontecer nunca iria votar no Bruno Covas, São Paulo precisa de muita coisa eles vão mexer com os idosos não valem nada.

    1. Cleonice Ferreira de Carvalho disse:

      Bom Dia!!! Estou super triste, mas quero lutar contra esse prefeito e esse Governador, não votei e nem quero escrever o nome deles, como eu faço pra lutar eu não sei o que fazer, por favor ajudem , por que sempre falam pra gente procurar nossos direitos, mas ninguém nos dá o caminho, obrigada

  5. O desserviço proporcionado pela dupla Covas/Doria é conhecido por todos. A conta chegará, caríssimos políticos, a conta chegará. Somente não chegou ao Covas na prefeitura paulistana pela ausência de concorrentes.

    1. Silvia Calçada disse:

      O monobloco precisa de uma intempérie

    2. Caetano Barone Neto disse:

      Além dessa ação anti popular e mesquinha, o Sr. Covas concedeu a si mesmo um aumento de salário de 46,6%, em média, dos salários do prefeito, do vice e dos secretários da capital paulista, isso é o fim da picada, um golpe na população.

  6. Benedito Aparecido Barnabe disse:

    João Doria traiçoeiro dos idosos.

  7. Rodrigo Zika disse:

    Prefeito e governador tirou a gratuidade, e o prefeito assinou o aumento do seu salário, do vice e demais, e o povo zzzzzzz.

  8. Ilso perdigao disse:

    Essas corjas de governantes pelo Brasil à fora só legislam em interesse próprio. Essa do governo de São Paulo é ridícula . Acham que os idosos pegam onibus prá ir gandaiar, pra ir pra farra. Essa cambada di governo não precisa disso .TEM CARRO E MOTORISTAS À DISPOSIÇÃO . Enquanto isso ,aumento de 46% na calada na noite. E o POBRE QUE SE FERRA..
    É DIFICIL DE ENGOLIR CERTAS COISAS….
    OBRIGADO PELO ESPAÇO ….

  9. SUELY Maria Pinto disse:

    Bom dia isso que ganhamos por que muitos reelegeram o Bruno covas mas 46/ por cento no salário deles saí do povo em geral trabalhamos a vida inteira pra ganhar 1 a 2 salário mínimo e agora tira o nosso direito assim isso é falta de respeito com os idosos e com os que votaram em geral

  10. Michel disse:

    Que pouca vergonha .que falta de respeito com os idosos .que traidores esses dois covas e
    dória.enganaram direito o povo de sp. Covas de onde ele estiver e se puder ver essa vergonha que seu neto fez deve está bem triste,o dória não se era de estranhar porque não tem dó dos pobres basta ver o que a madame dele falou , que não gosta de pobre .povo de São Paulo nunca mais votem nestes dois pilantras que enganaram os brasileiros de sp .e peço aos advogados de sp entrem com ação da justiça para que as pessoas de 60 anos possam voltar a usar o transporte coletivo gratuitamente .

  11. Adalberto disse:

    Triste, já era previsto o que os dois iriam fazer com os idosos, Bruno Covas e Doria não se preocupe, o que aqui se faz aqui se paga, prejudicar uma classe que muito trabalhou pelo país, serem tratado como lixo , pq nos sabemos que a isenção da gratuidade é irrisória aos cofres públicos, e pra um ditador como Doria será instituído da vida publica pelo povo no tempo certo , se para os idosos eles são assim como será que são ou eram com seus pais e seus avós, se que tratavam assim, não se preocupe vcs também vão envelhecer e espero que a natureza não revertam suas riquezas em pobreza, o ministério publico tem que entrar e reverter isso pq caracteriza má fé de ambos governador e prefeito de São Paulo.

    1. Ademario de Jesus disse:

      Ademario tenho 63 anos minha única renda é 700 pago aluguel 550 Estou arrependido de te votado nestes que traiu os eleitores que tem idade de 60 e 64 anos

    2. Ademario de Jesus disse:

      Ademario a minha renda é 700 pago aluguel de 550 não tem como eu pagar transporte não tenho emprego faço bico eu estou arrependido de te votado no João dori e no prefeito Bruno covas eles traiu os eleitores de 60 e 64 anos que votou neles

  12. Eliezer disse:

    Cambada,porque fazer isso justo com quem trabalhou a vida inteira em prol do Pais,vcs foram eleitos para nos representar e nao fazer esse mal com quem mais precisa.nem trabalho temos.Governador e Prefeito vcs deveriam ter vergonha na cara,em vez de aceitarem e revindicarem seus aumentos.Principalmente em um momento de pandemia de covid em que vivemos.
    Enquanto vc Governador fica buscando o tempo todo seus interesses muitos estão passando fome por falta de trabalho com carteira assinada,pra viver dignamente derramando o suor e enfrentando transporte lotados.
    Enquanto isso na campanha que passou ficava
    m pedindo votos pra se reeleger.Corcordo com essa frase:
    QUER VER UM POLÍTICO TRABALHAR?
    NÃO O REELEJA!!!!!!

  13. Aguinaldo Silva Santos disse:

    Nunca, jamais votarei nesse malditos de 👹👹✂️✂️

  14. Sonia Toshiko IMoto disse:

    Precisamos nos unir e não deixar que esses canalhas façam o que quiser com os seus poderes em causa própria, fora essa patifaria de tirar dos idosos direito adquirido da passagem gratuita , vão aumentar o ICMS , nos produtos , gente acorda… Bora ..protestar

    1. Silvia Ferreira Calçada disse:

      De fato, Sonia Toshiko, protestar só pela internet ajuda, mas não resolve. O movimento tem que ser na rua. Essa raça só tem medo de rua. Foi o medo das ruas que os levou a manter o passe livre dos estudantes. Para os velhos não deixaram nem meia passagem e ao retroagir ainda eliminaram o direito das mulheres com sessenta que é anterior a Haddad.
      Hoje em dia existe um mantrade não se poder comparar nada ao nazismo,muito conveniente, aliás. Ocorre que o nazismo começou assim, eliminando despesas ocasionadas por pessoas improdutivas

    2. Aparecida Pechutti disse:

      Sonia, a minha revolta é muito grande com estes dois canalhas. Precisamos nos unir e fazer algo.

      1. Silvia Calçada disse:

        Aparecida, Sonia e todos os demais, podem me chamar.

  15. Alfredo disse:

    Quem implantou a gratuidade no transporte para os idosos foi o Mario Covas, agora o neto, com força, foco e fé prejudica milhares de passageiros, pois é, todo família tem um membro que a faz passar vergonha, esse prefeito traíra e seu mentor Doriana estão dando cabo da longa permanência do psdb no governo, nunca mais ganham nada

  16. Raquel de lima disse:

    Eles esquecem que nós ainda votamos, com certeza nunca mais teram nossos votos

  17. Júlia Almeida disse:

    É vergonhoso, antes da eleição podia ter cortado a gratuidade dos idosos no transporte público, assim não tinha ganhado, decepção grande para os eleitores do Bruno covas.

  18. Ro disse:

    Me arrependi de ter votado no BRUNO COVAS. Que decepção!

  19. Ana disse:

    Ridiculos Dória e Bruno Covas, só pensam no bolso deles e os pobres que se danem, em plena pandemia, sem trabalhar, passando necessidades, e agora tem que pagar o transpote publico para poder sair de casa, em que mundo estamos, só Deus mesmo para nos salvar.

  20. Terezinha Araújo disse:

    Temos que lutar pelos nossos direitos. É muita injustiça o que esses dois estão fazendo

  21. Essa postura dos governantes mostra bem que eles são e o que desejam para o povo, Será que essa atitude IMORAL e VERGONHOSA antes das eleições o teriam reeleito sr. Covas, Seu avô deve estar de bruços na sepultura agora de VERGONHA do Sr.

  22. EDGAR FRANCISCO DE OLIVEIRA disse:

    Ambos são traíra, legislam em causa própria, ignoram e esquecem do povo que os elegeram, cade os vereadores e os representantes das categorias menos favorecidas, vão permitir esta afronta com os idosos que contribuiram com o crescimento da cidade e da nação, quanta injustiça juntas, mas não ficará impune tamanha ingratidão.

  23. Sei Lá Numsey disse:

    Bando de troxa!!

  24. Mauricio disse:

    Boa tarde lamentável a postura daqueles que detém a caneta…mas DEUS está no comando de tudo…aí aí a espada do meu pai criador ela não falha ela se cumpre….irmãos entreguemos nossos pensamentos ao pai oremos para que essa ordem deles caia por terra antes do amanhecer .,Amem .bom ano a todos 2021

  25. Sebastião Guedes de Andrade disse:

    Prefeito e governo tem: Atitudes de Judas! Ainda dão aumento de 40% com o dinheiro da passagem dos velhinhos que coisa feia!!!!!!!!!!!!que pobreza!!!!!!!!!!!!!!!!!absurdo de escritores!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  26. Silvio Ferreira disse:

    Vergonhosa atitude em surrupiar direito adquirido, punindo uma parcela já tão sofrida da cidade. Muita gente trabalha nesta idade para se manter minimamente digno, uma vez que aposentadoria neste país é outra grande palhaçada. Ainda como se não bastasse ê concedido aumento desta ordem para o prefeito ? Um insulto ! Um escárnio.
    Quem de fato usa transporte público, é quem muito precisa e este dinheiro de tarifa fará falta para outras coisas.
    Daí é fácil perceber a nsensatez desta decisão arbitrária
    Políticos são é sempre serão abutres.

  27. Rosmario da Vicente da Silva disse:

    São um bando de safados esperou as eleições para ferrar os aposentados isso não se faz isso é uma injustiça.com o idosos.

  28. Carlos disse:

    E vergonhoso o que este Doris e o .Bruno estão fazendo com oseu idosos, e tudo na calada das atividades na câmara e após termino de eleição isto é muito sujo com seus eleitores

  29. Luis Barreto disse:

    Isto é uma vergonha temos que entrar com um processo para derrubar esta medida isto que estes vagabundos fizeram é um desrespeito ao idoso , estes vagabundos são piores que bandidos não merece respeito do povo brasileiro.
    São na verdades covardes .

  30. João Batista de Oliveira disse:

    Eu m senti traído por covas e dória, porém a minha resposta será nas urnas nunca mais estes malditos terão votos da minha família e d meus familiares traidores criminosos

  31. Francisco disse:

    Povo de São Paulo , perderam recentemente a oportunidade de mudar , mas não o fizeram acho um grande covardia do Doria e de Bruno , mas eles não estão lembrado que logo mais daqui dois anos eles vão precisar sair nas Ruas :
    Bruno estou decepcionado , Você não Parece mais aquele menino que trabalhou comigo na baixada santista , Que te dizer ou melhor te lembrar que um dia você me falou que queria ser Governador do Estado de São Paulo , Mas nessas condições você não cegara nunca a governador .
    Sr. Doria com toda sua elegância essas camisas italianas , resolveu mexer no bolso das pessoas que construíram essa cidade e hoje são os menos favorecidos ( Aposentados ) Doria assim você não Chagara mais do que no Viaduto do Chá :
    Agora pergunto onde esta o Boulos Celso Russo Humano , Marcio Franco Vão deixar mesmo , onde esta os deputados da oposição , onde esta os vereadores da oposição . Vamos a Luta

  32. Luiz Marques Goulart disse:

    É ser muito traiçoeiros eu e toda minha família não votaremos nesta dupla nunca mais na vida

  33. Rosenilda Amparo disse:

    Esse foi o presente de Natal do nosso governador e prefeito, tenho 61 anos e ainda trabalho desde os meus 14 anos de idade, obrigada senhor governado e senhor prefeito de SP.

  34. Rosenilda Amparo disse:

    Esse foi o presente de Natal que o nosso governador nos deram, tenho 61 anos de idade e ainda trabalho. Na verdade trabalho desde dos meus 14 anos. Muito obrigada também todos que assinaram, prometo fazer todos os meus parentes, amigos e colegas de trabalho se lembrarem se vcs nas próximas eleições, serão inesquecíveis.

  35. José Marcado Da Silva disse:

    É a população vota nesses ser humanos achando que são pessoas do bem da nisso deve ser efeito da vacina da civis 19 que tomaram primeiro aí deram um presente de Natal pros velhinhos.parabens Doria e Bruno.

  36. Claudio disse:

    Covas e Doria enganarao ludibriaram os eleitores si eles falam que iriam aumentar o icms cortar o ipva dos deficiente cortar a gratuidade do idoso e almentar em46% o seu próprio salário ao mentir a os eleitores ele foi eleito mas a mentira é nojenta a mentira é culpada das maiores tragédias na humanidade Deus deu uma 1 chance ao ser vice asumiu Deus deu 2chance ao sarar de um câncer Deus de a 3chance recoowrou de uma.covid Deus deu a 4chance de ao ser eleito para governar uma das maiores cidades do mundo mas Deus está magoado Deus lhe deu estas chances para faser o bem ser justo praticar a Boa ação dar o bom exemplo eu tenho do de vocês covas e.Doria a hira. Do senhor é amarga vocês vão si arrepender para todo semore amém

  37. EDIVALDO JOSE DA SILVA disse:

    por Deus senhores adivogados ajudem os idosos entrem com uma Açao a favor dos idosos a voutar a gratuidade.. é uma vergonha este governo dória e cóvas que decepiçao para seu avô em cóvas …… nota o pra vcs 2

  38. Euclides de Moraes disse:

    Amigos aposentados, peço a presença de todos dia 23/01/2021 e vamos nos reunir em ato na Pça da Sé e expor tudo que essa cambada de trairas estão fazendo com os aposentados diante dessa covid19 e fazer um ato de protesto contra estes traidores gananciosos que não estão nem ai com o povo, só querem status poder e mexer no bolso do povo e vamos contar com apoio de varias entidades representantes da classe dos aposentados, até lá!

    1. Silvia Calçada disse:

      A que horas?

      1. Dirceu de Morais disse:

        A partir das 14:00s em frente a catedral da Sé

      2. Silvia Ferreira Calçada disse:

        Eu lá estarei, Dirceu de Morais. Catedral da Sé, dia 23 de janeiro às 14;00hs.
        .

  39. Gersonita Correia Bargallo disse:

    Dória e Bruno quero saber se a lei concorda em tirar um direito já adquirido.É justo? E vocês acham correto tirar dos idosos seus direitos? Covardes

    1. Wilson Celestino Do Nascimento disse:

      Esse e nosso direito adquirido está na constituição federal de 2003

      1. Silvia Ferreira Calçada disse:

        Wison Celestino, é bom que isso fique claro,porque está parecendo que a gratuidade aos sessenta foi uma benesse de Haddad. A dupla de salafrários, em franca campanha presidencial, está tentando dar a entender que não faz o que Haddad manda. Ocorre que Haddad apenas equiparou os sexos, pois as mulheres já obtinham a gratuidade aos sessenta muito antes da decisão de Haddad. O que aconteceu foi que Haddad beneficiou a uma única parcela: homens com menos de sessenta e cinco anos. Ao derrubar a medida de Haddad, Covas/Doria eliminaram um benefício anterior.
        É bom lembrar que o PSDB não faz o que Haddad manda quando é pra posar de ditador e preponderar em meio aos assuntos do povo, porque quando é apenas para mamar e destruir a história da cidade, mercantilizando cada centímetro quadrado do solo paulistano, ai Haddad é muito bom, manda muito bem e a tucanada o segue como cordeiros, basta ver o que foi feito no Vale do Anhangabau. Ali ninguém se incomodou com o fato que a contratação da desgrama e o decreto para a gastança e crueldade foram obra de Haddad.

  40. Edvaldo Sousa disse:

    É mais um direto dos idosos que o Doria e o Covas tiram ,é difícil uma pessoa de 60 anos não ter nem uma doença como ,coluna que tem fisioterapia um dia sim outro não é uma crueldade o que vcs estão fazendo pesso por minha família que votaram nos senhores e muitos idosos ,nós não merecemos isso ,volte a traz reconheça,que não é um bom caminho para ser presidente ,consegui 35 votos para o Sr e 5 deles tem 60 anos 2 tem 62 🤦🤦o senhores não podem ser tão cruel !!

  41. Robson disse:

    So tenho a dizer que, o Todo Poderoso DEUS,está vendo cada atitude dessas e muitas outras, o cajado DELE vai descer , pode ter certeza.

  42. Maria Cardozo Soares disse:

    Eu que uso pra levar minha mãe idosa de 84 anos ao médico e pagar conta da mesma resolver todas as questões de um idoso .

    precisa eu com 62 anos de idade também fico com essa conta a mais nos que não tivemos ajuda financeira isso desumano. Precisam algum deputado fazer alguma coisa pie nos depois de 32 anos de trabalho nesta cidade. E no mínimo injusto

  43. Marco Ferreira disse:

    Tenho 64 anos, esse benefício é essencial para que eu possa ir ao médico e tbm procurar por algum trabalho, por favor srs Doria e Covas, coloquem a mão na consciência e revoguem essa decisão, vocês estão tirando dos idosos aposentados ou não um benefício que nos foi conquistado debaixo de muita luta e persistência, pra vocês pode não fazer falta, mas quem precisa desembolsar para pagar 4 conduções diárias faz muita diferença. Eu votei em vocês e estou decepcionado.

  44. Maria Aperecida disse:

    Indgnada com esses miseraveis prefeito e governador tem muito idoso que trabalha porque ganha uma miseria de aposentadoria usa tbm pra ir a medicos. Eles nao pensaram nisso? Que o idoso a maioria trabalha e onibus metro como fica. Tem idoso com tratamento medico com câncer e mora longe
    Creio mais na justiça de Deus
    Esles pensam que vso levar. Tudo q morrerem

  45. Deraldino Pedro da Silva disse:

    Covas ao inves de agradecer a esses idosos 60 a 64 anos que tbm faço parte a sua reeleição a Prefeito e não dar um presente de grego a nos idosos..lembro que um tbm candidato a Prefeitura Sr Celso Russumano tbm queria tirar dos idosos tal benefício..até hoje esse cidadão nao consegui se eleger ou seja acabou vida pública com certeza acontecerá com o Sr Mário covas ..

  46. julia alves disse:

    Bruno covas veio com a cara de santinho e caimos na dele o engomadinho Dória falso bem se diz que o diabo não tem cara, mas não conte mais com nosso voto bando de canalhas nós tinhamos que ir as ruas é brincadeira o que estão fazendo da até medo quando acordamos pq esses canalhas ficam arquitetando contra nós que falta mais nos tirar? aposentadoria que estava tão pertinho que fizeram mais 6 meses, faltavam 9 meses agora 1 ano e 3 meses, para dar auxilio emergencial dizem que o país esta quebrado mas para aumentar seus salários o que fazem nos espremem mais ainda, não tem conciencia esses idiotas, a comida esta muito cara o pobre não sabe o que é mais comer uma carne e dizem que que com 60 anos estamos novos e fortes, sim eu estou graças a Deus mas quantos não estão, quantos iam comer no bom prato porque é 1 real e agora nem vão mais pois iria sair muito caro todos os dias pagar condução e médicos, injusto tudo muito injusto uns com muitos e outros sem nada contando moedas pegando restos para comer, indignada, gente vamos reagir contra esse bando de corruptos, muito triste

  47. Silvia Calçada disse:

    O que se pode esperar de um governo que resolve cobrar IPVA de deficientes?

  48. OSMAR TENÓRIO SERROTE disse:

    apenas uma opinião, nosso iptu todos os anos tem aumento mesmo com os orgãos indicando que a inflação do ano chegou a quase zero e camuflando estes indices, no inicio do ano a prefeitura dá 3 por cento de desconto para se pagar a vista este ou seja irrisório isto, só que fique 3 meses sem pagar ele para ver quanto fica a conta , é juro sobre juro e se voce ficar um ano sem pagar tem que vender a cas que não dá mais para pagar,, mas o que interessa é o fim da gratuidadade de 60 a 64 anos e nele estou decepicionado com os novos vereadores eleitos por nós , pois apenas erika hilton tentou algo contra e acho que já passou da hora de 1 deles por na mesa da camara projeto para retorno deste beneficio em carater urgente e façam igual ao que o safado do bruno fez e coloquem como um jabuti num projeto de interesse da prefeitura e vamos ver se ocorre o que foi dito que ninguem leu e aprovou este fim de gratuidade no final do ano …………

  49. Silvia Ferreira Calçada disse:

    Todo santo dia esses vagabundos marcam territótio pintando o meio fio de branco. Quanto gasto justificam com essa história de pintar guias? Quantos quilometros de guias estão a disposição de estelionatários para fazer propaganda de si, gastarem dinheiro público e deixarem a cidade cafona? e dizem que condução de velho é um gasto excessivo?/ Que caras de pau. Até pintar calçadade azul, cor do partido estão pintando. Nenhum respeito a estética, nennhum estudo. A cidade está a disposição de ssa máfia.

  50. Jacira disse:

    Também sou mais uma de tantos que irão perder o beneficio, da passagem gratuita.Já não tenho boa saúde tenho problemas nos pés,não e visível mas infelizmente tenho. Estou com 61 anos, mas ainda trabalho todos os dias tomo 04 ônibus por dia. Senhores governantes trabalhem a favor dos mais necessitados, deixem de querer favorecer os empresários eles não precisam desse seu favor, pois já ganham muito. trabalhem com mais humanidade, deixem de se comportar como se fossem máquinas. Servirmos para votar em vocês, mas em recompensa não temos nada . Até um direito adquerido, depois de muita luta vocês tiraram. Cadê os nossos direitos? Vocês mandam e demandam ferindo assim toda sociedade. Infelizmente é o que temos para o presente momento, só descaso para com o povão.Mas pode ter certeza de que isso refletirá nas suas vidas politicas futuras. Nós idosos e mais o povo que nos apoia não irá esquecer jamais dessa bofetada que recebemos em nossos rostos em plena véspera de Natal.

  51. Marcos Oliveira disse:

    Engraçado quando a passagem aumentou 0,20 no passado quase acabaram com São Paulo os tal de black block agora ferrou uma parcela muito grande da população que tanto precisa e ninguém fez nada !!!!!!

    1. Silvia Calçada disse:

      Fizeram sim, Marcos Oliveira, fizeram a conta e viram que a massa estudantil é bem maior e vota mais. Bom… O Covas já está tendo o que merece, agora só Deus lembrar do Doria

Deixe uma resposta