Volvo vende mais 321 ônibus para sistema Transmilenio, de Bogotá

Novos veículos são do modelo B8R, adquiridos por três grandes operadores. Foto: Divulgação / Volvo.

Ao todo, são 250 veículos com carroceria Busscar e 71 encarroçados pela Marcopolo

JESSICA MARQUES

A Volvo informou nesta segunda-feira, 09 de novembro de 2020, que vendeu mais 321 ônibus para o Transmilenio, de Bogotá, capital da Colômbia. Ao todo, são 250 veículos com carroceria Busscar da Colômbia (que não é a Busscar brasileira) e 71 encarroçados pela Marcopolo.

De acordo com a fabricante, trata-se de um e lote de ônibus convencionais, com motor traseiro, para as linhas zonais do sistema integrado de transporte da cidade.

As entregas estão previstas para serem realizadas neste ano e em 2021. A venda foi anunciada logo após a conclusão de entrega de 700 ônibus articulados e biarticulados para o sistema BRT de Bogotá.

Os novos veículos são do modelo B8R, adquiridos por três grandes operadores. Foram 143 unidades para a Este Es Mi Bus, 71 unidades para a ETIB e 96 unidades para a Consórcio Express, que adquiriu também cinco chassis Volvo B340M articulados e seis chassis Volvo B340M biarticulados, totalizando os 321 novos ônibus da marca.

O Transmilenio é considerado um dos mais modernos do mundo. Com a venda da Volvo, a participação da marca nos veículos pesados do sistema chega a 55%.

Implantado em 2001, o BRT da cidade transporta 2,5 milhões de passageiros por dia. Ao todo, 2.094 ônibus articulados e biarticulados trafegam nos eixos principais, que cruzam e interligam toda a metrópole em vias segregadas, dando alta fluidez nos deslocamentos.

Os novos ônibus Volvo vão operar nas linhas zonais, que trazem passageiros de pontos mais remotos até as estações de transbordo das linhas troncais principais, além de fazer a conexão direta entre os diferentes bairros da capital colombiana.

“Esse novo negócio com a Colômbia mantém a liderança Volvo em BRTs, com mais de 50 % de participação nas frotas desses sistemas no continente”, afirmou o diretor de vendas estratégicas da Volvo Buses na América Latina, Alexandre Selski, em nota.

Além de Bogotá, os ônibus da Volvo operam em sistemas de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Cidade da Guatemala, San Salvador, Quito, Cidade do México, Guayaquil, Manaus, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Cali, Bucaramanga, Santiago e Curitiba.

Relembre:

ESPECIAL com VÍDEO: BRT Transmilenio de Bogotá, a transformação das cidades pelo transporte público

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta